Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

HEALTH SCIENCES PRESENTATION

Simão Nascimento Luís

Created on January 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Disciplina: PortuguêsProfessora: Ana Oliveira Data: 26/01/2024 Módulo: 2 Alunos PRG: João Santos n.º5 Rodrigo Macieira n.º10 Santiago Barrelas n.11 Simão Luís n.º13

Índice

características do Escudeiro

Referência à intenção dos judeus

Introdução

Esclarecimento dos apartes do Moço

Exemplificação de recursos expressivos

Divisão

Carácter do nobre sem caráter

Conclusão

Caracterização do discurso

Conselhos da mãe

Demonstração da intenção da Mãe

Bibliografia

Explicitação do sentido da réplica do Escudeiro

Indicação da reação de Inês

Agradecimentos

Introdução

Este trabalho foi solicitado pela professora Ana Paula Moniz, no âmbito da disciplina de Português. Tem como objetivo entender mais sobre a obra de Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira. Este tema será compreendido e estudado, ao longo do Módulo.

Divisão do excerto em quatro partes

1ª parte- vv502-vv554: Introdução e Apresentação dos Personagens 2.ª parte- vv. 555-vv. 624: O Primeiro Encontro de Inês e Brás da Mata Primeiras impressões de cada um 3.ª parte- vv625-vv749: Opinião da Mãe/ Reflexões de Inês 4.ª parte- vv750-vv778: Casamento de Inês e de Brás da Mata

Retrato de um nobre sem carácter

O Escudeiro é um nobre sem caráter é possível observar nos 502 ao 519 , que ele é ambicioso, desconfiado, mal formado, fingido, egocêntrico e arrogante.

A mãe aconselha Inês, a se casar com um homem forte e habilidoso, que tenha uma boa qualidade de vida, e que atenda às suas qualidades e desejos, reforça também que tem de ser um homem de posses.

Conselhos da mãe

Explicitação do sentido da réplica do Escudeiro

O Escudeiro utilizando o excerto "Eu o haverei agora" demonstra confiança e uma grande autoestima em conquistar Inês Pereira, destacando características físicas, psicológicas, porém esconde a sua verdadeira identidade/ personalidade.

O Escudeiro é caracterizado com aptidões musicais, um sentido crítico elevado, confiante e corajoso, boas fadas. VV.653: ”Latão já o sono é comigo como oivo cantar guaiado.” VV.669: “Podeis topar um rabugento.” VV.673-675:“Este escudeiro aosadas onde se derem/ pancadas ele as há de levar…” VV.677:”Nele tendes boas fadas.”

Características do Escudeiro

Esclarecimento dos apartes do Moço

O Moço serve como um narrador, comentando de forma irónica ou cómica sobre a situação, os personagens ou as ações que estão ocorrendo na peça. O Moço usa ironia, trocadilhos e piadas, muitas vezes os apartes carregam um tom satírico¹, criticando de maneira leve ou divertida certos aspectos da sociedade, costumes ou convenções da época. "Ridendo castigat mores"

satírico¹- Poesia em que o autor mete a ridículo os vícios ou defeitos de uma época ou pessoa

O discurso do Escudeiro é caracterizado por uma tentativa de sedução e conquista, juntando ironia e humor, promessas exageradas, ênfase com a personalidade de Inês.

Caracterização do discurso

Demonstração da intenção da Mãe

A mãe comentando “Nunca vi judeus ferreiros/ aturar tão bem a frágua”, tem como intenção referir que os Judeus estavam trabalhando tão bem, e aguentando certas condições, para seu proveito próprio.

Indicação da reação de Inês

Inês sente-se comovida e seduzida pelo seu discurso, afirmando que não se casaria com tolos (Pêro Marques).

Referência à intenção dos judeus

Judeus fazem bênçãos a Deus, para que o casamento entre os dois seja o melhor casamento das suas vidas.

Exemplificação de recursos expressivos

Metáfora: "Diz que os olhos com que via/ eram de santa Luzia/ cabelos de Madanela." Expressividade: Os olhos de Inês são comparada aos de um ser divino, Santa Luiza, e seus cabelos a Maria Madanela. Hipérbole vv.502-505: "Se esta senhora é tal/ como os judeus me gabaram/ certo os anjos a pintaram/ e nam po der i al." Expressividade: Inês é interpretada como obra de um anjo, não havendo melhor para Brás da Mata.Ironia vv.533-534: "Como a rei corpo de mi/ mui bem vai isso assi"Expressividade: Tendo em conta os avisos de como se deve comportar.

Madanela

Santa LUIZA

Em relação às dificuldades e facilidades na realização no trabalho, não tivemos grande dificuldade. Tivemos bastante gosto em realizar este trabalho, pois o nosso objetivo sempre é ter como avaliação 20 valores. Para apresentar à turma e à professora, a qual nos vai avaliar. Esforçamo-nos ao máximo!

Conclusão

VI D E O

Bibliografia

Célia Cameira,Alexandre Dias Pinto, Carla Cardoso, Fátima Leal, Sofia Vaz Serra, Pro em Português, Minna Miná, 1.ª ed. LeYa, (s/l), 2023

Informação

Obrigado