Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Ulisses, de Maria Alberta Menéres
Carla Almeida
Created on February 12, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Maria Alberta Menéres
Ulisses
Ulisses, rei de ítaca
Após a leitura da obra, realiza as atividades propostas:
3. Pela leitura realizada, caracteriza, psicologicamente, Ulisses. 4. Que acontecimento veio alterar a rotina na ilha de Ítaca? 5. Indica a razão que levou Ulisses a evitar a sua partida para Troia. 6. Descreve a estratégia utilizada por Ulisses para evitar ir para a guerra. 6.1. Aponta a reação dos amigos de Ulisses a essa estratégia.
1. Localiza no espaço geográfico, o momento inicial da ação. 2. Classifica as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige as falsas.
a) Ulisses vivia numa região do norte da Grécia. b) Vivia com a sua esposa Penélope e o seu filho Telémaco. c) Era um rei muto solene, pois gostava de fazer corridas de cavalos, ir à caça e conversar com as pessoas ilustres da ilha. d) Era um homem corajoso, ávido de conhecimento, mas fisicamente franzino. e) Quando estava na pátria, desejava ir ao encontro do desconhecido, mas quando estava longe de casa só pensava e regressar.
Cerco a troia
1. Os gregos decidiram declarar guerra a Troia. Explica, por palavras tuas, o motivo que desencadeou esta situação.
2. Ordena as frases reconstituindo corretamente esta parte da aventura. a) Os troianos lembraram-se de oferecer o cavalo aos deuses em agradecimento pela vitória. b) Os gregos embarcaram na viagem de regresso a casa. c) A determinado momento, os gregos já não suportavam a dor da saudade. d) Os troianos ficaram surpresos com o que estava a acontecer, pois sabiam que os gregos não eram povo para cobardias. e) Troia foi completamente destruída, Helena libertada e Ulisses passou a ser conhecido como o "destruidor de Troia". f) Ulisses decidiu ir com os companheiros combater os Troianos. g) Quando os troianos abriram as portas da muralha, viram com supresa o cavalo de pau. h) De madrugada, Ulisses abriu a porta do cavalo e saltpu para o chão, juntamente com os outros soldados. i) Ulisses teve a ideia de construir um cavalo de pau, assente num estrado e com rodas para se deslocar. No seu bojo escondiam-se os soldados gregos. j) Os gregos deixaram o cavalo às portas de Troia, em tom de homenagem, e fingiram partir.
3. Preenche cada um dos balões apresentados à volta do cavalo, registando todas as opiniões dos Troianos, ao verem este presente abandonado às portas da cidade.
na ciclópia
1. Indica o que aconteceu a Ulisses e aos seus companheiros na Ciclópia, preenchendo corretamente o texto que se segue.
Levados pela corrente, Ulisses e os companheiros chegaram a uma das ___(a) da Ciclópia. Ao avistarem Polifemo, esconderam-se, _____ (b), numa gruta. Terrível destino: era onde vivia o gigante. Ao descobri-los, ____(c), furioso, agarra em alguns deles e engole-os inteiros. Ulisses oferece-lhe o ___(d) que traziam e deixa que adormeça. Com a ajuda dos restantes ____(e), Ulisses espeta um tronco de árvore no único ___(f) de Polifemo, cegando-o. Mas como sair dali? ___(g) tem mais uma ideia: atar o companheiros às barrigas das ___(h) de Polifemo. E, quando o giagante tira o rochedo da entrada da ____(i) para as ovelhas saírem, também os marinheiros saem, escondidos. E Ulisses? Também conseguiu salvar-se, agarrado à lã do ___ (j) mais lanzudo do rebanho.
2. Atenta na seguinte passagem deste episódio.
"- Então não sabes como te chamas? Como te chamas? COMO TE CHAMAS? COMO TE CHAMAS??? Ulisses, de cabeça perdida, só lhe soube responder: - Como me chamo? Como me chamo? Sei lá. Olha, espera, chamo-me...Ninguém. POLIFEMO - Ninguém?! Que diabo de nome te deram, pigmeu! Por isso tu não o querias dizer. E tinhas razão, lá isso tinhas! Olha que ideia, Ninguém..."
2.1. Refere, sucintamente, como este diálogo entre Ulisses e Polifemo é determinante para a salvação de herói e dos seus companheiros.
Na éolia
1. Ulisses e os seus companheiros, no caminho de regresso a casa, encontram a ilha de Eólia. Lê o texto que se segue, deteta os erros e corrige-os de acordo com o teus conhecimentos da obra.
