Os espaços organizados pela população
áreas urbanas e rede urbana
Ariana Mendes 11ºB Nº7 Prof:Rodrigo Ribeiro Geografia
Tópicos
As áreas urbanas :dinâmica interna
Rede Urbana e as relações campo-cidade
01
as áreas urbanas
Dinâmicas internas
espaço urbano
-Onde a ocupação do solo é caracterizada pelo elevado nº e concentração de infrsestruturas , estando destinado predominadamente á construção
centro urbano
-É uma área urbanizada , que se diferencia , de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios , população.serviços etc...
-Cidade- Dormitório
-Cidade ou aglomeração suburbana onde , por conveniência, se alojam as pessoas que passam o dia em outra cidade mais importante e aí exercem alguma atividade.
-Funçao urbana
-É uma atividade económica , politico-administrativa, ou social que se desenvolveu num centro urbano.
- funçáo rara
-É uma atividade económica , politico-administrativa, ou social que se desenvolveu num centro urbano.
- acessibilidade
-No senso comum,acessibilidade é uma condição de possibilidade para transportação dos entraves que criam barreira para participação de pessoas mas vários âmbitos da vida social.
- Especulação fundiária
-A especulação acontece quando se compra um terreno ou imóvel e não se faz nenhum uso dele, apenas para guardar valorizacão.
- renda locativa
-Preço do solo , determinado por um conjunto de fatores de acessibilidade infrastuturas , qualidade ambiental etc...
- Áreas funcionais
-São agrupamentos de processo que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidas.
-Diferenciação funcional
-A distribuição das diferentes atividades apresenta uma difrenciação funcional.
-Centro da cidade ou baixa
-O centro da cidade é a parte cultural e histórica e é como se fosse o "o coração da cidade".
- Diferenciação social
-É um processo social que produz as identidades e as diferenças entre individuos, grupos e segmentos a partir de atributos fisicas, económicas, sociais e culturais.
- fatores de localização industrial
-São um conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que intrefere ou se relaciona com uma distribuição das industrias em de um dado território ou entre os diferenciais territórios.
- Gentrificação
-Um processo de mudança urbana e substituição social nos bairros do centro histórico , mas quais as classes mais pobres são substituidas pelas classes mais ricas.
- malha urbana
-São as áreas ocupadas por cidades , isto é , o perimetro urbano de um munipio. Quando ocorre conurbação entre vários cidades surge um novo conceito ; as regiões metropolitanas . Revisão : conurbação é quando a malha urbana vai além do limite municipal.
- expansão urbana
-Qualquer transformção territorial , que tenha por objeto ou por efeito : o aumento da área total de solo urbanizado : a ampliação do perimetro urbano
- população urbana
- A população urbana é aquela que vive em cidades industrializadas chamadas metrópoles ou megalópoles, e que podem ter infraestrutura grande ou moderada. A atividade econômica e sua oferta de trabalho são as principais causas da migração das áreas rurais para as cidades .
- taxa de urbanização
- O nível de urbanização é dado pela percentagem da população total de um país (ou região) que vive em cidades.
- suburbanização
- A suburbanização é um processo relacionado com o desenvolvimento de subúrbios em torno das grandes cidades e áreas metropolitanas. O processo de suburbanização é gerado pelo crescimento demográfico (aumento da população total) e pela reestruturação interna das cidades.
- movimentopendular
-Movimento pendular é um termo que significa um percurso cotidiano entre cidades ou aglomerações urbanas, realizado por moradores de uma cidade que trabalham ou estudam em outra cidade próxima. A cidade em que o morador habita é chamada de cidade dormitório.
- periurbanização
- Periurbanização consiste no processo de expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade, caracterizando-se pelo desenvolvimento de atividades e estruturas urbanas misturadas com atividades rurais.
- rurbanização
- É um fenómeno que originou a criação de um espaço de transição entre o meio urbano e o rural, onde as formas do habitat urbano se misturam com as tipicamente rurais. A paisagem traduz essa transição, onde as casas rurais surgem simultaneamente com as urbanas.
- ÁREA METRAPOLITANA
- Uma região metropolitana / área metropolitana é um sistema de povoamento constituído por uma cidade principal (conjuntamente com os seus subúrbios) e respetivas áreas de influência adjacentes, que podem incluir vários centros urbanos de diferentes dimensões.
