Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Poema
David Klaus
Created on February 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
PoEMA
começar
SUmário
1. Oque é poema?
2. Qual a sua diferença?
3. Tipos de poemas
4. Estrutura
1. Oque é poema?
Apesar dessa definição, muitas pessoas confundem poema e poesia
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas.
2. E qual é a diferenca?
A diferença, é que a poesia é um conceito artístico, podendo ser encontrada em poemas, músicas e até fotografias!
Tipos de poema
2. Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula.
Segundo a classificação literária, os poemas são reunidos em três gêneros: lírico, épico e narrativo.
Exemplo de poemaAs armas e os Barões assinalados Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram. (trecho de Os Lusíadas, de Luíz Vaz de Camões)
1. Poemas líricos:de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico Caçador de estrelas.
Chorou: seu olhar voltou com tantas!Vem vê-las! (O Poeta, haicai de Guilherme de Almeida)
3. Poemas narrativos: Feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.
(Trecho do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna)
Estrutura
Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
Exemplo de poema narrativo: Fique atento nesta narração É a história de um cabra-macho Mas preste bastante atenção Não tinha sossego no facho De ninguém era capacho Só arrumava confusão O nome dele era João Grilo era só um apelido Tinha um grande coração Chicó era seu melhor amigo Viviam sempre em perigo Nessa história de armação
1. Verso e métrica Verso é cada linha de um poema. Métrica é a medida dos versos em sílabas poéticas, que nem sempre correspondem às sílabas gramaticais.
decassílabo: verso com dez sílabas poéticas hendecassílabo: verso com onze sílabas poéticas dodecassílabo: verso com doze sílabas poéticas
Os versos são classificados de acordo com as sílabas poéticas que apresentam. monossílabo: verso com uma sílaba poética dissílabo: verso com duas sílabas poéticas trissílabo: verso com três sílabas poéticas tetrassílabo: verso com quatro sílabas poéticas pentassílabo: verso com cinco sílabas poéticas hexassílabo: verso com seis sílabas poéticas heptassílabo: verso com sete sílabas poéticas octossílabo: verso com oito sílabas poéticas eneassílabo: verso com nove sílabas poéticas
Tipos de versos Os versos são classificadas de acordo com a sua medida. Versos regulares: também chamados de versos isométricos, são aqueles que possuem a mesma medida. Versos livres: também chamados de versos heterométricos, são os aqueles que possuem medidas diferentes, ou seja, são irregulares. Versos brancos: também chamados de versos soltos, são aqueles que não apresentam esquemas de rima, no entanto, podem apresentar métrica (medida).
Tipos de estrofe As estrofes são classificadas de acordo com as métricas utilizada nos seus versos. Estrofes simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida. Estrofes compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes. Estrofes livres: poema com agrupamento de versos sem rigor métrico.
2. Estrofe Estrofe é um grupo de versos de um poema. As estrofes são classificadas de acordo com cada agrupamento. monóstico: estrofe com um verso dístico: estrofe com dois versos terceto: estrofe com três versos quadra ou quarteto: estrofe com quatro versos quintilha: estrofe com cinco versos sextilha: estrofe com seis versos setilha: estrofe com sete versos oitava: estrofe com oito versos nona: estrofe com nove versos décima: estrofe com dez versos
é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favornos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor
3. Rima Rima é a sonoridade semelhante que pode existir no fim ou no meio dos versos. Há versos que não rimam e são chamados de versos brancos.
(Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões)
Exemplo de poema com rima
Tipos de rima As rimas são classificadas de acordo com o esquema utilizado no poema. Rimas alternadas: esquema de rimas formado entre versos pares e os versos ímpares. Rimas opostas: esquema de rimas formado entre o primeiro e o quarto verso, e entre o segundo e o terceiro verso. Rimas emparelhadas: esquema de rimas formado entre o primeiro e o segundo verso, e entre o terceiro e o quarto verso. Rimas internas: esquema de rimas formado no interior dos versos.
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente,é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor;
O ritmo é a melodia do verso. Trata-se de um elemento muito importante, produzido de maneira intencional de acordo com as palavras escolhidas pelo escritor.
Exemplo de poema com ritmo Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas, Nas selvas cresci; Guerreiros, descendo Da tribo tupi. Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante, Guerreiros, nasci: Sou bravo, sou forte, Sou filho do Norte;
Obrigado pela atenção!
Do you have an idea?
With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience amazed. You can also highlight a specific sentence or fact that will be etched in your audience's memory, and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want!
Tip:
Interactivity is the key to capturing the interest and attention of your students. A genially is interactive because your group explores and interacts with it.