Ao chegar à ilha da Eólia, Ulisses e os companheiros foram recebidos por Eolo, o rei dos mares, que os quis ajudar a regressar a casa. Para isso, ofereceu-lhes um baú, leve e cheio, feito com a pele de um dos seus melhores bois, que continha todas as tempestades violentas do mundo, à exceção de Zéfiro, que era uma brisa suave. O rei pediu a Ulisses que ninguém abrisse o baú, caso contrário, podiam esperar o pior. Ulisses pegou no baú com muito cuidado e seguiu viagem. Os seus companheiros estranharam todo o cuidado que Ulisses tinha com aquele objeto e ficaram cheios de curiosidade por saber o que estava dentro dele. Apanharam Ulisses a dormir, com os pés ao lado do baú e decidiram abri-lo. os ventos soltaram-see originaram uma tempestade terrível. O navio quase naufragou e muitos marinheiros morreram. As correntes afastaram-nos e de novo cheram à Eólia, onde o rei ficou contentíssimo por lhe terem desobedecido. A partir daí, Ulisses e os companheiros que restaram não conseguiram arranjar barco e permaneceram na ilha.
ilha de circe
1. Reconstitui a sequência de acontecimentos vividos por Ulisses na Ilha de Circe. Numera as frases.
a) Ao explorarem a ilha, os marinheiros encontraram muitos animais. b) Ulisses encontrou Minerva, que lhe deu a erva da vida. c) Circe convidou os navegantes a entrar. d) A feiticeira serviu um licor aos marinheiros. e) Circe tentou convencer Ulisses a casar-se com ela, não o conseguindo, resolveu libertá-lo e aos seus homens. f) Passados quatro dias da chegada à ilha, Euríloco regressou ao barco para pedir ajuda a Ulisses. g) Junto de um palácio, avistaram uma mulher lindíssima. h) Ulisses foi ao palácio de Circe, comeu o que lhe serviram mas, ao beber o licor, agarrou a erva da vida e não se esqueceu do seu nome nem da sua condição.
i) Procurando o caminho de regresso a casa, Ulisses e os seus homens, chegaram a uma nova ilha. j) Com a sua varinha de condão, Circe transformou os homens em porcos. k) A feiticeira ofereceu aos navegadores um maravilhoso banquete. l) Os marinheiros saíram do barco para procurar água fresca e fruta, mas Ulisses permaneceu a bordo. m) A feiticeira aconselhou Ulisses a ir à lha dos Infernos para falar com o profeta Tirésias e também a acautelar-se no mar das sereias. n) Euríloco escondeu-se atrás do cortinado, no palácio, e não bebeu o licor. o) Circe reconheceu Ulisses e este exigiu-lhe a libertação dos marinheiros
ilha dos infernos
1. Forma frases completas ligando os elementos das duas colunas. Obterás assim, o resumo deste episódio.
1. Ulisses vê Cérbero, um cão feroz com três cabeças.2. mas estas não o vêem a ele. 3. muitas coisas se alteraram na sua terra. 4. sobre a situação de Ítaca e de Penélope. 5. e, por isso, Ulisses, desembarcou, sozinho. 6. Tântalo e Sísifo, que, em vida, tinham sido cruéis para as outas pessoas. 7. se lhes oferecesse um pedaço de carne de ovelha negra. 8. que lhe havia dito para esperar que o cão tivesse os olhos abertos, sinal de que estaria a dormir. 9. que se exigia a Penélope que casasse novamente, para que a ilha tivesse um novo rei.
a. Ao chegar à Ilha dos Infernos, os marinheirossentiam-se amedrontados b. À porta da gruta da Ilha dos Infernos, c. Ulisses consegue entrar na gruta, seguindo um conselho de Circe, d. Na gruta, Ulisses vê sombras dos mortos, e. Ulisses apenas podia comunicar com as sombras, f. Ao falar com a mãe, esta informa-o de que, desde a sua partida de Ítaca, há dezoito anos, g. A mãe contou-lhe ainda h. O profeta Tirésias confirmou a Ulisses tudo o que a sua mãe lhe tinha dito i. Na Ilha dos Infernos, Ulisses cruzou-se com dois seres,
a) ___ b) ___ c) ___ d) ___ e) ___ f) ___ g) ___ h) ___ i) ___
O mar das sereias
"Andaram, andaram, por sobre as ondas, dias e dias. Aproximava-se o mar das sereias. Uma bela tarde, os marinheiros pararam de remar e o navio ficou ali, baloiçando no mar calmo."
