Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
As transformações culturais...
João Pereira
Created on January 27, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
As transformações culturais após a 1º Guerra Mundial
Desenvolvimento da cultura de massas
1.
Cultura de massas
Nas primeiras décadas do século XX, houve um grande aumento no acesso á cultura, deixando de ser algo exclusivamente orientado para as elites. Assim se deu o aparecimento da cultura de massas.A sua divulgação foi influênciada por alguns fatores:
- O desenvolvimento dos transportes e comunicações;
- O aumento da instrução e do tempo livre;
- Maior participação dos civis nas atividades políticas e sindicais.
Conjunto de manisfetações culturais produzidas para um grande número de pessoas.
São "os Loucos Anos 20", obcecados com a pressa de viver novas formas de vida cultural, desde o cinema do cabaré, passando pela rádio e as competições desportivas. É também a "era do jazz-band".
"Os programas não menos gigantescos da rádio constituíam um fator igualmente poderoso de uniformização social. Pela qualidade notável dos seus programas, colocando ao alcance de todos os ouvintes debates, concertos, emissões literárias, a British Broadcasting Corporation (BBC) contribuiu para reduzir a diferença de conhecimentos entre pessoas instruídas e incultas (...). Lazer familiar por excelência, a rádio contribuiu poderosamente para unificar a língua, pela estandardização da pronúncia e das formas de expressão."
Pierre Léon História Económica e Social do Mundo, Vol.5, t. ll, B
Transformações
A imprensa registou um aumento no número de tiragem de jornais periódicos.
A literatura mantinha a sua popularidade, apareceram novos géneros literários. A banda desenhada alcançou uma grande notoriedade.
A rádio, a partir de meados da década de 20, era p meio de comunicação mais popular, pois chegava a um maior número de pessoas de todas as classes sociais.
O cinema alcançou um patamar extraordinário. As emoções que os filmes proporcionavam fascinavam o público, rendido á chamada Sétima Arte.
No desporto, popularizou se o boxe, corridas de automóveis, o ténis, o basebol, e o futebol.
"Quem diria que o desporto, antiga feira de vaidades fidalgas, despertaria a paixão de massas populares? Pois esse é o fenómeno que começa a consolidar-se nos anos 20, apesar das influências do vocabulário inglês: desportista ainda se dizia sportsman, equipa team, pontapear shootar e golo goal (...) Há um corrupio de gente, aos domingos, à volta de rudimentares campos de jogos, em pé, sobre montículos de terra, em bancadas mais ou menos improvisadas ou dentro dos próprios automóveis."
Joaquim Vieira, Portugal século XX: Crónicas em imagens1920-1930, Círculo de Leitores, 1999