Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Andreia Trindade Pereira
José Gomes
Created on February 10, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Português 11ºano
Andreia Trindade Pereira
Trabalho realizado por: José Gomes Nº10 11ºA
Escola Secundária de Amares 2023/2024
Informações pessoais
Nome: Andreia Trindade PereiraIdade: 31 anos Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Investigadora de Biomateriais Avançados de Grafeno Centro de pesquisa: i3S – Instituto de investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto
Vida académica
Desde o ensino básico que prefere as disciplinas de cariz mais científico.Licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Aveiro, explorando diferentes domínios científicos e de investigação, nomeadamente a química alimentar, a química computacional, a biologia molecular e a bioengenharia, passando por cinco laboratórios nacionais e internacionais em quatro cidades europeias. Prosseguiu estudos realizando um mestrado em Bioquímica e posteriormente um doutoramento no programa GABBA da Universidade do Porto. Doutorou-se em 2020 e prosseguiu o seu pós-doutoramento com o desenvolvimento de “biomateriais como nanogeradores triboelétricos para aplicações cardiovasculares”, no i3S (Instituto de investigação e Inovação em Saúde), onde prossegue a sua atividade como investigadora no grupo “Advanced Graphene Biomaterials”. Andreia já publicou 12 artigos científicos em revistas internacionais.
Projeto atual:"BloodStream2Power"
Tem como objetivo encontrar soluções para dois problemas: as arriscadas cirurgias para substituição de baterias nos dispositivos eletrónicos implantáveis e as falhas nas próteses vasculares, que podem originar a morte do paciente. Pretende converter a energia mecânica produzida pelo organismo humano em energia elétrica para alimentar os dispositivos cardíacos eletrónicos implantáveis.
Recorre a nanogeradores triboelétricos biocompatíveis, que também permitem monitorizar os dispositivos em tempo real 24 horas por dia e enviar sinais de alerta ao médico que acompanha o doente, caso haja alteração no seu funcionamento normal.
Prémios
Conquistou um Prémio Maria de Sousa, uma Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2022 e obteve um projeto financiado pelo Concurso CaixaResearch Validate.
Obrigado pela atenção!