1. Que perigo temiam os marinheiros? 2. Que processo usaram para se defender? 3. Como venceu Ulisses este obstáculo?
4. Encontra na sopa de letras, treze palavras (horizontal e vertical) relacionadas com este episódio.
Córcira
No decorrer da sua viagem, o navio de Ulisses sofreu um violento naufrágio e ele foi o único sobrevivente.
1. Refere o nome da princesa que descobriu Ulisses na praia da Ilha de Córcira. 2. Quem ajudou Ulisses a regressar a Ítaca? 2.1. De que forma foi prestado esse auxílio?
regresso a ítaca
Ulisses acorda em Ítaca, mas não reconhece o local onde se encontra.
1. Identifica a personagem que informa o herói de que está na sua terra. 2. Descreve o estratagema sugerido por esta personagem para que Ulisses se mantenha em segurança.
3. Decifra o enigma com as letras imediatamente posteriores às indicadas.
3.1. A informação que descodificaste é verdadeira ou falsa? 3.2. Com o seguinte código, descobre uma qualidade do cão Argus: 123453634.
4. Completa as frases, escolhendo a opção correta.
4.1. Ulisses dirige-se a casa de Eumeu. Este... a) não o reconhece, mas acolhe-o bem. b) não o reconhece e pede-lhe que se retire. c) reconhece-o e conta-lhe tudo o que se passou na sua ausência.
4.2. Entretanto, chega Telémaco, que está... a) muito feliz, porque finalmente ouviu notícias de Ulisses. b) muito desanimado, porque não encontrou o pai. c) muito desanimado, porque o informaram de que Ulisses morrera.
4.3. Ulisses revela a sua identidade a Telémaco, que a) abraça o pai, chorando de alegria. b) abraça o pai, chorando de tristeza. c) se esconde do pai, porque chora de alegria
4.4. Os dois combinam uma estratégia para... a) Ulisses conseguir falar com Penélope. b) fugirem do reino em segurança. c) expulsarem os pretendentes ao trono do seu palácio.
4.5. Ulisses é reconhecido imediatamente... a) pelo seu cão, Argus. b) pela sua esposa, Penélope. c) pela sua ama, Euricleia.
4.6. Quando Penélope assiste à luta de Ulisses e Telémaco com os príncipes rivais, ela... a) desconhece a identidade daquele estranho valente. b) pressente que aquele estranho é o seu marido. c) tem a certeza de que aquele homem é Ulisses.
Verificação da leitura
Como verificaste, a ação deste livro começa e termina no mesmo local. Completa o mapa, legendando todos os locais desta aventura de Ulisses.
Quem são estas personagens?
- Herói das mil façanhas;
- Filho do rei de Ítaca;
- Raínha de Ítaca;
- Feitor e amigo de Ulisses;
- Fiel criada de Ulisses;
- Cão do herói;
- O mais cruel de todos os ciclopes;
- Feiticeira que transforma os homens em animais;
- Cão com 3 cabeças que guarda os Infernos;
- Profeta cego que habita os Infernos;
- Seres miológicos, metade peixe, metade mulher;
- Rei dos ventos;
- Rei dos feácios;
- Filha do rei dos féacios;
- Deusa protetora de Ulisses;
- Brisa suave;
- Rainha grega conhecida pela sua beleza;
- Príncipe troiano que a raptou;
- Companheiro de Ulisses que escapou a Circe;
- Um dos homens condenados a um castigo eterno nos Infernos.
Outros textos...
Dizem que é um herói, dominou o oceano. Eu cá construí o esgoto que lá vai ter pelo cano. Dizem que é um herói, conquistou trinta países. Eu cá conquistei a Rosa e somos muito felizes.
Dizem que é um herói, matou sete duma vez. Eu cá criei sete frangos duma galinha pedrês. Dizem que é um herói, arrasou uma cidade. Eu cá plantei oliveiras nas terras da minha herdade.
Luísa Ducla Soares, A cavalo no tempo, Porto, Porto Editora, 2015, p.46
Maria Alberta Menéres
Ulisses
Mito de Tântalo Era um homem, cruel em vida, que sempre negara de comer e beber aos que dele se aproximavam com sede e com fome. E, agora, era esse o seu castigo: cheio de sede, desejar a água e nunca a poder beber; cheio de fome, desejar os frutos, sem nunca os conseguir agarrar.
Mito de Sísifo Era um rei, que fora desumano e foi condenado a empurrar um enorme rochedo por uma encosta acima. Quando estava mesmo lá no alto, o rochedo desprendia-se a vinha parar cá abaixo...e ele recomeçava a empurrar.