- pressão urbanistíca
- Considera-se zona de pressão urbanística aquela em que se verifique dificuldade significativa de acesso à habitação, por haver escassez ou desadequação da oferta habitacional face às necessidades existentes ou por essa oferta ser a valores superiores aos suportáveis pela generalidade dos agregados familiares
- reabilitação urbana
- A execução de obras destinadas a recuperar e beneficiar uma construção, corrigindo todas as anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas, que permitam melhorar e adequar a sua funcionalidade.
- renovação urbana
- Forma de intervenção no tecido urbano existente em que o património urbanístico e/ou imobiliário é substituído, no seu todo ou em parte muito substancial. Na aceção geral de renovação urbana, a morfologia urbana e a tipologia da edificação são alteradas.
- plano diretor municipal
- O Plano Diretor Municipal - PDM, é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais.
- plano diretor municipal
- O Plano Diretor Municipal - PDM, é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais.
- plano de urbanização
- O plano de urbanização define a organização espacial de parte determinada do território municipal, integrada no perímetro urbano, que exija uma intervenção integrada de planeamento.
- plano de pormenor
- Estabelecem regras sobre a implantação das infraestruturas e o desenho dos espaços de utilização coletiva, a implantação, a volumetria e as regras para a edificação e a disciplina da sua integração na paisagem, a localização e a inserção urbanística.
01
questõesorientadoras
- como definir cidade?
- Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros.
- quais as principais funções urbanas ?
- No espaço urbano a população dedica-se, essencialmente, a atividades ligadas ao comércio, aos serviços e à indústria, obtendo rendimentos e/ou salários mais elevados.
- como se caracterizam as áreas funcionais de uma cidade?
Essas áreas são frequentemente definidas com base nas atividades econômicas, sociais e culturais que ocorrem nelas. Aqui estão algumas das principais áreas funcionais de uma cidade: - Centro urbano; - Áreas residenciais ; - Áreas comerciais ;
Quais os principais tipos de malha urbana ?
A morfologia urbana está fortemente ligada a fatores históricos e culturais que se materializam na respetiva malha urbana que pode ser ortogonal, radioconcêntrica e irregular:-
Na planta ortogonal, as ruas são perpendiculares, por vezes resultado de um plano urbanístico de reconstrução de uma área que lhe confere o traçado geométrico
- Na malha radioconcêntrica, existe uma praça central em redor da qual se dispõem as vias circulares intersetadas por radiais que partem da praça central
- Na planta irregular, o traçado das ruas é aleatório, não havendo um critério comum de sentido e largura
Quais os principais tipos de malha urbana ?
- Planta Ortogonal
- Planta radiocêntrica
- Planta irregular
-quais as fases de expansão urbana?
- A fase centrípeta (também designada por fase de concentração urbana) é uma fase de crescimentos das cidades ocorrida na segunda metade do séc. XIX e que se caracterizou pela concentração da população e das actividades económicas no centro da cidade.
- Fase centrifuga – é o período de desconcentração demográfica e funcional que tem promovido a crescente procura das periferias para construção de habitações,implantação da industria e serviços.
-quais as caracteristicas das áreas metrapolitanas?
- Uma região metropolitana / área metropolitana é um sistema de povoamento constituído por uma cidade principal (conjuntamente com os seus subúrbios) e respetivas áreas de influência adjacentes, que podem incluir vários centros urbanos de diferentes dimensões.
-quais os principais problemas urbanos ?
- Entre os problemas urbanos, podemos classificá-los em diferentes grupos, como problemas sociais (falta de moradia, violência, pobreza) e problemas ambientais (enchentes, alagamentos, excesso de lixo, poluições sonora, visual, do ar e dos rios).
-quais as medidas de recuperação da qualidade de vida urbana ?
- Renovação urbana;-Requalificação urbana; -Reabilitação urbana;
-qual a importância do planeamento e ordenamento do território ?
- Reforçar a coesão nacional, organizar o território, corrigir as assimetrias regionais e assegurar a igualdade de oportunidades dos cidadãos; - Promover a valorização integrada das diversidades do território nacional;
01
conceitos essenciais
-rede urbana
- A rede urbana de um país possui cidades posicionadas em diferentes escalas de uma hierarquia de cidades que pode ir desde cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, até cidades médias e pequenas.
-coesão territorial
- Coesão territorial consiste, basicamente, em garantir que as populações dispõem dos mecanismos necessários para aproveitar ao máximo as características intrínsecas das áreas onde vivem.
aglomeração urbana
- A aglomeração urbana é um processo de expansão de núcleos urbanos distintos com produção e intensificação de fluxos que extrapolam os limites políticos/administrativos dos municípios.
