Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
História
LEONOR BORGES GUERRA
Created on February 1, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
A República
Revolução Republicana
começar
Margarida MartinsFrancisaca Azevedo Leonor Correia Leonor Guerra
O que aconteceu em 1876
Em 1876, foi formalmente constituído o Partido Republicano Português, que defendia as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, valorizava a ciência e defendia o predomínio do poder legislativo sobre o poder executivo. Também denunciava a inflência do Clero na vida do país e acusava a monarquia constitucional de ser a responsável por todos os problemas que afetavam Portugal. A solução seria a República.
Vultos Proeminentes do Partido Republicano Português
Próximo
O que aconteceu em 1890/1891
Em 1890, o Ultimato Inglês provocou a revolta de vários portugueses que acusaram o governo monárquico de ter humilhado Portugal. O descontentamento nacional provocado pela cedência do governo ao Ultimato Inglês conduziu à primeira tentativa de implantação da República, no Porto, a 31 de janeiro de 1891. Os revolucionários chegaram mesmo a içar a bandeira republicana na Câmara Municipal, mas a revolta acabou por ser dominada por forças da Guarda Municipal, leais à monarquia.
Bilhete-postal (frente) com caricatura alusiva à «querela da bandeira»: à esquerda, Guerra Junqueiro. À direita, Teófilo Braga.
Ultimato Inglês - Caricatura de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1890)
Próximo
O que aconteceu em 1907
Em maio de 1907, a oposição no Parlamento e os escândalos financeiros levaram o rei, a pedido de João Franco, a dissolver as Cortes, passando este a governar em ditadura. A contestação contra a monarquia crescia dia após dia.
Presidente do Conselho de Ministros do Reino de Portugal
Bilhete postal com caricatura: «Zé Povinho» expulsando João Franco de Portugal, a chicote e pontapé.
Próximo
O que aconteceu em 1908
No dia 1 de fevereiro de 1908, o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, foram assassinados no Terreiro do Paço, em Lisboa, por republicanos que atuaram individualmente. O trono foi ocupado pelo sugundo filho do rei, D. Manuel II, que demitiu João Franco. O novo rei formou um governo com representantes dos partidos monárquicos, mas os desentendimentos entre eles foram aproveitados pelo Partido Republicano para criticar a monarquia.
Nas origens da tragédia - O regicídio
O Regicídio de 1908 e o futuro de Portugal
Próximo
O que aconteceu em 1910
Na noite de 4 de outubro de 1910, iniciou-se a Revolução Republicana. Os revoltosos, militares e civis, pertenciam sobretudo às classes médias e ao operariado . Na manhã seguinte, dia 5 de outubro, foi proclamada a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa. D. Manuel II e a rainha-mãe, D. Amélia, embarcaram, na Ericeira, para o exílio, em Inglaterra. Começava a I República.
Ilustração alusiva à Proclamação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910
«Zé Povinho» na implantação da Repúbica
Próximo
Definição de conceitos
Ditadura
Partido político
Forma de governo em que todos os poderes do Estado estão concentrados em apenas um indivíduo, um grupo ou um partido.
Associação de pessoas que defendem as mesmas ideias políticas e que têm o objetivo de governar um país.
República
Republicanismo
O chefe de Estado é o presidente da República; numa República Democrática, o presidente é eleito pelos cidadãos, ou pelos seus representantes. A duração do mandato do presidente é limitada pela Constituição.
Ideologia que defende que o progresso é indissociável da liberdade, igualdade e fraternidade. Os republicanos consideravam ainda que a monarquia era um obstáculo ao progresso e à igualdade. A República era vista como um regime igualitário em direitos.
Próximo
Fim !!!