Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação internet das coisas

Ruben Pinto

Created on February 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

9 ano-discilpina TIC
Ruben Pinto N:20 T:9ºB

Internet das coisas

Escola Básica e Secundária á Beira Douro - Medas

wow

go!

O termo IoT, ou Internet das Coisas, refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos. Graças ao advento de chips de computador baratos e telecomunicações de alta largura de banda, agora temos bilhões de dispositivos conectados à Internet. Isso significa que dispositivos do dia a dia, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, podem usar sensores para coletar dados e responder de forma inteligente aos usuários.

O que é a internet das coisas

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de TIC , vou falar da internet das coisas e quais as vantagens e desvantagens.

Introdução

O conceito 'Internet das coisas' foi proposto em 1999, por Kevin Ashton, no Laboratório de Auto-ID do MIT, onde se realizavam pesquisas no campo da identificação por radiofrequência em rede (RFID) e tecnologias de sensores.

Origem da Internet das Coisas (IoT)?

As aplicações de IoT também são usados para dispositivos vestíveis que podem monitorar a saúde humana e as condições ambientais. Esses tipos de aplicações não apenas ajudam as pessoas a entender melhor sua própria saúde, como também permitem que os médicos monitorem os pacientes remotamente.

Como a IOT é aplicável às pessoas?

Os dados gerados pela Internet das Coisas permitem que as empresas aperfeiçoem todos os seus processos e, por isso, podem ser aplicados de diferentes formas, de acordo com a realidade de cada organização. Cabe a sua empresa decidir a forma de aplicá-la a seus negócios e, assim, será possível aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia.

Tomada de decisões O volume de dados disponíveis para as empresas passam a ser muito maiores com a IoT. Desse modo, é possível extrair insights relevantes sobre o ambiente interno, os clientes e também o mercado. Assim, as empresas passam a ter à disposição informações muito mais precisas para prever demandas, aprimorar suas estratégias e ações. Com isso, é possível tornar as decisões muito mais assertivas e baseadas em dados.

Relacionamento com os clientes Outra forma de aplicar a IoT nos negócios é na experiência oferecida aos consumidores. A possibilidade de integrar ferramentas e coletar informações constantemente, permite que a empresa acompanhe toda a jornada do cliente. É possível ter conhecimento sobre o nível de interesse dos consumidores e, assim, otimizar as estratégias de marketing e vendas, direcionando a pessoa cada vez mais para o processo de compra.

Segurança da Informação A segurança da Informação é um tema extremamente importante para as empresas atualmente. Proteger todos os seus dados e de seus clientes não é uma tarefa fácil e o cibercrime tem se tornado cada vez mais inteligente e moderno. A Internet das Coisas é uma excelente aliada nessa situação. Por meio dela, a empresa pode coletar dados sobre o funcionamento de seus sistemas em tempo real. Dessa forma, é possível detectar comportamentos suspeitos no ambiente e programar alertas automatizados para que a equipe de TI possa agir prontamente e controlar qualquer possível ameaça.

Quais as principais aplicações para as empresas?

Falhas de Segurança: O uso de IA na IoT pode introduzir vulnerabilidades adicionais se os algoritmos de aprendizado de máquina usados não forem seguros. Os invasores também podem explorar as próprias redes de IA.

4.

Inteligência de Ameaças: Os invasores podem usar a IA para aprimorar suas táticas de ataque, automatizar a identificação de alvos e explorar vulnerabilidades mais rapidamente.

3.

Ataques DDoS e Botnets: Dispositivos IoT mal protegidos podem ser recrutados em botnets, tornando-se ferramentas para ataques de negação de serviço distribuído (DDoS). A IA pode ser usada para orquestrar ataques mais sofisticados e difíceis de detectar.

2.

1.

privacidade e Vulnerabilidade de Dados: A coleta de dados contínua pela IoT pode levar à exposição de informações pessoais e críticas. A IA pode ser usada para explorar vulnerabilidades em sistemas IoT e comprometer a privacidade dos usuários.

Os riscos da internet das coisas ?

Os dispositivos inteligentes serão capazes de rastrear e registrar padrões de comportamento do consumidor. Além disso, possivelmente vão até mesmo aprender com eles, fazer recomendações de produtos inteligentes e customizar pesquisas de maneira inovadora.

Benefícios da Internet das Coisas ?

Conclusão

As vantagens são possibilitar melhor monitoramento e análise dos dados para melhorar a eficiência operacional. Além disso, IOT também pode criar novas oportunidades de negócios, como novos serviços baseados em dados. Já entre as desvantagens, estão mais relacionadas às preocupações com a segurança das informações.