Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
perda de biodiversidade
SOFIA nunes
Created on February 7, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Biologia/Giologia
Perda de
BIODIVERSIDADE
Start
Index
Sobre-Exploraçao
Perdas de Habitat
Poluiçao
Espécies invasoras
alteraÇOES CLIMATICAS
Section I
Perdas de habitat
fig 1
Perda de Habitat
Diminuição das áreas naturais, fragmentação ou destruição de plantas, solo, nutrientes ou recursos hídricos num ecossitemas
fig 2
Coelho Bravo
Read more
Espécies invasoras
fig 3
Espécies invasoras
Quais queres espécies não nativas que modificam substancialmente o equílibrio do ecossistema que colonizam .
fig 4
Carangueijo-peludo-chinês
Read more
Section I
Sobre exploração
fig 5
Sobre-Exploração dos recursos naturais
Caça e pesca excessiva, que reduzem os stocks de algumas espécies , pondo em perigo a sua recuperação ou levando mesmo à sua extinçao .
fig 6
Sardinha
Read more
Section I
Poluição
fig 7
Poluição
Adição de alguma subestancias ou forma de energia a um ritmo que afeta o equilibrio do ecossistema de forma que este pode nao recuperar .
fig 8
Tartaruga Marinha
Read more
Section I
Alterações climáticas
fig 9
Alterações climáticas
Modificações globais que resultam em alterações locais da temperatura e da precipitação. .
fig 10
Cegonha Branca
Read more
Thank you!
Trabalho realizado por : Sofia Nunes nº27 e Madalena Urmal nº18
Coelho Bravo
«“A destruição ou a fragmentação do habitat natural (...) responsáveis pelo estado das espécies selvagens em Portugal continental”, segundo um comunicado do projecto. (...) Animais como o coelho-bravo estão em “declínio acentuado”, segundo os dados dos últimos anos, um facto que põe em risco a sobrevivência de outras espécies selvagens como o lince-ibérico e a águia-imperial-ibérica, que têm neste coelho a sua principal fonte de alimentação.» - PÚBLICO O seu habitat foi afetado pela destruição e doenças como a mixomatose e a doença hemorrágica viral. A conservação desses coelhos é crucial para a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas
Carangueijo-peludo-chinês
o caranguejo-peludo-chinês consome plantas aquáticas e, em alguns países, prejudica a produção de arroz. Em portugal, foram relatados danos em redes de pesca e consumo de peixe ou iscas em redes e armadilhas. Devido ao seu tamanho, o caranguejo-peludo-chinês também domina interações com outras espécies de água doce, especialmente crustáceos. A sua capacidade de ultrapassar barreiras durante migrações em massa ao longo dos rios pode torná-lo um problema local, muitas vezes caminhando fora da água. Na Europa, há relatos de povoações infestadas durante o período migratório dessa espécie.
Tartaruga Marinha
As tartarugas marinhas frequentemente ingerem plástico que flutua nos mares. Isso ocorre porque confundem os fragmentos de plástico com alimentos. Infelizmente, seus sistemas digestivos não conseguem degradar o plástico, levando a consequências graves; Além da ingestão, a poluição marinha também pode causar tumores nas tartarugas. A fibropapilomatose é uma condição em que as tartarugas desenvolvem verrugas na pele devido à exposição a resíduos químicos e poluentes industriais.
sardinha
A sardinha é uma espécie de peixe muito importante para a economia e cultura portuguesas. No entanto, décadas de sobrepesca reduziram drasticamente as populações de sardinha no Atlântico Nordeste. Isso afetou não apenas os pescadores, mas também os ecossistemas marinhos e os predadores que dependem da sardinha como alimento.
Cegonha Branca
As aves também estão respondendo às alterações climáticas. Algumas aves migradoras se tornaram mais sedentárias devido ao aquecimento global. Por exemplo, a cegonha-branca passa mais tempo em Portugal durante o inverno. Mudanças nos comportamentos das aves são notórias nos últimos 30 anos, influenciadas não apenas pelo clima, mas também por fatores humanos, como agricultura intensiva e captura acidental em redes de pesca