OKR SHAPES PRESENTATION
12271 Francisco Albe
Created on February 7, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
HISTORY OF THE EARTH
Presentation
3 TIPS FOR AN INTERACTIVE PRESENTATION
Presentation
49ERS GOLD RUSH PRESENTATION
Presentation
INTERNATIONAL EVENTS
Presentation
THE EUKARYOTIC CELL WITH REVIEW
Presentation
INTRO INNOVATE
Presentation
FALL ZINE 2018
Presentation
Transcript
Disciplina de geografia 9ºano
Tornados nos EUA em 2023
Bernardo nº5, Francisco nº12, Henrique nº15
- O que é um tornado?
- Como se formam os tornados?
- Impactos dos tornados
- Escala de nível de perigo dos tornados
- Onda de tornados nos estados unidos em 2023
- Caracterização do evento
- .O que fazer para prevenir os danos dos tornados
Indice
O que é um tornado?
Os tornados são uma forte corrente de ar ascendente, em espiral, cuja forma se assemelha a um funil, com elevado poder de destruição, e formam-se pelo choque entre duas correntes de ar, uma fria e uma quente.
Um tornado forma-se mais comumente a partir das supercélulas. Primeiro, uma massa de ar frio e seco sobrepõe-se a uma massa de ar quente e úmido, o que dá origem a grandes nuvens de tempestade. Uma parte do ar aquecido consegue perfurar a massa de ar frio, inicialmente a girar em posição horizontal e depois adquire uma posição vertical. Essa mudança de direção dos ventos recebe o nome de cisalhamento. Assim, forma-se uma corrente de ventos ascendentes que forma de uma área central de baixa pressão, chamada de eixo vertical. Essa área atrai uma quantidade crescente de ar ao seu redor, aumentando a velocidade de rotação dos ventos. O ar quente que sobe e atinge as camadas mais elevadas da atmosfera esfria, e a umidade que este carregava atinge o ponto de condensação e provoca fortes tempestades, muitas vezes contendo granizo. Com a umidade, o funil forma-se a a partir da base da nuvem, em uma área onde não há chuva. À medida que mais ar começa a girar ao redor do eixo de baixa pressão, o tornado aumenta a sua velocidade e maior se torna o funil. Quando ele atinge o solo, recebe o nome de tornado. O tornado só é visível graças à umidade que condensa e forma a parede de nuvens e também à poeira e outros detritos que são carregados pelo movimento dos ventos.
Como se formam os tornados?
Escala dos niveis de perigo dos tornados
Quantos tornados, onde e quando ocorreram?
De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempestades da NOAA, durante 2023, houve 1.197 relatos de tornados confirmados, com mais 97 tornados preliminares ainda a serem verificados, para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro. Isto foi superior à média anual dos EUA de 1991-2010 de 1.251 tornados. Os meses mais prolíficos de tornados durante 2023 foram janeiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto, já que cada um desses meses relatou 100 ou mais tornados. 31 de março foi o dia mais prolífico de tornados em 2023, com 163 tornados.
Onda de tornados nos estados unidos em 2023
Janeiro, o começo:
De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempestades da NOAA, durante janeiro, houve 128 tornados confirmados. Isso foi mais de 350% da média de 35 tornados de 1991-2010 no mês de janeiro. Esta foi a primeira vez desde 2017 e apenas a terceira desde 1950 que janeiro teve mais de 100 tornados durante o mês. Janeiro teve vários sistemas climáticos notáveis que trouxeram condições climáticas severas e um número incomumente alto de tornados em partes dos Estados Unidos. De 2 a 4 de janeiro, um surto de tornado ocorreu em partes das planícies do sul, sudeste e Illinois. Um total de 61 tornados foram confirmados pelo Serviço Meteorológico Nacional. Nove desses tornados confirmados ocorreram em Illinois em 3 de janeiro, o maior número de tornados em janeiro no estado desde 1989. Em 12 de janeiro, fortes tempestades e tornados varreram partes do Centro-Oeste e Sudeste. O Serviço Meteorológico Nacional confirmou 69 tornados durante este surto, incluindo dois tornados EF-3. Em 16 de janeiro, dois tornados foram confirmados pelo Serviço Meteorológico Nacional em Iowa - os primeiros tornados de janeiro do estado desde 1967. Em 24 de janeiro, um surto de tornado ocorreu da costa do Texas ao Panhandle da Flórida, causando danos significativos à região. Um total de 23 tornados foram confirmados pelo Serviço Meteorológico Nacional, incluindo um tornado EF-3 que abriu um caminho de 30 quilômetros através de partes do condado de Harris e da área metropolitana de Houston - o primeiro tornado EF-3 no condado em quase 21 anos. .
