Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
IA - STC_7
Mariana Silva
Created on February 5, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
STC_7
Controvérsia Pública ___
Inteligência Artificial
Um tema abordado por Mariana Silva, para o módulo STC_7.Apresentado à formadora Isabel Serra e turma de Técnico Administrativo 06.
começar_
O que é a Inteligência Artificial?
O caso Sophia
Opinião Pessoal
IA
Controvérsias
IA
Inteligência artificial ou IA, em inglês: artificial intelligence ou AI, é um campo de estudo multidisciplinar que abrange varias áreas do conhecimento.Embora o seu desenvolvimento tenha avançado mais na ciência da computação, a sua abordagem interdisciplinar envolve contribuições de diversas disciplinas.
info
Sophia, a robô humanóide
Desenvolvida pela Hanston Robotics, com sede em Hong Kong, Sophia possui um sistema de inteligência artificial capaz de aprender a expressar emoções como humanos num rosto inspirado na atriz Audrey Hepburn.
info
Controvérsias
A maior controvérsia refere-se ao uso da inteligência artificial e a substituição do trabalho humano
O desemprego estrutural ou tecnológico, suscita discussões sobre a ética e os avanços dessa tecnologia, portanto, há a necessidade de um controlo e a importância das regulações do setor, as suas utilizações e os impactos.
Há inúmeros especialistas preocupados com o avanço da inteligência artificial e os rumos que ela pode alcançar, por exemplo, a produção de soldados do futuro ou a promoção de guerras cibernéticas; controlos de mercados, principalmente, o domínio da espécie humana pelas máquinas.
info
ChatGPT
A OpenAI disponibilizou o acesso gratuito ao ChatGPT, uma inteligência artificial capaz de gerar textos, artigos, documentos e informações sobre determinados assuntos em poucos instantes. Esse Chatbot inteligente criou a maior controvérsia envolvendo a inteligência artificial, visto que ele utiliza uma modelagem de linguagem, que permite ter a capacidade “de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos" e muito mais – tudo isso com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana. Por vezes não dá respostas certas e/ou reais, parte também do problema.
2014-2020 parte 1
Em Setembro de 2014, Steve Talley foi acusado de roubo a banco e agressão policial através de reconhecimento facial do FBI. Após dois meses de prisão, ele provou que estava em outro lugar no momento dos crimes e recebeu 50 mil dólares de indenização do estado.
Em 2015, descobriu-se que o Google Fotos rotulava pessoas negras como gorilas. A descoberta foi feita por Jacky Alcine ao perceber uma pasta auto-gerada entitulada “gorilas” contendo fotos de si próprio e de um amigo negro.
info
2014-2020 parte 2
Em 2016, um Uber autônomo, foi registrado a passar o sinal vermelho. O acontecimento foi motivo para o estado da Califórnia, local do acontecimento, exigir a interrupção do programa de carros autônomos da empresa.
info
Em 2017, o Face ID da Apple falhou durante a demonstração no evento de lançamento do Iphone X. A empresa afirmou que não se tratava de uma falha do sistema, mas vários usuários reclamaram de problemas no uso da tecnologia nas semanas seguintes.
2014-2020 parte 3
O partido socialista belga “Vooruit” criou um vídeo “deepfake” de Donald Trump, a pedir à Bélgica que se juntásse aos EUA na saída do acordo climático de Paris. Em resposta, Trump declarou que "todos sabemos que as mudanças climáticas são falsas, assim como este vídeo", em 2018.
A moderação do Facebook, que usa inteligência artificial, falha em identificar venda de rifles e outras armas de fogo no seu Marketplace. Vendedores disfarçam a prática irregular com anúncios de estojos e caixas vazias.
info
2014-2020 parte 4
Um Tesla no piloto automático colidiu com uma viatura policial na Carolina do Norte, danificando-o gravemente e arrancando a roda. Há registo de vários incidentes que envolvem os carros autônomos da empresa, alguns deles fatais.
Lançamento do modelo de linguagem GPT-3, alimetado com 10 vezes mais parâmetros que modelos anteriores, mas com possibilidade de “alucinações”.
2021-2023 parte 1
Lançamento da DeepFaceLive, ferramenta que permite trocar uma face por outra em tempo real. Popular nas redes sociais, o sistema permite, dentre outras coisas, disseminar desinformação, em 2021.
Um homem tenta assassinar a então Rainha Elizabeth II depois de ser encorajado por um chatbot, o Replika. O robô classificou o plano como “muito sábio”.
info
2021-2023 parte 2
Um robô jogador de xadrez agarrou e partiu o dedo a um competidor de sete anos durante uma partida no Moscow tOpen. O robô pareceu atacar depois que o menino optou por um movimento rápido violando "certas regras de segurança". A Federação Russa de Xadrez recusou-se a dizer quem fabricou o robô ou como ele funciona, em 2022.
Eliot Higgins, fundador do site de Belingcat, criou imagens de Donald Trump sendo derrubado ao chão e preso por polícias de Nova Iorque usando o Midjourney, plataforma de geração de imagens. Higgins e a palavra ‘preso’ foram banidos da plataforma.
Opinião Pessoal
Como em toda a tecnologia, tem pontos positivos e negativos.Os pontos positivos que eu verifico é que a tecnologia ao reconhecer melhor o ser humano, facilita o diagnóstico de algumas doenças mentais, permite evitar situações trágicas como suícidios e homícidios. Os pontos negativos, como referido por diversos pesquisadores, são a troca do trabalho humano por robótico e o desenvolvimento anormal das capacidades da Inteligência Artificial.
De acordo com a fabricante, o objetivo é criar máquinas mais inteligentes que os humanos que possam aprender a criatividade, a empatia e a compaixão, “três características humanas distintivas que devem ser integradas à inteligência artificial para que robôs possam solucionar problemas muito complexos para os humanos resolverem”.
O Reino da Arábia Saudita concedeu, oficialmente, o primeiro título de cidadania a um robô.Durante a apresentação na Future Investment Initiative, Sophia foi questionada pelo jornalista Andrew Ross Sorkin, do “New York Times” e da CNBC, se ela teria consciência de que não é humana, mas um robô. Com elegância, Sophia rebateu a questão: “Deixe-me devolver a pergunta: como você sabe que você é humano?”.
2021-2023
O acesso gratuito ao ChatGPT
OpenAI
2014-2020
info
info
info