Trabalho realizado por Marisa Pádua. Jessica Lages e Leandro Robalo
quem encomendou:
Palácio da Regaleira
O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também designado por Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu antigo proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.
Arquiteto
Data de construção
Localização
razões da construção
Palácio da Regaleira
Sala dos Reis
Descrição dos espaços
Sala da Renascença
Sala da caça
Hall da escada
Alpendre
Palácio da Regaleira
Descrição do espaços
Sala octogonal
Torrinha
Terraço panorâmico
Quinta da Regaleira
Descrição dos espaços
O estilo arquitetônico na Quinta da Regaleira é predominantemente eclético, e o Neo-Manuelino é um estilo que mistura elementos góticos, manuelinos e renascentistas.
Capela
No meio, em cima da entrada está representado o mistério da Anunciação - o anjo Gabriel desce á terra para dizer a Maria que ela vai ter um filho do senhor- e Deus Pai entronizado.
no interior, no altar - mor vê- se Jesus depois de ressuscitar a coroar uma mulher que pode ser Maria ou Madalena (de uma maneira mais contraditória).
Do lado oposto um vitral com a representação do milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho.
No chão estão representados a Esfera Armilar ou Globo Celeste e a Cruz da Ordem de Cristo, rodeados de pentagramas (estrelas de cinco pontas)
Vitral da Capela representando “O Milagre de Nazaré”
Do lado direito Santa Teresa e Santo Antonio em paines de mosaico.
razões da construção
Monteiro tinha uma paixão por arte, simbolismo e esoterismo. Ele encomendou o Palácio da Regaleira para criar um local que refletisse suas ideias e interesses, transformando a propriedade em um ambiente onde elementos arquitetÓnicos, naturais e simbólicos se harmonizam para criar uma experiência única. O palácio e seu jardim foram concebidos como uma expressão de sua visão pessoal e cultural, um lugar que convida os visitantes a explorar os mistérios e encantos da vida e do universo.
Poço Iniciático
Poço Iniciático, que recebe este nome por se acreditar que aqui tinham lugar os rituais de iniciação à maçonaria, composto por um conjunto de galerias subterrâneas.
- A galeria subterrânea possui uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, que leva ao fundo do poço. A escadaria tem nove patamares, cada um com 15 degraus, possivelmente representando os nove círculos do inferno, do paraíso ou do purgatório, inspirados na Divina Comédia de Dante.
Torre da regaleira
A torre da Quinta da Regaleira tem várias lendas, dizem que é um lugar místico que une o céu e a terra – ou o paraíso ao inferno – e que já foi usada para rituais pagãos e até mesmo bruxaria.
Sala da Renascença
- Antiga sala de estar, cuja decoração recupera referências do renascimento italiano.
- A sua iconografia celebra a união entre Carvalho Monteiro e sua esposa, Perpétua Augusta.
Caracteristicas da arquitetura românica aqui presentes:
- Arcos semicirculares
- Detalhes inspirados na temática religiosa:
Elementos decorativos ou ornamentações que fazem referência à arte religiosa, como relevos esculpidos ou pinturas murais com temas religiosos, podem estar presentes na Sala da Renascença, refletindo uma influência da arquitetura românica, que muitas vezes tinha fins religiosos.
- Simplicidade e robustez
- Influências regionais ou estilísticas
Fonte da Abundância ou Fonte da Regaleira
Localizada a oeste da "Casa da Renascença", esta área apresenta decorações na parede sustentando uma fonte com as letras "CM". Para alguns, essas letras representam Carvalho Monteiro, enquanto para outros, simbolizam Cristo e Maria devido à forma de um peixe. A ornamentação inclui uma concha sobre uma balança, simbolizando a busca pelo equilíbrio.
Sala Octogonal
- Como o nome sugere, a Sala Octogonal possui uma forma octogonal distintiva. Esta forma geométrica era popular na arquitetura simbólica, pois acreditava-se que tinha conotações espirituais e místicas. A sala é ricamente decorada com detalhes arquitetônicos e elementos que refletem a estética do palácio em geral.
Gruta do labirinto
Gruta do Labirinto e lago, o troço superior de túneis da Regaleira não constitui, diretamente, um labirinto, mas tem com este e com a sua carga simbólica, uma relação, pois os seus caminhos subterrâneos podem levar a, diferentes direções.
Arquiteto
Após rejeitar o projeto do arquiteto francês Henri Lusseau, Carvalho Monteiro entrou em contacto, em 1898, com o arquiteto italiano, pintor e cenógrafo do Teatro São Carlos em Lisboa.
Luigi Manini.