Março:
Durante o mês de março, houve 206 relatos confirmados de tornados. Isso foi 250% da média de 80 tornados de 1991-2010 no mês de março. A alta contagem de tornados durante março de 2023 é comparável a março de 2022, março de 2017 e março de 2021. A maioria dos tornados de março de 2023 ocorreram durante três surtos de tornados separados no início e no final do mês. Houve pelo menos dois surtos significativos de tornados que ocorreram durante o mês. O primeiro ocorreu de 24 a 26 de março em todo o Sudeste e causou graves danos no Tennessee, Mississippi, Alabama e Geórgia. Houve um total de 41 tornados. A classificação de tornado pesquisada inclui: quatro tornados EF-0, 18 EF-1, cinco EF-2, três EF-3 e um tornado EF-4. Em 24 de março, um tornado EF-4 causou 16 mortes em Rolling Fork, Mississippi, causando graves danos a muitas casas e empresas. Houve também um EF-3 que pousou ao longo da fronteira Alabama-Geórgia, perto das cidades de Lanett, Alabama e West Point, Geórgia, na manhã do dia 26. Os danos mais significativos ocorreram ao longo da Rodovia 29, ao norte de West Point, onde várias casas foram destruídas. Os ventos de pico estimados nesta área foram de cerca de 150 mph (67 m/s). Esses tornados causaram danos significativos a residências, veículos, empresas, infraestrutura e também impactos humanos. No total, neste surto de vários dias, houve pelo menos 21 mortes relatadas e dezenas de feridos.
31 de Março:
31 de Março-1 de abril, a maior onda de tornados em 2023
O surto de tornado mais prolífico de 2023 ocorreu em 31 de março, com mais de 160 tornados que atingiram muitos estados do sul e do centro. A classificação de tornado pesquisada incluiu: 41 EF-0, 41 EF-1, 33 EF-2, 11 EF-3 e um tornado EF-4. Este foi o maior surto em um período de 24 horas no mês de março. Uma forte frente fria atravessou o Centro-Oeste em 31 de março, desencadeando um surto climático severo de Iowa e Missouri em direção ao leste, passando por Ohio. O tornado mais forte deste evento ocorreu em Keota, no sudeste de Iowa, e foi classificado como EF-4 com velocidades máximas de vento de 170 mph (274 km/h). Pesquisas de danos identificaram que danos significativos ocorreram em partes do oeste de Little Rock, Arkansas. Também houve feridos e mortes, já que um EF-3 perto de Pulaski, Arkansas, feriu 54 pessoas e causou uma morte. Outro tornado EF-3 feriu 26 pessoas perto de Wayne, Tennessee, enquanto um tornado EF-3 perto de Covington, Tennessee, feriu 28 pessoas e causou quatro mortes. No total, houve mais de 20 mortes e mais de 200 feridos relatados nos estados afetados pelo surto de tornado de 31 de março. É digno de nota que, com dois EF-4 relatados em março, 2023 é agora o quinto ano consecutivo com pelo menos um tornado violento relatado em março. Isso empata a seqüência recorde (cinco) ocorrida de 1963 a 1967 (período de registro que remonta a 1950).
1 de abril
O mês de março não foi tranquilo, pois o significativo surto de tornados de abril continuou em 1º de abril, com 13 tornados impactando partes de Nova Jersey, Delaware, Pensilvânia e Maryland. O mais forte dos tornados foi um EF-3, com ventos de pico estimados em até 140 mph, que viajou mais de 22 quilômetros pelo condado de Sussex, Delaware. Algumas casas foram arrancadas das fundações e desabaram, enquanto várias outras casas e edifícios, como garagens e celeiros, foram danificados, alguns substancialmente. O tornado também causou danos significativos a árvores e derrubou postes de energia, incluindo alguns postes de aço de alta tensão. Houve uma fatalidade associada a este evento - a terceira morte relacionada a um tornado em Delaware desde 1950. Houve também sete tornados (ou seja, três EF-2 e quatro EF-1) que pousaram em Nova Jersey, tornando-o um dos maiores do estado. surtos de tornados desde 1950. Também foi provavelmente o maior número de tornados em um único dia desde 1950 para os condados de Burlington e Monmouth em Nova Jersey, com um tornado EF-2 no condado de Monmouth entre os tornados mais fortes já registrados no condado. Pensilvânia e Maryland viram, cada uma, um tornado EF-1. Houve um relato de fatalidade associada ao tornado EF-3 em Delaware e um número desconhecido de feridos. O mês também terminou com um tornado raro e perigoso em 30 de abril, quando o estado de emergência foi declarado depois que um raro tornado EF-3 pousou em Virginia Beach, Virgínia, destruindo mais de 100 estruturas. Houve vários feridos relatados, mas nenhuma morte.
