Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Islamismo
Margarida Oliveira
Created on February 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
Islamismo
Start
Índice
6. Leis
7. Comida
8. Países Muçulmanos
1. Religião
2. Fundador
3. Lugares Sagrados
4. Símbolos
5. Tradições
REligiáo
O Islamismo é uma religião monoteísta sendo a sua crença unicamente dirigida em Allah. Os muçulmanos acreditam no poder e o saber divino de Allah, os fiéis referem-se a ele como “o Clemente, o Misericordioso”.
Fundador
Lugares Sagrados
A Mesquita Sagrada de Meca é mais importante, seguida da Mesquita do Profeta, em Medina, e depois a mesquita Al Aqsa, localizada em Jerusalém.
O profeta Maomé era o líder da religião mas os muçulmanos também o chamam de Muhammad.
Zulfiqar, a espada de Maomé, é um símbolo que representa a distinção entre o que é certo e o que é errado. Subha é um objeto que utiliza nas suas orações e tem 99 contas e em cada uma delas é dito um dos nomes de Deus.
Símbolos
A lua crescente com a estrela representam a soberania e dignidade, renovação da vida e da natureza, a estrela indica ainda, os cinco pilares da religião: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. O hamsá, ou a mão de Fátima, tal como são cinco os dedos das mãos, representa os cinco pilares da fé. O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado da fé islâmica. Ele refere-se aos ensinamentos que Allah dirigiu ao profeta Maomé.
Here you can include arelevant data to highlight
- Nas políticas mais conservadoras, países como o Irã, o Afeganistão ou a Arábia Saudita, as mulheres são ensinadas a cubrir a cabeça em público, utilizando o véu (hijab) ou mesmo utilizem uma burca
tradições
- Fazer a profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e o seu profeta Muhammad
- Orar 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h, 19h30
- O Jejum no mês do Ramadã
- Caridade
- Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.
Leis
Sharia é um conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão, e responsáveis pelas regras de comportamento dos muçulmanos. Em árabe, sharia pode ser traduzida literalmente como “caminho para a fonte”, e é atualmente adotada em diversos países. Na Arábia Saudita, por exemplo, o país usa as leis islâmicas como única fonte para a definição da sua legislação. Neste caso, a sharia forma a Constituição daquela nação. Nos países onde a sharia domina, não existe uma separação entre a religião e o direito dos cidadãos, como acontece nos países ocidentais. Todas as leis destes países são baseadas nos princípios religiosos do islamismo e nos ensinamentos deixados pelo profeta Maomé no Alcorão, o livro sagrado para o islã.
Comida
Os muçulmanos não podem consumir porco, alimentos com álcool etílico. Eles só podem comer frango ou carne bonita caso o abate tenha sido halal, ou seja, decapitar o animal vivo, com o corpo virado para a cidade sagrada de Meca e pelas mãos de um muçulmano
Poque que o porco é proibido De acordo com o Alcorão, Allah teria dito o seguinte: "Ele vos proibiu, apenas a carne do animal morto, e o sangue, e a carne de porco..." (Alcorão, 2:173). A única exceção a esse regra seria nos casos em que a pessoa corre risco de vida e ela não tem como obter nenhum outro tipo de alimento. Ou seja, ela só pode comer esse tipo de carne caso a vida dela dependa disso.
Laddu
Aletria
Muhammara (pasta de pimentão)
Países Muçulmanos
- Indonésia (204 milhões)
- Bangladesh (148 milhões)
- Paquistão (178 milhões)
- Turquia (74 milhões)
- Irão (74 milhões)
- Egito (80 milhões)
2023/2024
Obrigada!
Letícia Marques Nº10Madalena Assya nº13 Margarida Oliveira nº14 Michaela Carvalho Nº16