Hall da escada
- Ampla zona de circulação onde outrora figurava a imponente escadaria em madeira de castanho e artisticamente entalhada, que dava acesso aos pisos superiores.
Portal dos Guardiães
O Portal dos Guardiães é um espaço amplo, uma espécie de terraço, e nele Carvalho Monteiro criou um teatro particular na sua própria propriedade. Havia um espaço destinado à plateia, criando um anfiteatro, com uma boa acústica.
Patamar das Quimeras
O Terraço das Quimeras, na Quinta da Regaleira, possui uma fonte com três níveis ornamentada com quimeras, tritões, Netuno e várias espécies de conchas. A concha é considerada uma alusão à fecundidade e também à prosperidade e sorte.
Data de construção:
A construção do Palácio da Regaleira teve início em 1904 e foi concluída em 1910, durante o período da monarquia em Portugal.
Vista para o palácio.
Entrada da quinta escondida no arvoredo.
Localização
- O palácio fica na serra, perto do Centro Histórico de Sintra, sendo considerado um lugar importante desde 2002. Faz parte da paisagem cultural de Sintra, que é Património Mundial da UNESCO desde 1995.
Loggia de Pisões
Caracteristicas arquitetonicas:
Arquitetura: Neomanuelismo
- Cordas
- Pináculos
- Arco Cruzaria
- Paineis de azulejo
Lago da Cascata
É uma das entradas que vão dar ao Poço Iniciático. É necessário atravessar o lago sobre as pedras para chegar à entrada da galeria subterrânea.
- Seguindo o caminho principal, chega-se à Torre da Regaleira, que proporciona uma vista panorâmica da quinta. Na base da torre, encontra-se a Gruta da Leda, uma gruta simples com uma estátua em seu interior. Ao lado, há uma estufa que estava fechada durante a visita.
FONTE DE ÍBIS OU FONTE DO BALNEÁRIO
Caracteristicas arquitetonicas:
Arquitetura: grega, Românica e Gótica
- Ladrinhos coloridos
- Arco de volta perfeita
A Quinta da Regaleira possui diversas minas d'água, algumas das quais transformadas em majestosas fontes, como esta abrigada em nicho num prédio de planta retangular, dotado de terraço com sete urnas em calcário e um sistema de drenagem de quatro pontos.
Poço Imperfeito
Situado ao sul do Parque, possui 8,90 m de profundidade e tem as paredes revestidas por pedras mais rústicas.
Por uma escada em caracol, disfarçada atrás da parede, é possível ir até o fundo, onde se encontra um túnel que integra os percursos subterrâneos.
- A sala de jantar é dominada pela monumental lareira rematada pela escultura do monteiro.
- Neste fogão de sala, sobressai o tema da caça, de excepcional execução em cantaria.
- Da policromia do mosaico veneziano ás mísulas da abóbada, transparece o tema do ciclo da vida.
Sala da Caça
Gruta da Leda
A Gruta da Leda, localizada na base do Jardim da Perpétua, tem um formato hexagonal e contém uma cascata e um tanque. Dentro dela, há uma escultura representando Leda, rainha de Esparta, seduzida por Zeus na forma de um cisne. Além disso, a escultura mostra a mulher segurando uma pomba entre as mãos, símbolo do Espírito Santo, o que sugere uma conexão simbólica com a Imaculada Conceição, representando o corpo físico fecundado pelo ser espiritual.
Patamar do Ténis
Numa plataforma, sustentada por dois muros de arrimo, foi instalada uma quadra de tênis, dispondo de sete bancos para acomodação de público e, no lado oposto, um nicho com ponto de água e espaço coberto para descanso.
Quem encomendou?
António Augusto Carvalho Monteiro foi quem encomendou a construção do Palácio e supervisionou o projeto.
quem era ?
António Augusto de Carvalho Monteiro , conhecido também pela alcunha de Monteiro dos Milhões, foi um empresário e filantropo brasileiro. Ficou conhecido como um homem de cultura, camonista reconhecido e entomologista, e especialmente conhecido por ter sido o responsável pela construção do palácio da Quinta da Regaleira.
ALEA DOS DEUSES OU PATAMAR DOS DEUSES
Esta bela alameda é composta por 9 estátuas de deuses greco-romanos, que monstra a mitologia clássica que foi uma das inspirações de Carvalho Monteiro, para os jardins da Quinta.
Dividandes gregas e romanas: Fortuna, Orfeu, Venús, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.
Capela
da santissima Trindade
A Capela neomanuelina evidencia um rico programa iconológico tendo, como tema central, o ciclo mariano e crístico, com destaque para as cenas da Anunciação e da Coroação de Maria.