Maio
Durante o mês de maio, houve 169 relatos confirmados de tornados. Um surto de tornado de vários dias ocorreu de 10 a 13 de maio em áreas das planícies do sul e do centro. No total, ocorreram 113 tornados que impactaram o leste do Colorado, o oeste do Kansas, o leste de Nebraska, o centro de Oklahoma e o oeste de Iowa. 12 de maio foi o dia de pico que produziu a maior contagem de tornados durante o mês, com 50 tornados relatados, muitos dos quais concentrados no leste de Nebraska. Esses tornados incluíram (cinco EF-2s, 25 EF-1s, 15 EF-0s e pelo menos 33 tornados EF-U [intensidade desconhecida]). Entre os impactos estava uma fatalidade confirmada, vários feridos e danos materiais consideráveis em Laguna Heights, Texas. Um dos tornados EF-2 que impactou Nebraska no dia 12 foi estimado em quase um quilômetro de largura. Esses tornados incluíram dois classificados como EF-3 em Oklahoma, que causaram danos substanciais a inúmeras casas, empresas, veículos, fazendas e outras infraestruturas. Ao longo destes quatro dias, houve pelo menos uma morte relatada e vários feridos.
Junho:
O mês de junho produziu 234 tornados confirmados, a maior contagem de qualquer mês de 2023. Três tornados notáveis ocorreram durante o mês. De 14 a 19 de junho, um surto de tornado, incluindo dois tornados EF-3, ocorreu em partes do sul dos EUA e no Vale de Ohio. Este período de vários dias produziu mais de 70 tornados (ou seja, 25 tornados EF-0, 32 EF-1, 12 EF-2 e dois tornados EF-3) e danos generalizados em partes de Oklahoma, Texas, Mississippi, Geórgia, Flórida, Arkansas. e Ohio. Em 18 de junho, um tornado EF-3 em Louin, Mississippi, resultou em 25 feridos e uma morte. Esses tornados causaram danos dispersos a residências, empresas, veículos, agricultura e outras infraestruturas. No geral, houve cinco mortes relatadas e vários feridos. Em 21 de junho, houve uma dúzia de tornados que impactaram o leste do Colorado e o centro-norte do Texas. Um tornado EF-3 em Matador, TX resultou em quatro mortes. Danos significativos ocorreram no lado oeste de Matador, causando danos significativos a residências, empresas e veículos. Para o Texas, este foi o maior número de mortes por tornado em um mês desde dezembro de 2015. Houve pelo menos nove feridos também nesses tornados. De 23 a 26 de junho, mais de 60 tornados, incluindo dois tornados EF-3, resultaram em perdas de vidas e danos generalizados em partes de Wyoming, Colorado, Minnesota, Indiana, Kentucky e Arkansas. Esses tornados causaram danos dispersos a residências, empresas, veículos, agricultura e outras infraestruturas. Houve quatro mortes relatadas e vários feridos.
Julho:
Durante julho, houve 111 relatos confirmados de tornados. O tornado mais forte identificado durante julho foi classificado como EF-3 e rastreado por 16 milhas nos condados de Nash e Edgecombe, no leste da Carolina do Norte, no dia 19. Este tornado destruiu várias casas pré-fabricadas na comunidade de Dortches. Outras casas sofreram grandes danos estruturais, incluindo o colapso de paredes exteriores. É digno de nota que o tornado causou danos significativos a uma grande fábrica da Pfizer, que fornece cerca de 25% de todos os medicamentos injectáveis estéreis utilizados pelos hospitais em todo o país, com pelo menos 50.000 paletes de medicamentos danificados e considerados inutilizáveis. Este foi o primeiro tornado EF-3 registrado na Carolina do Norte no mês de julho e apenas o terceiro tornado EF-3 e de maior força registrado no estado durante o verão meteorológico (desde 1950). Houve pelo menos 16 feridos e nenhuma morte neste tornado destrutivo.
