Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O RAPAZ E O ROBÔ

Henrique Ludgero Palma Luís Veiga

Created on February 13, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tarot Presentation

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Transcript

o rApaz e o robô

Luísa ducla soares

Trabalho realizado por: Henrique Veiga 5ºD Nº12

razões da escolha

- Gosto muito da autora e dos livros que ela escreve.- O título pareceu-me interessante. - A sinopse do livro era sugestiva e engraçada.

capa do livro

Na capa do livro, o ilustrador fez um retângulo branco com o nome da autora, o título do livro e uma imagem de um acontecimento da história. Em baixo, podemos encontrar o nome da editora. Ao redor, também podemos ver uma grande quantidade de verde e de desenhos de animais.

luísa ducla soares

"Maria Luísa Bliebeninte Ducla Soares de Sottomayor Cardia" é o nome completo da escritora, tradutora, consultora, e jornalista portuguesa Luísa Ducla Soares. Nasceu em Lisboa no dia 20 de Julho de 1939, o que significa que ela tem atualmente 84 anos. Escreve para crianças, mas, no ínicio da sua carreira escrevia romances. As suas obras mais conhecidas são: "Os Ovos Misteriosos"; "Meninos de todas as cores"; "Destrava Línguas" ; "O Dragão" ; "Abecedário Maluco" e " O Rapaz e o Robô ".

personagens

principais

O João:

O Robô :

O João era um rapaz de 10 anos que gostava muito de futebol, música e de bichos mas ele odiava a Matemática e as injeções. Ele nasceu no dia20 - 7 - 1985 em Lisboa e o seu nome completo é João de Almeida Vicente.

O Robô era como se fosse uma cópia do João mas muito melhorada .

"O Rapaz e o Robô"

- RESUMO -

João era um menino que tinha muitas dificuldades em matemática e, por isso, tirava sempre más notas nesta disciplina. Um dia, enquanto regressava a casa após receber outra má nota, João encontrou uma mala cheia de dinheiro e decidiu ficar com o dinheiro para si, mantendo segredo sobre a sua descoberta. Em casa, João viu um anúncio sobre robôs que agiam e eram iguais aos humanos, mas melhorados, e decidiu comprar um robô daqueles. No dia seguinte, foi até à Fábrica Nacional de Robôs e encomendou um robô, utilizando o dinheiro que tinha encontrado. O robô sabia tudo sobre ele e era totalmente igual a ele, mas era muito melhor a tudo. Então, o João passou a mandar o robô ir à escola em vez dele e o robô tinha muito boas notas. As únicas aulas a que o menino ia era Ginástica, Música e Trabalhos Manuais. O robô também passou a substituir o João nos jogos de futebol e tinha muito sucesso, porque marcava muitos golos. Mas um dia, o João decidiu ser ele a jogar. A sua equipa perdeu e ele foi vaiado. Depois, o robô passou a substituir o João nas festas de família, porque o João achava aquilo uma seca e todos ficavam muito contentes com a forma como ele se portava. Como tal, os pais do João disseram-lhe que podia ter toda a liberdade que quisesse e até decidiram fazer uma viagem a Londres como recompensa. Só que, enquanto o João aproveitava a sua liberdade, os pais foram de viagem com o robô, pois pensavam que ele era o João.

Algum tempo depois, os pais do João mandaram-no ir tomar uma injeção devido a uma doença que tinha origem na China. Mais uma vez, o João mandou o robô assumir o seu lugar. Só que, como o João não tomou a vacina, acabou por adoecer e ficou internado no hospital durante um mês. Quando saiu do hospital, João viu que já não estava exatamente igual ao robô, porque estava mais magro e alto. Mas, com muito tempo e criatividade, o João conseguiu dar a volta à situação. No seu aniversário, uma tia do João ofereceu-lhe um cão e o João ficou muito contente porque era o seu maior desejo. Só que o João não queria ter de tratar do cão, apenas queria brincar com ele. Então, deu essa tarefa ao robô, mas o cão mordia sempre o robô. Os pais do João viram o cão a morder o robô e como pensaram que era o João, foram devolver o cão. O João ficou muito triste, pois achava que o cão era o seu único amigo verdadeiro. Um dia, o João foi passear com o robô junto ao rio e viram um rapaz a cair para dentro de água. O João mandou o robô ir salvar o menino, mas o robô não sabia nadar e afundou-se. Então, o João decidiu ser ele a salvar o rapaz. As pessoas que viram todo o salvamento, começaram a chamar o João de herói e ele até foi entrevistado. No entanto, o João só conseguia pensar que tinha perdido o robô e ele estava-se a sentir culpado, ele estava a dizer que não era um herói, era só uma pessoa que teve sorte e passou por lá para servir para alguma coisa.

Apreciação Pessoal da Obra:

Eu gostei muito de ler esta obra porque tem uma história muito interessante capaz de manter a atenção e uma linguagem simples para a minha idade. Na minha opinião, o final podia ser mais interessante mas dá-nos uma lição, que é que nós temos de ser nós mesmos independentemente se somos maus a fazer algumas coisas. Eu recomendo-vos este livro. Acho que vocês podiam ler 5 páginas por dia, porque foi assim que eu fiz!

1º PERGUNTA

2º Pergunta

3ºpergunta