- O seu simbolismo alude ainda à Ordem do Cristo , herdeira da Ordem dos Templários .
- A cripta tem um acesso subterrâneo com ligação ao Palácio.
Estufa
Como Carvalho Monteiro era um apaixonado pela Botânica, decidiu criar este espaço que atualmente ainda é cuidado.
Terraço panorâmico
- é rematado por oito pináculos profusamente decorados com figuras naturalistas e fantásticas.
- Num dos pináculos, virado ao oceano, figura o poeta Luis de Camões
Sala dos Reis
- Antiga sala de bilhar, nela estão representados 20 reis e 4 rainhas da monarquia portuguesa e os escudos das cidades de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa
- Sobre a lareira encontrava-se o brasão de Carvalho Monteiro onde hoje figura o antgo brasão de Sintra
Gruta do Oriente
Gruta do Oriente está situada perto do campo desportivo Patamar do Ténis e da caverna Gruta do Aquário.
Torrinha
Desfrutando de uma panorâmica surpreendente sobre a serra e o oceano o miradouro é rematado com uma esfera armilar e um catavento com a cruz da Ordem de Cristo.
Alpendre
- A caprichosa ornamentação, lavrada em calcário de Coimbra evoca a epopeia do Descobrimentos Portugueses e o arquétipo da Viagem
Palácio da Regaleira
12019
Created on February 19, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Advent Calendar
View
Tree of Wishes
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
Explore all templates
Transcript
Trabalho realizado por Marisa Pádua. Jessica Lages e Leandro Robalo
quem encomendou:
Palácio da Regaleira
O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também designado por Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu antigo proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.
Arquiteto
Data de construção
Localização
razões da construção
Palácio da Regaleira
Sala dos Reis
Descrição dos espaços
Sala da Renascença
Sala da caça
Hall da escada
Alpendre
Palácio da Regaleira
Descrição do espaços
Sala octogonal
Torrinha
Terraço panorâmico
Quinta da Regaleira
Descrição dos espaços
O estilo arquitetônico na Quinta da Regaleira é predominantemente eclético, e o Neo-Manuelino é um estilo que mistura elementos góticos, manuelinos e renascentistas.
Capela
No meio, em cima da entrada está representado o mistério da Anunciação - o anjo Gabriel desce á terra para dizer a Maria que ela vai ter um filho do senhor- e Deus Pai entronizado.
no interior, no altar - mor vê- se Jesus depois de ressuscitar a coroar uma mulher que pode ser Maria ou Madalena (de uma maneira mais contraditória).
Do lado oposto um vitral com a representação do milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho.
No chão estão representados a Esfera Armilar ou Globo Celeste e a Cruz da Ordem de Cristo, rodeados de pentagramas (estrelas de cinco pontas)
Vitral da Capela representando “O Milagre de Nazaré”
Do lado direito Santa Teresa e Santo Antonio em paines de mosaico.
razões da construção
Monteiro tinha uma paixão por arte, simbolismo e esoterismo. Ele encomendou o Palácio da Regaleira para criar um local que refletisse suas ideias e interesses, transformando a propriedade em um ambiente onde elementos arquitetÓnicos, naturais e simbólicos se harmonizam para criar uma experiência única. O palácio e seu jardim foram concebidos como uma expressão de sua visão pessoal e cultural, um lugar que convida os visitantes a explorar os mistérios e encantos da vida e do universo.
Poço Iniciático
Poço Iniciático, que recebe este nome por se acreditar que aqui tinham lugar os rituais de iniciação à maçonaria, composto por um conjunto de galerias subterrâneas.
Torre da regaleira
A torre da Quinta da Regaleira tem várias lendas, dizem que é um lugar místico que une o céu e a terra – ou o paraíso ao inferno – e que já foi usada para rituais pagãos e até mesmo bruxaria.
Sala da Renascença
Caracteristicas da arquitetura românica aqui presentes:
- Arcos semicirculares
- Detalhes inspirados na temática religiosa:
Elementos decorativos ou ornamentações que fazem referência à arte religiosa, como relevos esculpidos ou pinturas murais com temas religiosos, podem estar presentes na Sala da Renascença, refletindo uma influência da arquitetura românica, que muitas vezes tinha fins religiosos.Fonte da Abundância ou Fonte da Regaleira
Localizada a oeste da "Casa da Renascença", esta área apresenta decorações na parede sustentando uma fonte com as letras "CM". Para alguns, essas letras representam Carvalho Monteiro, enquanto para outros, simbolizam Cristo e Maria devido à forma de um peixe. A ornamentação inclui uma concha sobre uma balança, simbolizando a busca pelo equilíbrio.
