Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
FINTECH PRESENTATION
Dora Machado
Created on January 27, 2024
Cyberbullyng
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Zen Presentation
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
Transcript
AÇÃO DE FORMAÇÃO ATJ2324B02NGESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA - A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO (E-LEARNING)
Formadora: Maria da Piedade Gonçalves Lopes Alves
Formanda: Dora Paula Marecos Vidal Machado
janeiro/fevereiro 2024
Cyberbullying
Cyberbullying
Hoje é possível, por exemplo, encontrar pessoas perdidas no tempo e no espaço da nossa vida, estabelecer e manter contacto com as que merecem o nosso afeto, mas também difamar, ridicularizar, intimidar, maltratar, e aí estamos perante uma nova forma de bullying, o cyberbullying.
Cyberbullying
Consiste em utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e reiteradamente, alguém, com o intuito de o magoar e de que os outros vejam (Pessoa & Amado, 2014).
Desigualdade de poder
Comportamento agressivo intencional
Caraterização
Bullying
Níveis de afeto desiguais
Repetido
Do bullying para o cyberbullying
Do espaço escolar(físico, presencial)
Para o espaço virtual(imaterial, distante)
Na internet, a difusão dos ataques é maior
Caraterização
Audiência
Anonimato
Cyberbullying
Extremamente doloroso
A qualquer hora e local
Persistência/sem remorso
Quantos aos tipos de cyberbulling, willard (2005) classifica-os de acordo com a ação realizada:Flaming - Discussões online utilizando mensagens eletrónicas com linguagem vulgar e enraivecida;. Harassement - Enviar reiteradamente mensagens indecentes, más e insultuosas; Denigration- Enviar ou postar rumores sobre alguém que prejudiquem a sua reputação; Impersonation - Fazer-se passar por outra pessoa e enviar ou colocar material para causar problemas ou perigo, ou prejudicar a reputação ou amizades; Exclusion - Excluir alguém intencionalmente e de forma impiedosa de um grupo.
De acordo com um estudo realizado pela ONG Bullying Without Borders entre 2022 e 2023, globalmente, os casos de bullying continuaram crescendo e, em média, 6 em cada 10 crianças sofreram alguma forma de bullying diariamente, seja fisicamente ou por meio de canais digitais.
Cyberbullying
Procedimentos
- não responder ao cyberbullying
- guardar todas as evidências
- denunciar o abuso às autoridades
- bloquear os agressores
- proteger as passwords
- verificar as definições de privacidade
Procedimentos Urgentes
Reportar a situação o mais rapidamente possível ao administrador do sítio (clicar em “reportar abuso”) e às entidades competentes (Polícia, GNR, Escola Segura…). Guardar as mensagens para servirem de prova.
Os comportamentos de cyberbullying podem enquadrar-se, segundo o Código Penal Português, como crime ou combinação de crimes: Ameaça (Art. 153º); Coação (Art.º154); Perseguição (Art.º154-A; Difamação (Art. 180º; Injúria (Art. 181º); Devassa da vida privada (Art. 192º); Se os agressores tiverem entre 12 e 16 anos, podem ser sujeitos a aplicação de medidas previstas na Lei Tutelar Educativa. Caso sejam menores de 12 anos aplica-se a Lei de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
Por isto, é cada vez mais importante educar para a não violência, capacitar para uma aprendizagem socioemocional, procurar melhorar as relações interpessoais e saber criar pontes que procurem evitar o aparecimento de problemas. Nenhum ato de violência deve ser ignorado!
REFERÊNCIAS:Cunha, P. & Monteiro, A. (2018). Gestão de Conflitos na Escola . Retirado de https://www.wook.pt/livro/gestao-de-conflitos-na-escola-pedro-cunha/22331274 Noronha, Z. & Noronha, M. (1992). Escola/Conflitos. Como Evitá-Los? como Geri-Los? Costa, M. (2002). Gestão de Conflitos na Escola