Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

UFCD 9203 - ATIVIDADE 1TIPOS DE COMÉRCIO

Dânia Almeida

08/02/2024

Técnico de Comunicação Digital

Índice

Índice

1.

E-commerce

2.

Comércio Interno

3.

Comércio Externo

4.

Comércio Integrado

5.

Franchising

6.

Comércio Retalhista

7.

Comércio Grossista

8.

Bibliografia

Next

1. E-commerce

E-commerce

O e-commerce não é só um site, o e-commerce ou comércio eletrônico, é um lugar de venda de produtos ou de serviços por via internet. O e-commerce é só um dos canais de vendas online, também é possível manter um comércio digital nas redes socias. O e-commerce tem dois processos básicos a venda e o atendimento ao cliente. Exemplos de empresas do e-commerce: Amazon, SHEIN, entre outras empresas.Área de atuação da Amazon: oferece uma grande variedade de produtos, como produtos de desporto e atividades ao ar livre, produtos de beleza e saúde, utensílios de cozinha. A Amazon dispõe de serviços de streaming e produção de dispositivos eletrônicos. Por outra perspectiva a SHEIN é conhecida por ser uma loja de moda online, ou seja, têm roupas, calçado, acessórios, produtos de beleza e saúde. A SHEIN é um modelo rápido de produção das peças e também pela rapidez na entrega, a shein mantem as pessoas atualiadas das tendências da moda.

2. Comércio Interno

Comércio Interno

O comércio interno dá acesso a bens, serviços, empregados e a oportunidades de negócio. Os produtos são fabricados e vendidos dentro do país. É essencial para a economia do país, logo, permite o crescimento econômico, cria empregos, aumenta a renda nacional.O comércio interno inclui a compra e venda de bens e serviços entre as empresas e não só, também entre as pessoas. O comércio interno pode ser facilitado por uma grande variedade de canais, incluindo lojas físicas, comércio eltrônico, mercados locais. Exemplos de empresas do comércio Interno: Supermercados, entre outras empresas. Área de atuação do Supermercado: tem vendas físicas, comércio eletrônico, entregas ao domicílio, descontos e plataformas de pagamento.

Next

3. Comércio Externo

Comércio Externo

O comércio externo ou internacional é a compra e a venda de produtos e serviços entre países, este comércio é indispensável, já que todos os países dispõem de produtos para vender e comprar. Quando um país vende para outro país está a exportar, quando um país compra de outro país está a importar. Este comércio tem desvantagens, que são as barreiras como, as taxas, o financiamento, isso defini a livre troca de bens e serviços entre os países. Por vezes, os acordos comerciais são definidos para reduzir ou então eliminiar as barreiras e ajudar o comércio entre países. Além do comércio de bens e serviços, também envolve a globalização, o fluxo de capital, tecnologica, de informação e pessoas entre os países. Exemplos de empresas do comércio Externo: Coca-Cola, Samsung, entre outras empresas. Área de atuação da Coca-Cola: Produção, Distribuição e Venda. Samsung: dispositivos móveis, eletrodomésticos.

Next

4. Comércio Integrado

Comércio Integrado

O comércio integrado, acontece por meio de relacionamento jurídicos, é composto por grandes empresas, que possuem o logístoco próprio, ou seja, possuem o espaço de armazenagem e cuidam dos envios. Este comércio é a categoria em que as empresas trabalham juntas, onde compartilhanram informação, recursos e tecnologias. Geralmente, as empresas dispõem de centros de administração próprias, pode ocorrer de várias formas, por meio de acordos comerciais, alianças estratégicas entre as empresas. Quando as empresas trabalham juntas, elas podem aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade de produtos. Existem várias lojas que contêm esta categoria de comércio, na grande maioria, são lojas grandes e que contam com uma enorme gama de produtos, como supermercado, armazéns e lojas conhecidas do grande público, como algumas lojas Americanas: Magazine Luiza, Lojas Renner e a ZARA. Exemplos de empresas do comércio Integrado: ZARA, Uniarme, entre outras empresas. Área de atuação da ZARA: Lojas físícas, E-commerce, Estoque e Inventário.Uniarme: Educação online, plataformas de aprendizagem, serviços de apoio ao aluno, recursos digitais e parceiras.