Sala Octogonal
Gruta do labirinto
Gruta do Labirinto e lago, o troço superior de túneis da Regaleira não constitui, diretamente, um labirinto, mas tem com este e com a sua carga simbólica, uma relação, pois os seus caminhos subterrâneos podem levar a, diferentes direções.
Arquiteto
Após rejeitar o projeto do arquiteto francês Henri Lusseau, Carvalho Monteiro entrou em contacto, em 1898, com o arquiteto italiano, pintor e cenógrafo do Teatro São Carlos em Lisboa.
Luigi Manini.
Hall da escada
Portal dos Guardiães
O Portal dos Guardiães é um espaço amplo, uma espécie de terraço, e nele Carvalho Monteiro criou um teatro particular na sua própria propriedade. Havia um espaço destinado à plateia, criando um anfiteatro, com uma boa acústica.
Patamar das Quimeras
O Terraço das Quimeras, na Quinta da Regaleira, possui uma fonte com três níveis ornamentada com quimeras, tritões, Netuno e várias espécies de conchas. A concha é considerada uma alusão à fecundidade e também à prosperidade e sorte.
Data de construção:
A construção do Palácio da Regaleira teve início em 1904 e foi concluída em 1910, durante o período da monarquia em Portugal.
Vista para o palácio.
Entrada da quinta escondida no arvoredo.
Localização
Loggia de Pisões
Caracteristicas arquitetonicas:
Arquitetura: Neomanuelismo
Lago da Cascata
É uma das entradas que vão dar ao Poço Iniciático. É necessário atravessar o lago sobre as pedras para chegar à entrada da galeria subterrânea.
FONTE DE ÍBIS OU FONTE DO BALNEÁRIO
Caracteristicas arquitetonicas:
Arquitetura: grega, Românica e Gótica
A Quinta da Regaleira possui diversas minas d'água, algumas das quais transformadas em majestosas fontes, como esta abrigada em nicho num prédio de planta retangular, dotado de terraço com sete urnas em calcário e um sistema de drenagem de quatro pontos.
Poço Imperfeito
Situado ao sul do Parque, possui 8,90 m de profundidade e tem as paredes revestidas por pedras mais rústicas. Por uma escada em caracol, disfarçada atrás da parede, é possível ir até o fundo, onde se encontra um túnel que integra os percursos subterrâneos.
Sala da Caça
Gruta da Leda
A Gruta da Leda, localizada na base do Jardim da Perpétua, tem um formato hexagonal e contém uma cascata e um tanque. Dentro dela, há uma escultura representando Leda, rainha de Esparta, seduzida por Zeus na forma de um cisne. Além disso, a escultura mostra a mulher segurando uma pomba entre as mãos, símbolo do Espírito Santo, o que sugere uma conexão simbólica com a Imaculada Conceição, representando o corpo físico fecundado pelo ser espiritual.
Patamar do Ténis
Numa plataforma, sustentada por dois muros de arrimo, foi instalada uma quadra de tênis, dispondo de sete bancos para acomodação de público e, no lado oposto, um nicho com ponto de água e espaço coberto para descanso.
Quem encomendou?
António Augusto Carvalho Monteiro foi quem encomendou a construção do Palácio e supervisionou o projeto.
quem era ?
António Augusto de Carvalho Monteiro , conhecido também pela alcunha de Monteiro dos Milhões, foi um empresário e filantropo brasileiro. Ficou conhecido como um homem de cultura, camonista reconhecido e entomologista, e especialmente conhecido por ter sido o responsável pela construção do palácio da Quinta da Regaleira.
ALEA DOS DEUSES OU PATAMAR DOS DEUSES
Esta bela alameda é composta por 9 estátuas de deuses greco-romanos, que monstra a mitologia clássica que foi uma das inspirações de Carvalho Monteiro, para os jardins da Quinta.
Dividandes gregas e romanas: Fortuna, Orfeu, Venús, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.
Capela
da santissima Trindade
A Capela neomanuelina evidencia um rico programa iconológico tendo, como tema central, o ciclo mariano e crístico, com destaque para as cenas da Anunciação e da Coroação de Maria.
Estufa
Como Carvalho Monteiro era um apaixonado pela Botânica, decidiu criar este espaço que atualmente ainda é cuidado.
Terraço panorâmico
Sala dos Reis
Gruta do Oriente
Gruta do Oriente está situada perto do campo desportivo Patamar do Ténis e da caverna Gruta do Aquário.
Torrinha
Desfrutando de uma panorâmica surpreendente sobre a serra e o oceano o miradouro é rematado com uma esfera armilar e um catavento com a cruz da Ordem de Cristo.
Alpendre