Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Almada Negreiros
Gabrielly Santos
Created on January 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
Trabalho feito por: Gabrielly Santos 12ºC Ano letivo: 2023/2024
Almada negreiros
Indíce
02
Quem foi Almada Negreiros?
Quem foi?
03
01
Retrato de Pessoa
Obra de arte
Arte e Portugal
Introdução
05
sites utilizados para este trabalho
Webgrafia
04
O que podemos aprender deste trabalho.
Conclusão
INtrodução
A área da arte sempre foi uma área muito pouco desenvolvida e atrasada em Portugal. O início do sec XX era ainda domiando pelo naturalismo, sendo esta arte considerada como a arte "oficial". As vanguardas (um movimento artístico) apenas se começam a espalhar em Portugal
Vários artistas e escritores portugueses juntaram-se então com o objetivo de abalar o conservadorismo cultural do país, entre eles podemos referir o nome de Almada Negreiro
na segunda década do sec XX.
Modernismo
Naturalismo
Sec XIX
Segunda metade do sec XX
QUEM FOI ALMADA NEGREIROS?
Ao longo de toda a sua vida a beleza e a sabedoria foram as orientações de busca de Almada Negreiro.
José Sobral de Almada Negreiros, filho de Elvira Sobral e António Lobo de Almada Negreiros, nasceu a 7 de abril de 1893 em São Tomé e Príncipe. Destacou-se sobretudo nas áreas da pintura, literatura, dramatologia., enquadrando-se assim na primeira geração de modernistas portugueses. Considera-se que Almada Negreiros foi uma figura autodidata ( aprendeu artes por si mesmo) bastante importante no movimento modernista em Portugal.
Ler mais
OBRA DE ARTE
RETRATO DE FERNANDO PESSOA
1954
Este quadro foi feito pata o restaurante Irmãos Unidos, estabelecimento de que era sócio Alfredo Pedro Guisado, colaborador de Orpheu. Mais tarde é feita uma cópia do quadro em 1964 para a Fundação Calouste Gulbenkian.
ANÁLISE DO RETRATO DE PESSOA
Como o próprio nome já indica, esta obra trata-se de um retrato de Fernando Pessoa. Na imagem conseguimos identificar o próprio a escrever sentado numa mesa de um café ( Figurinho da Arcada, café o qual Pessoa frequentava)com os pés cruzados, nessa mesma mesa encontramos um livro que faz referência à revista "Orpheu", uma chávena de café , e vemos também uma éspecie de "luz" quadrada que ilumina Pessoa e o faz ficar como uma personalidade angular e misteriosa.
Temos a presença de:
- cores quentes e fortes ( vermelho, laranja e amarelo) e um traço fino
- figuras geométricas, mais especificamente o quadrado ( chão, mesa, parede, etc...)
- a harmonia entre os objetos
- trasmissão da natureza introspectiva de Fernando Pessoa
- elementos que nos transmitem a ideia de proximidade com a realidade
- corrente artística futurista
- identidade mítica
- de sombra e de luz
O quadro faz-nos pensar que também estamos sentados no mesmo café que Pessoa, e que o estamos a observar no canto do café vendo-o pensar e escrever.
CONCLUSÃO
Concluindo neste trabalho conseguimos entender um pouco sobre um dos principais participantes das vanguardas e também conseguimos analisar uma das suas obras mais famosas.Notamos também as diferenças presentes entre o naturalismo e o vanguardismo.
WEBGRAFIA
- https://almadanegreiros.uevora.pt/
- https://gulbenkian.pt/museu/jose-almada-negreiros-maneira-moderno/almada-negreiros-arquivo-rtp/
- https://comunidadeculturaearte.com/almada-negreiros-o-modernista-autodidata/#google_vignette
- https://ensina.rtp.pt/artigo/almada-negreiros-1893-1970/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros
- https://maislisboa.fcsh.unl.pt/almada-negreiros-modernista-criou-duas-vezes-icone-pessoa/
- https://cpanavegacoes.blogspot.com/2015/03/100-anos-de-opheu.html
- https://gulbenkian.pt/cam/works_cam/retrato-de-fernando-pessoa-139004/
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!
Em 1913 através da sua exposição individual de desenhos é feito o seu primeiro contacto com Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, este contacto resultaria mais para a frente na criação da revista “Orpheu”.Durante o seu percurso, Almada viajou para vários sítios ,como por exemplo Paris, (ação condicionada após a morte de dois dos seus grandes amigos)com o intuito de descobrir o mundo e consolidar a sua vida artistica.Quanto à sua vida pessoal, em 1934 José casa-se com Sarah Afonso e, no ano seguinte, nasce o seu primeiro filho, José.No dia 15 de junho de 1970, Almada Negreiro acaba por morrer deixando para trás o seu legado de artes e literatura.
VIDA DE ALMADA NEGREIROS
Ainda em pequeno José perde a mãe e muda-se para Lisboa, contudo, por conta de trabalho o pai do mesmo acaba por lhe deixar no Colégio Jesuíta de Campolide.A sua entrada no campo das artes começou desde novo, no início ele focava-se mais no desenho de humor contudo pouco a pouco foi-se aprofundando em outras áreas. Em 1911 José expõe as suas primeiras caricaturas e desenhos na revista “Sátira” e daí para a frente começa a sua longa jornada no mundo artístico, participando de grandes eventos de literatura e arte, escrevendo novelas, entre outras coisas.
QUEM FOI FERNANDO PESSOA NA VIDA DE ALMADA NEGREIRO?
Fernando Pessoa também esteve presente no movimento modernista em Portugal. Destacou-se especialmente na área da poesia, literatura e tradução. Fernando Pessoa entra na vida de Almada numa exposição de arte do próprio Almada em 1913. Em 1915 Almada Negreiros , Fernando Pessoa Mário de Sá Carneiro e Santa RIta fundam a revista "Orpheu" que tinha como objetivo criticar o que se passava naquele tempo e também introduzir o movimento modernista em Portugal.