- complementariadade
-Complementar estado daquilo que pode ser usado como complemento. Circunstância em que há interdependência entre coisas ou fenômenos.
- complementariadade
- A cooperação territorial é entendida como o desenvolvimento de atividades conjuntas relacionadas com as políticas de desenvolvimento territorial em domínios dependentes de competências administrativas distintas.
- lugar central
- Lugar central é o centro urbano (uma cidade, por exemplo) de uma região, à qual fornece bens e serviços centrais. Os lugares mais importantes, isto é, de ordem mais elevada prestam mais e mais variados serviços que os lugares de ordem inferior.
- área de influência
- A área de influência também pode se estender além de fronteiras nacionais ou administrativas em determinados contextos. A maneira mais eficaz para definir a áea de influência é avaliar a extensão geográfica de cada um dos potenciais impactos sociais e em direitos humanos do site, incluindo impactos cumulativos.
- centralidade
- No âmbito da teoria dos grafos e da análise de redes, centralidade é uma medida de importância de um vértice em um grafo.
- arco metrapolitano
- É uma metrópole muito interessante, porque tem uma zona de serviços, uma zona industrial e uma zona verde (agricultura, florestas, pedreiras, etc.), tudo por camadas, num espaço relativamente pequeno. Temos uma grande variedade, porque nesta região coexistem empresas muito grandes, muita indústria multinacional e um tecido de PME e start-ups em contínua expansão”, explica a equipa responsável pelo trabalho.
- economias de aglomeração
- A noção de "economias de aglomeração" designa os ganhos de eficiência de que beneficiam actividades produtivas em situação de proximidade geográfica e que seriam inexistentes se as actividades tivessem localizações isoladas.
- descentralização
A descentralização é o processo pelo qual as atividades de uma organização, particularmente aquelas relativas ao planejamento e à tomada de decisões, são distribuídas e transferida fora de um poder centralizado e autoritário.
- macrocefalia
A macrocefalia urbana é um fenômeno que acontece em grandes cidades, sobretudo de países ou regiões subdesenvolvidas do mundo, e que pode ser descrito como a concentração espacial desigual de pessoas e de serviços dos mais variados tipos em uma determinada cidade ou aglomeração urbana.
- bipolarização urbana
A bipolarização do sistema urbano em torno das duas grandes cidades nacionais acentuou uma tendência histórica para o desenvolvimento dessas duas urbes, centradas nos dois maiores portos nacionais e desfrutando das melhores condições naturais e de acessibilidade do país,
- policentrismo
O único ponto em comum é que o policentrismo poderia ser definidocomo uma área urbana com pluralidade de centros. No entanto, este conceito temum significado mais amplo e complexo, que varia de acordo com a perspectivaespacial, social, econômica e histórica da pesquisa.
- macrocefalia
A macrocefalia urbana é um fenômeno que acontece em grandes cidades, sobretudo de países ou regiões subdesenvolvidas do mundo, e que pode ser descrito como a concentração espacial desigual de pessoas e de serviços dos mais variados tipos em uma determinada cidade ou aglomeração urbana.
01
questõesorientadoras
- quais os atributos da rede urbana nacional?
A rede urbana portuguesa caracteriza-se pela macrocefalia (concentração populacional numa só cidade, Lisboa) e bicefalia (domínio das duas maiores cidades) e ainda pelo predomínio de cidades de pequena dimensão e quase ausência de cidades de média dimensão.
- como se classifica a rede urbana ?
Rede urbana é a designação que se dá ao conjunto de aglomerações urbanas localizadas numa determinada área, que se diferenciam pela sua dimensão e pelas suas funções, ligadas entre si por vias de comunicação e por fluxos vários.
- como promover uma rede urbana mais equilibrada ?
Planejamento Urbano Sustentável
Desenvolvimento Econômico Regional
Investimento em Infraestrutura
Habitação Acessível
Descentralização de Serviços e Instituições
- como se caracteriza o sistema urbano nacional nos contextos ibéricos e europeu ?
