Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Revestimento dos animais

teachers

Created on February 8, 2024

Ciências Naturais 5

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Interactive Image

Akihabara Square Interactive Image

Akihabara Interactive Image

Essential Interactive Image

Interactive Team Image

Image with Audio

Image with interactive hotspots

Transcript

Tipo de revestimento dos animais

O diabo espinhoso da Austrália tem sulcos para captar o orvalho

Pêlos

Penas

Quitina/cutícula

Carapaça/concha

Pele nua

Escamas

Os pêlos têm várias funções de proteção: Protegem do frio, conservando a temperatura do corpo; Protegem dos choques; São usados na camuflagem, escondendo o animal no meio ambiente; Nalguns casos são usados na defesa - o ouriço cacheiro tem alguns pelos transformados em espinhos para se defender dos predadores.

O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pêlos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos.

As aves, como os patos, têm o seu corpo coberto de penas. Facilitam o voo e a natação pois são impermeáveis ao ar e à água; Protegem do frio, conservando a temperatura do corpo; Podem ser discretas - quando são usadas na camuflagem, escondendo o animal no meio ambiente; Podem ser muito coloridas - quando são utilizadas pelos machos para atrair a fêmeas.

Os peixes possuem escamas, que os protegem e lhes facilitam a deslocação na água. Os répteis, como a cobra ou a lagartixa, têm escamas a revestir o seu corpo, que os ajudam na locomoção e a evitar perdas de água. Mas, as escamas dos répteis são diferentes das dos peixes.

Outros animais, como o caracol e o mexilhão, apresentam uma concha que lhes protege o corpo. A tartaruga possui uma carapaça, na qual recolhe a cabeça e os membros, sempre que se quer proteger.

Os anfíbios, como a rã e o sapo, têm a pele sem nenhum tipo de revestimento. Dizemos que têm a pele nua. Estes animais precisam de manter a sua pele sensível sempre húmida, pois, se esta secar, podem morrer. Por isso, vivem junto à água.

Os insetos possuem o corpo revestido por uma substância dura chamada quitina, que funciona como uma armadura protetora. Conforme os insetos vão crescendo, o seu revestimento vai sofrendo mudas, tal como acontece com os répteis. A minhoca é revestida por uma camada muito fina e flexível, a cutícula.