Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
CFCs
Catarina Canelas Ramos
Created on February 1, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Tarefa 4 da página 218
formação de radicais de cloro a partir dos cfc
Trabalho feito por: -Catarina Ramos nº2 -Érica Nunes nº6 -Inês Pinto nº10 Disciplina: Fisica e Química A -Mariana Reis nº15 Turma: 10ºA - Artur Moreira nº24 2023/2024
O que são os CFC
A sigla CFC é usada para designar os clorofluorcarbonetos: compostos derivados dos hidrocarbonetos, que contêm na sua constituição, para além de hidrogénio e carbono, átomos de cloro e flúor.
Camada de ozono
A camada de ozono é uma região da atmosfera que contém uma concentração elevada de moléculas de ozono (O3). Está localizada na estratosfera, a cerca de 10 a 50 quilometros acima da superfície da Terra. A camada de ozono desempenha um papel crucial na proteção do nosso planeta, pois absorve a maior parte dos raios ultravioleta do sol, que são prejudiciais à vida na Terra.
Formação dos radicais de cloro a partir dos CFC
Os CFC são enertes na troposfera, no entanto, ao atingirem a estratosfera sem se modificarem, são decompostos fotoquimicamente pela radiação UVC . Nestas reações, uma ligação C-Cl é quebrada dando origem aos radicais de cloro.
No caso do triclorofluormetano : CCl3F (g) → Cl˙(g) + CCl2F e no caso do diclorodifluormetano : CCl2F2 (g) → Cl˙(g) + CClF2
Radicais de Cloro
Os radicais CI, ou radicais cloro, são átomos de cloro que possuem um eletrão não emparelhado na sua camada externa. Esses radicais são altamente reativos e podem participar de várias reações químicas na atmosfera. Por exemplo, na presença de luz solar, os radicais CI podem reagir com moléculas de ozono (O3), causando a destruição da camada de ozono. Isso pode ter impactos negativos no equilíbrio ecológico e na saúde humana.
Efeitos do radical Cl sobre o O3 estratosférico
O radical livre cloro ao reagir com a molécula do ozono na estratosfera dissocia-a, contribuindo para a drástica diminuição do ozono, sem ser consumido. Daí se dizer que o cloro funciona como catalisador neste processo, pois não é consumido no processo, podendo desencadear continuamente estas reações e destruir inúmeras moléculas de ozono antes de se tornar inativo. Para além disso, como proporciona um mecanismo alternativo de decomposição de moléculas de ozono acelera esse processo.
Substituições dos CFC
Os CFC podiam ser facilmente encontrados em sprays aerossóis, frigoríficos, sistemas de ar condicionado e equipamentos contra incêndios. Em 1987 foi assinado um acordo em que os países assinantes prometeram reduzir a produção e comercialização de produtos com CFC que pudessem contribuir para a destruição da camada de ozono. Estes gases foram substituídos por outros como hidrofluorcarbonetos, hidroclorofluorcarbonetos e perfluorcarbonetos, que apesar de contribuírem para o aquecimento global, não são nocivos para a camada de ozono.
Webgrafia
- Carla Rodrigues, Carla Santos, Lúcia Miguelote e Paulo Santos, 2022, Rumo à Química 10, 2° edição, Areal, Porto, Portugal
- https://apambiente.pt/ar-e-ruido/protecao-da-camada-de-ozono-0
- https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/por-qual-razao-ambiental-o-gas-cfc-tem-sido-substituido/