Grande Concentração em Capitais e Grandes Centros Urbanos
Cidades Médias e Pequenas
Descentralização Administrativa e Econômica
Turismo e Patrimônio Cultural
geografia espaço urbano
Ariana mendes
Created on January 31, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Explore all templates
Transcript
Os espaços organizados pela população
áreas urbanas e rede urbana
Ariana Mendes 11ºB Nº7 Prof:Rodrigo Ribeiro Geografia
Tópicos
As áreas urbanas :dinâmica interna
Rede Urbana e as relações campo-cidade
01
as áreas urbanas
Dinâmicas internas
espaço urbano
-Onde a ocupação do solo é caracterizada pelo elevado nº e concentração de infrsestruturas , estando destinado predominadamente á construção
centro urbano
-É uma área urbanizada , que se diferencia , de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios , população.serviços etc...
-Cidade- Dormitório
-Cidade ou aglomeração suburbana onde , por conveniência, se alojam as pessoas que passam o dia em outra cidade mais importante e aí exercem alguma atividade.
-Funçao urbana
-É uma atividade económica , politico-administrativa, ou social que se desenvolveu num centro urbano.
- funçáo rara
-É uma atividade económica , politico-administrativa, ou social que se desenvolveu num centro urbano.
- acessibilidade
-No senso comum,acessibilidade é uma condição de possibilidade para transportação dos entraves que criam barreira para participação de pessoas mas vários âmbitos da vida social.
- Especulação fundiária
-A especulação acontece quando se compra um terreno ou imóvel e não se faz nenhum uso dele, apenas para guardar valorizacão.
- renda locativa
-Preço do solo , determinado por um conjunto de fatores de acessibilidade infrastuturas , qualidade ambiental etc...
- Áreas funcionais
-São agrupamentos de processo que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidas.
-Diferenciação funcional
-A distribuição das diferentes atividades apresenta uma difrenciação funcional.
-Centro da cidade ou baixa
-O centro da cidade é a parte cultural e histórica e é como se fosse o "o coração da cidade".
- Diferenciação social
-É um processo social que produz as identidades e as diferenças entre individuos, grupos e segmentos a partir de atributos fisicas, económicas, sociais e culturais.
- fatores de localização industrial
-São um conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que intrefere ou se relaciona com uma distribuição das industrias em de um dado território ou entre os diferenciais territórios.
- Gentrificação
-Um processo de mudança urbana e substituição social nos bairros do centro histórico , mas quais as classes mais pobres são substituidas pelas classes mais ricas.
- malha urbana
-São as áreas ocupadas por cidades , isto é , o perimetro urbano de um munipio. Quando ocorre conurbação entre vários cidades surge um novo conceito ; as regiões metropolitanas . Revisão : conurbação é quando a malha urbana vai além do limite municipal.
- expansão urbana
-Qualquer transformção territorial , que tenha por objeto ou por efeito : o aumento da área total de solo urbanizado : a ampliação do perimetro urbano
- população urbana
- A população urbana é aquela que vive em cidades industrializadas chamadas metrópoles ou megalópoles, e que podem ter infraestrutura grande ou moderada. A atividade econômica e sua oferta de trabalho são as principais causas da migração das áreas rurais para as cidades .
- taxa de urbanização
- O nível de urbanização é dado pela percentagem da população total de um país (ou região) que vive em cidades.
- suburbanização
- A suburbanização é um processo relacionado com o desenvolvimento de subúrbios em torno das grandes cidades e áreas metropolitanas. O processo de suburbanização é gerado pelo crescimento demográfico (aumento da população total) e pela reestruturação interna das cidades.
- movimentopendular
-Movimento pendular é um termo que significa um percurso cotidiano entre cidades ou aglomerações urbanas, realizado por moradores de uma cidade que trabalham ou estudam em outra cidade próxima. A cidade em que o morador habita é chamada de cidade dormitório.
- periurbanização
- Periurbanização consiste no processo de expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade, caracterizando-se pelo desenvolvimento de atividades e estruturas urbanas misturadas com atividades rurais.
- rurbanização
- É um fenómeno que originou a criação de um espaço de transição entre o meio urbano e o rural, onde as formas do habitat urbano se misturam com as tipicamente rurais. A paisagem traduz essa transição, onde as casas rurais surgem simultaneamente com as urbanas.
- ÁREA METRAPOLITANA
- Uma região metropolitana / área metropolitana é um sistema de povoamento constituído por uma cidade principal (conjuntamente com os seus subúrbios) e respetivas áreas de influência adjacentes, que podem incluir vários centros urbanos de diferentes dimensões.
