Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
KITTENS PRESENTATION
Bruna Lindeza Freches
Created on January 30, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
View
Vaporwave presentation
Transcript
Teorias Explicativas do(IN)Sucesso Escolar
Teoria sócio institucional
Bruna Freches nº3 Margarida Marques nº14 APS 21 UFCD 10379 - Intervenção socioeducativa Disciplina: CIS Professor: Pedro Ramos Agrupamento de Escolas do Fundão
íNDICE
O que é a Teoria sócio institucional ?
Introduçao
Sócio institucional e responsabilidades sociais
Conclusão
Introdução
Neste trabalho foi nos proposto na desciplina de cis na UFCD 10379 Intervenção socioeducativa, no qual tivemos de abordar a Teoria Sócio Institucional que explica o insucesso escolar e qual a sua causa para o mesmo ocorrer. Temos como objetivo conhecer uma das teorias do insucesso escolar.
Definição da Teoria sócio institucional?
A teoria socioinstitucional explica o fenómeno do insucesso escolar através de uma abordagem conflituosa, na medida em que o insucesso escolar é atribuído às relações de classes.
Teoria sócio institucional
Conflito de classes:
Cultura escolar e desigualdade social:
Responsabilidade da escola:
Práticas escolares são baseadas num modelo de "aluno ideal" que, frequentemente, penaliza os alunos em situação de desvantagem socioeconómica.
Destaca-se a importância da cultura escolar, incluindo o código linguístico transmitido pela escola, no desenvolvimento das habilidades das crianças.
É a desigualdade de classes na sociedade (baixa, média e alta), podendo ter práticas discriminatórias prejudiciais aos alunos menos favorecidos economicamente.
Teoria sócio institucional
Diferenciação pedagógica:
Fatores escolares como causas do insucesso:
Implica uma transformação nas estruturas, conteúdos e práticas escolares para adaptá-las às necessidades específicas dos alunos.
Diversos fatores escolares, como o tipo de curso e currículos, estruturas e métodos de avaliação, formas de agrupar os alunos, e a preparação dos professores, podem estar na origem do insucesso escolar.
Sócio institucional e responsabilidades sociais
Mudança nas práticas pedagógicas:
Influência da estrutura social:
Sugere que o sistema educacional é moldado pelas desigualdades sociais e econômicas existentes.
Reconhecer as diversas formas de aprendizagem e adaptar as estratégias pedagógicas para atender às necessidades específicas de cada aluno.
Sócio institucional e responsabilidades sociais
Responsabilidade do professor e da escola:
Influência da família:
Destaca a necessidade de considerar as interações entre família, escola e sociedade para compreender as causas do fracasso escolar.
O professor e a escola como responsáveis pela aprendizagem das crianças, a importância das relações entre a escola e alunos culturalmente diversos (políticos, culturais, institucionais, sócio pedagógicos e psicopedagógicos).
Sócio institucional e responsabilidades sociais
Diversidade na educação:
Chama a atenção para a desigualdade na rede escolar, nos critérios dominantes na escola, nas normas e nos comportamentos esperados.
Conclusão
Neste trabalho pudemos concluir que o fenómeno do insucesso escolar dá-se às relações de classes como por exemplo conflito de classes é a desigualdade de classes na sociedade logo pode prejudicar o bom funcionamento do aluno na escola e levá-lo ao insucesso escolar, responsabilidade da escola é baseada em práticas de um “aluno ideal”, cultura escolar e desigualdade social é o desenvolvimento das habilidades das crianças, diferenciação pedagógica são conteúdos e práticas escolares adaptadas às necessidades específicas dos alunos, fatores escolares como causas do insucesso dá-se aos diversos fatores escolares, como o tipo métodos de avaliação, formas de agrupar os alunos, e a preparação dos professores e entre outros, estes fatores podem dar origem ao insucesso escolar.
Conclusão
A teoria sócio institucional dá-se a mudança nas práticas pedagógicas reconhecendo as diversas formas de aprendizagem e adapta as estratégias pedagógicas dos alunos, a Influência da estrutura social sugere no sistema educacional que é moldado pelas desigualdades sociais e econômicas existentes, responsabilidade do professor e da escola é a aprendizagem das crianças, influência da família destaca a importância da integração da família, da escola e a sociedade.