Agosto:
Em agosto, houve 123 relatos confirmados de tornados, bem acima da média de 83 tornados de 1991-2010 para o mês de agosto. De 5 a 8 de agosto, ocorreram 53 tornados espalhados por vários estados, com dois ou mais tornados impactando Colorado, Illinois, Iowa, Indiana, Carolina do Norte, Pensilvânia, Nova York e Massachusetts. Esses tornados incluíram dois tornados EF-3, três EF-2, dezoito EF-1 e uma dúzia de tornados EF-0, com muitos mais como EF-U (classificação desconhecida) devido à falta de danos visíveis. Dentro deste surto, um evento climático regional severo se desenrolou, com 14 tornados - seis em Nova York (incluindo um que viajou da Pensilvânia para Nova York), cinco na Pensilvânia, dois em Massachusetts e um em Nova Jersey e um em Virgínia Ocidental. Todos os tornados foram classificados como EF-0 ou EF-1, exceto um. Um EF-3 causou danos significativos a edifícios, árvores e uma estação de esqui ao longo de um caminho de 25 quilômetros no condado de Lewis, Nova York, o tornado mais forte do condado desde que os registros começaram em 1950.
Dezembro, o fim de tudo:
O ano terminou com um potente surto de tornado no Sudeste. Em 9 de dezembro, houve um surto de 39 tornados preliminares no centro do Tennessee, sul do Kentucky, centro do Mississippi, sudeste do Alabama e oeste do Panhandle da Flórida. Os danos produzidos por esses tornados foram classificados como: dois EF-0, cinco EF-1, quatro EF-2, um EF-3 e numerosos como EF-U (sem classificação). Um dos tornados EF-2 atingiu Madison, Tennessee, destruindo inúmeras casas, empresas, veículos e outras infraestruturas. Este tornado também feriu 22 pessoas e resultou em três mortes. Outro tornado impactante foi um EF-3 que atingiu Clarksville, Tennessee, danificando ou destruindo inúmeras casas, edifícios anexos, veículos e empresas. Este tornado feriu 62 pessoas e resultou em quatro mortes. No total, os tornados de 9 de dezembro causaram mais de 90 feridos e sete mortes.
Porque é que os EUA têm tantos tornados?
Os EUA são o país com mais tornados do mundo. Isto acontece pois o ar frio e seco das Montanhas Rochosas encontra-se com o ar quente e úmido do Golfo do México encontram-se numa zona chamada de "Corredor dos Tornados". Esta zona inclui totalmente os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri, bem como o nordeste do Texas, leste do Colorado, norte da Luisiana, centro e sul do Minnesota e Dacota do Sul, noroeste do Mississippi, centro e sul do Illinois, sudoeste do Indiana, e partes do centro, sudeste e sudoeste do Nebraska, pequenas áreas no extremo oeste do Tennessee e Kentucky e algumas zonas do Wisconsin.
Os tornados são fenomenos naturais imprevisiveis de alta intensidade tornndo-se impossivel preveni-los completamente no entanto existem medidas que podems ser tomadas para ajudar a reduzir os danos, tais como:-Estar atento aos alertas metreológicos, ter um plano de emergencia caso aconteça o fenomeno, estar preparado para agir rapidamente etc.-Emitir previamente alertas para a população -Construção de casas mais resistentes a tornados.
O que fazer para prevenir os danos dos tornados?
-Os tornados podem causar danos sérios e extensos ás estruturas incluindo casas, edificios comerciais e infrastrutura.-Também provocam riscos de vida humana com ventos violentos, lesões graves e até mesmo mortes, estima-se que por ano morrem cerca de 60 pessoas devido aos tornados e furacões-E também impactos económicos, além dos danos diretos á propriedde os tornados podem interromper atividade comercial, fechar escolas e estradas, e causar perda de empregos temporários ou permanentes.
Impactos dos tornados
Como as alterações climáticas afetam o número de tornados?
As alterações climáticas têm revelado que o aumento da temperatura golbal influência na criação de tornados. Com o aquecimento global o ar fica mais húmido e mais quente, com o aumento da umidade os tornados aconteçam com mais frequência e mais poderosos, também fazendo com que o corredor dos tornados aumente de tamanho.
https://www.ncei.noaa.gov/access/monitoring/monthly-report/tornadoes/202313
https://news.uchicago.edu/explainer/fujita-scale-explained#:~:text=The%20version%20used%20today%E2%80%94the,exceeding%20200%20miles%20an%20hour.
https://www.cnbc.com/2023/10/04/tornadoes-are-more-destructive-than-ever-in-the-us.html