- pressão urbanistíca
- Considera-se zona de pressão urbanística aquela em que se verifique dificuldade significativa de acesso à habitação, por haver escassez ou desadequação da oferta habitacional face às necessidades existentes ou por essa oferta ser a valores superiores aos suportáveis pela generalidade dos agregados familiares
- reabilitação urbana
- A execução de obras destinadas a recuperar e beneficiar uma construção, corrigindo todas as anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas, que permitam melhorar e adequar a sua funcionalidade.
- renovação urbana
- Forma de intervenção no tecido urbano existente em que o património urbanístico e/ou imobiliário é substituído, no seu todo ou em parte muito substancial. Na aceção geral de renovação urbana, a morfologia urbana e a tipologia da edificação são alteradas.
- plano diretor municipal
- O Plano Diretor Municipal - PDM, é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais.
- plano diretor municipal
- O Plano Diretor Municipal - PDM, é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais.
- plano de urbanização
- O plano de urbanização define a organização espacial de parte determinada do território municipal, integrada no perímetro urbano, que exija uma intervenção integrada de planeamento.
- plano de pormenor
- Estabelecem regras sobre a implantação das infraestruturas e o desenho dos espaços de utilização coletiva, a implantação, a volumetria e as regras para a edificação e a disciplina da sua integração na paisagem, a localização e a inserção urbanística.
01
questõesorientadoras
- como definir cidade?
- Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros.
- quais as principais funções urbanas ?
- No espaço urbano a população dedica-se, essencialmente, a atividades ligadas ao comércio, aos serviços e à indústria, obtendo rendimentos e/ou salários mais elevados.
- como se caracterizam as áreas funcionais de uma cidade?
Essas áreas são frequentemente definidas com base nas atividades econômicas, sociais e culturais que ocorrem nelas. Aqui estão algumas das principais áreas funcionais de uma cidade: - Centro urbano; - Áreas residenciais ; - Áreas comerciais ;
Quais os principais tipos de malha urbana ?
A morfologia urbana está fortemente ligada a fatores históricos e culturais que se materializam na respetiva malha urbana que pode ser ortogonal, radioconcêntrica e irregular:-
Na planta ortogonal, as ruas são perpendiculares, por vezes resultado de um plano urbanístico de reconstrução de uma área que lhe confere o traçado geométrico
- Na malha radioconcêntrica, existe uma praça central em redor da qual se dispõem as vias circulares intersetadas por radiais que partem da praça central
- Na planta irregular, o traçado das ruas é aleatório, não havendo um critério comum de sentido e largura
Quais os principais tipos de malha urbana ?
- Planta Ortogonal
- Planta radiocêntrica
- Planta irregular
-quais as fases de expansão urbana?
- A fase centrípeta (também designada por fase de concentração urbana) é uma fase de crescimentos das cidades ocorrida na segunda metade do séc. XIX e que se caracterizou pela concentração da população e das actividades económicas no centro da cidade.
- Fase centrifuga – é o período de desconcentração demográfica e funcional que tem promovido a crescente procura das periferias para construção de habitações,implantação da industria e serviços.
-quais as caracteristicas das áreas metrapolitanas?
- Uma região metropolitana / área metropolitana é um sistema de povoamento constituído por uma cidade principal (conjuntamente com os seus subúrbios) e respetivas áreas de influência adjacentes, que podem incluir vários centros urbanos de diferentes dimensões.
-quais os principais problemas urbanos ?
- Entre os problemas urbanos, podemos classificá-los em diferentes grupos, como problemas sociais (falta de moradia, violência, pobreza) e problemas ambientais (enchentes, alagamentos, excesso de lixo, poluições sonora, visual, do ar e dos rios).
-quais as medidas de recuperação da qualidade de vida urbana ?
- Renovação urbana;-Requalificação urbana; -Reabilitação urbana;
-qual a importância do planeamento e ordenamento do território ?
- Reforçar a coesão nacional, organizar o território, corrigir as assimetrias regionais e assegurar a igualdade de oportunidades dos cidadãos; - Promover a valorização integrada das diversidades do território nacional;
01
conceitos essenciais
-rede urbana
- A rede urbana de um país possui cidades posicionadas em diferentes escalas de uma hierarquia de cidades que pode ir desde cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, até cidades médias e pequenas.