Next

5. Franchising

Franchising

A franchising é um sistema de negócios em que o franqueador compra os direitos de uma empresa ou de uma loja, que trabalha para essa marca, que oferece serviços e produtos. A franchising pode ser distribuição, serviços e indústria. Franqueado é quem compra. O franqueador é o criador da marca que oferece o nome e é reconhecido no mercado, o franqueado utiliza a marca a seguir os padrões e planos de negócios. Uma loja fraqueada deve seguir padrões pré-estabelecidos, como produtos vendidos, uniforme dos funcionários.Exemplos de empresas da franchising: Mc Donalds, Burger King, O Boticário, entre outras empresas. Área de atuação do Mc Donalds e Burger King: restaurante de fast-food. Boticário: Lojas de necessidades de cuidado de beleza.

Next

6. Comércio Retalhista

Comércio Retalhista

O comércio Retalhista caracteriza-se por ser retalhista e gossista e por conta da variedade e qualidade. Este comércio caracteriza-se também por ser o mais próximo das pessoas. A venda ou a distribuição a retalhe é a modalidade que acontece para itens como calçado, vestuário, aparelhos eletrÔnicos, alimentos, produtos de higiene, entre outros, a venda ocorre em locais públicos, essas lojas chamam-se "Lojas de venda ao público", assim as pessoas podem vir procurar os itens que querem, também há outra forma de venda retalhista, que são pela internet. As lojas retalhista podem ser lojas experientes numa linha de produtos, vendem poucas linhas de produtos, mas há uma grande variedade de produtos, nas linhas que tem. Lojas de conveniências que vendem produtos essenciais e quantidade limitada. Exemplos de empresas do comércio Retalhista: Amazon, Walmart, entre outras empresas. Área de atuação da Amazon: A amazon é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo.Walmart: Alimentos, produtos eletrônicos, roupas, artigos para a casa, entre outros, cada produtos tem variedade de categorias.

Next

7. Comércio Grossista

Comércio Grossista

O comércio grossista ou grosso, é aquele comércio que vende, compra e fornece. O conceito grosso, distingua-se do conhecimento retalhista, que é o comércio cuja atividade realiza-se a retalhe. Por regra geral o vendedor ou distribuidor grossista, não entra em contacto direto com o cliente, a função deles é ser o intermediário entre o produto e o vendedor. Os produtos do comércio grossista são mais para as lojas, porque são em quantidades maiores, os preços são menores. Os produtos adquiridos em grandes quantidades, tem como objetivo a revenda. Exemplos de empresas do comércio Grossista: Makro, Abreu, entre outras empresas. Área de atuação da Makro: Variedade de produtos em grandes qunatidades, para restaurantes, negócios. Abreu: Turismo e viagens.

Next

https://prezi.com/rit3ipququzr/comercio-integrado-e-comercio-associado/

https://conceito.de/retalhista https://conceito.de/grossista

https://pt.slideshare.net/coutada09/tipos-de-comrcio

https://prezi.com/rit3ipququzr/comercio-integrado-e-comercio-associado/

https://ecommercenapratica.com/blog/tipos-de-comercio/

Home

10. Bibliography

Bibliografia

https://pagar.me/blog/tipos-de-ecommerce/

https://rockcontent.com/br/blog/e-commerce-guia/

https://pt.economy-pedia.com/11039877-domestic-trade#menu-2

https://www.coladaweb.com/geografia/comercio-interno-externo

https://www.nuvemshop.com.br/blog/tipos-comercio/

https://sgsistemas.com.br/tipos-de-comercio-conheca-quais-sao-os-principais/