-coesão territorial
- Coesão territorial consiste, basicamente, em garantir que as populações dispõem dos mecanismos necessários para aproveitar ao máximo as características intrínsecas das áreas onde vivem.
aglomeração urbana
- A aglomeração urbana é um processo de expansão de núcleos urbanos distintos com produção e intensificação de fluxos que extrapolam os limites políticos/administrativos dos municípios.
- complementariadade
-Complementar estado daquilo que pode ser usado como complemento. Circunstância em que há interdependência entre coisas ou fenômenos.
- complementariadade
- A cooperação territorial é entendida como o desenvolvimento de atividades conjuntas relacionadas com as políticas de desenvolvimento territorial em domínios dependentes de competências administrativas distintas.
- lugar central
- Lugar central é o centro urbano (uma cidade, por exemplo) de uma região, à qual fornece bens e serviços centrais. Os lugares mais importantes, isto é, de ordem mais elevada prestam mais e mais variados serviços que os lugares de ordem inferior.
- área de influência
- A área de influência também pode se estender além de fronteiras nacionais ou administrativas em determinados contextos. A maneira mais eficaz para definir a áea de influência é avaliar a extensão geográfica de cada um dos potenciais impactos sociais e em direitos humanos do site, incluindo impactos cumulativos.
- centralidade
- No âmbito da teoria dos grafos e da análise de redes, centralidade é uma medida de importância de um vértice em um grafo.
- arco metrapolitano
- É uma metrópole muito interessante, porque tem uma zona de serviços, uma zona industrial e uma zona verde (agricultura, florestas, pedreiras, etc.), tudo por camadas, num espaço relativamente pequeno. Temos uma grande variedade, porque nesta região coexistem empresas muito grandes, muita indústria multinacional e um tecido de PME e start-ups em contínua expansão”, explica a equipa responsável pelo trabalho.
- economias de aglomeração
- A noção de "economias de aglomeração" designa os ganhos de eficiência de que beneficiam actividades produtivas em situação de proximidade geográfica e que seriam inexistentes se as actividades tivessem localizações isoladas.
- descentralização
A descentralização é o processo pelo qual as atividades de uma organização, particularmente aquelas relativas ao planejamento e à tomada de decisões, são distribuídas e transferida fora de um poder centralizado e autoritário.
- macrocefalia
A macrocefalia urbana é um fenômeno que acontece em grandes cidades, sobretudo de países ou regiões subdesenvolvidas do mundo, e que pode ser descrito como a concentração espacial desigual de pessoas e de serviços dos mais variados tipos em uma determinada cidade ou aglomeração urbana.
- bipolarização urbana
A bipolarização do sistema urbano em torno das duas grandes cidades nacionais acentuou uma tendência histórica para o desenvolvimento dessas duas urbes, centradas nos dois maiores portos nacionais e desfrutando das melhores condições naturais e de acessibilidade do país,
- policentrismo
O único ponto em comum é que o policentrismo poderia ser definidocomo uma área urbana com pluralidade de centros. No entanto, este conceito temum significado mais amplo e complexo, que varia de acordo com a perspectivaespacial, social, econômica e histórica da pesquisa.
- macrocefalia
A macrocefalia urbana é um fenômeno que acontece em grandes cidades, sobretudo de países ou regiões subdesenvolvidas do mundo, e que pode ser descrito como a concentração espacial desigual de pessoas e de serviços dos mais variados tipos em uma determinada cidade ou aglomeração urbana.
01
questõesorientadoras
- quais os atributos da rede urbana nacional?
A rede urbana portuguesa caracteriza-se pela macrocefalia (concentração populacional numa só cidade, Lisboa) e bicefalia (domínio das duas maiores cidades) e ainda pelo predomínio de cidades de pequena dimensão e quase ausência de cidades de média dimensão.
- como se classifica a rede urbana ?
Rede urbana é a designação que se dá ao conjunto de aglomerações urbanas localizadas numa determinada área, que se diferenciam pela sua dimensão e pelas suas funções, ligadas entre si por vias de comunicação e por fluxos vários.
- como promover uma rede urbana mais equilibrada ?
Planejamento Urbano Sustentável
Desenvolvimento Econômico Regional
Investimento em Infraestrutura
Habitação Acessível
Descentralização de Serviços e Instituições
- como se caracteriza o sistema urbano nacional nos contextos ibéricos e europeu ?
Grande Concentração em Capitais e Grandes Centros Urbanos
Cidades Médias e Pequenas
Descentralização Administrativa e Econômica
Turismo e Patrimônio Cultural