Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trabalho- parte 2 de o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Laura Filipa
Created on January 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá-parte 2
Realizado por: Laura Guerreiro, Constança Borges, Mariana Romão, Santiago Figueirinha e Dinis Lança
índice: I- a ação
As sequências narrativas
Estrutura
Ação e tempo
Um novo desenlance
índice: II- os personagens
As personagens secundárias
As personagens secundárias e o narrador
A Andorinha Sinhá e o Gato Malhado
Capítulos
- Madrugada;
- Parêntesis;
- A estação da primavera;
- Novo parêntesis,para apresentar a andorinha sinhá;
- Continuação da estação da primavera;
- Capítulo inicial, atrasado e fora de lugar;
- Fim da estação da primavera;
- A estação do verão ;
- Parêntesis das murmurações;
- A estação do outono;
- Parêntesis poético;
- Parêntesis crítico;
- Continuação da estação do outono;
- Estação do inverno;
- A noite sem estrelas.
Estrutura
O essencial:
2.1
- Da situaçãom inicial
Na situação inicial chega a primavera e no primeiro dia o Gato Malhado conhece a Andorinha Sinhá. Na noite do dia em que conheceram-se, o Gato Malhado ficou doente, febril e com alucinações, pois se apaixonou. A Andorinha Sinhá é nos apresentada e contado as peças que ela provocou ao Gato.
O essencial:
2.1
- Dos acontecimentos que se sucederam
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá passaram a primavera e o verão a vagabundear pelo parque e a conversar sem jamais faltar assunto. O verão foi rápido porque o tempo da felicidade é sempre curto e no último dia o Gato Malhado disse que se não fosse gato casava com ela, o que provocou diversas murmurações que chegaram aos ouvidos dos pais da Andorinha que decidiram casar--lá com o Rouxinol.
O essencial:
2.1
- Do final apresentado
No final apresentado decorre o casamento da Andorinha Sinhá com o Rouxinol. O Gato Malhado apesar de não ter sido convidado observou-a a sair da capela e logo seguiu viagem para a casa da Cascavel.
A relaçao da Manhã, do tempo, do veto e do sapo cururu:
2.3
Os três personagens ( Vento, Manhã e Tempo) estão ligados porque a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá foi contada pelo Vento á Manhã. A mesma estava atrasada porque não deixaria o vento em quanto não contasse a história toda e o Tempo á sua espera ficava impaciente. Quando a Manhã encontrou-se com o Tempo contou-lhe a história em troca de uma rosa azul.O Sapo cururu foi quem acusou o Gato malhado de plagiar uma música de carnaval quando escreveu o soneto para a Andorinha Sinhá.
A Andorinha Sinhá e o Gato Malhado
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá conheceram-se e desenvolveram o seu relacionamento durante a primavera, que é quando as flores florescem, as árvores ficam repletas de folhas ou seja muita coisa nasce nesta época tal qual o relacionamento entre os dois.
3.1
O tempo que passaram juntos a vagabundear foi rápido pois foi feliz e o verão é a época da felicidades porque o calor chegou e as férias muitas vezes também o que sempre dá uma visão de que passou rápido o tempo. Mas exatamente no último dia foi quando o gato a pediu em casamento e durante o outono os encontros deles ficaram mais silenciosos como se tivessem uma cortina a tapar um do outro porque o outono é a chegada e o início do frio.
O casamento da Andorinha foi no inverno porque apesar de ser um casamento, o momento era triste e o inverno pode se considerar um tempo morto e triste porque as plantas são cobertas de neve e nas árvores caem folhas.
3.2 e 3.3
3.2 O capítulo foi curto porque o tempo da felicidade é sempre rápido, tal como é referido no início deste. A Andorinha Sinhá e o Gato Malhado divertiram-se a conversar e a vagabundear pelo parque,e assim, foi como passaram o verão. O autor também o escreveu curto pelo motivo de não repetir os mesmos cenários e os mesmos diálogos.
3.3 O capítulo do inverno é curto porque é quando o amor acaba e a Andorinha é obrigada a casar com o Rouxinol.
Um novo desenlance
Com os pesados, lentos e tristes passos, o Gato finalmente chegou à casa da Cascavel. Ao bater á porta e após entrar a Cascavel pergunta lhe a tremer de medo o que fizera desta vez. -Não te preocupes, apenas vim por um favor teu. -Oo…o que precisas? -Quero que acabes com o meu sofrimento. Quero que uses o teu veneno e que seja uma morte rápida. -O que!? Mas o que aconteceu? Há tempos eras tu que não querias ver--me viva. -Se não aceitas o meu pedido eu vou me embora. -Não espera. Tens mesmo a certeza de que queres esse destino? -Sim! A história por aqui acaba e podem ter a certeza de que nunca mais o nome do Gato foi ouvido. É um final triste para uma história de amor mas como já sabem é gato com gata, andorinha com pássaro e assim se sucede.
2.1 As personagens secundárias
E as sua caracterisações
- Coruja- sábia e respeitada por todos os habitantes do parque;
- Rouxinol -bom Cantor;
- Cobra Cascavel - má pessoa e egoísta;
- Reverendo Papagaio- hipócrita em pessoa;
- Sapo cururu – prestigiado membro da academia e do instituto, crítico universitário e professor de comunicação;
- O pai e a mãe da Andorinha - orgulhosos e muitos preocupados com sua filha;
- Vaca Mocha - temperamental e humor variável;
- Galo Don Juan de Rhode Island - protetor das suas galinhas;
- Galinha Carijó - a preferida do harém do Galo Don Juan de Rhode Island;
- Pato Negro e a Pata branca- convencidos e intrometidos;
Fim
A ordem pela qual os acontecimentos são narrados segue exatamente a ordem pela qual aconteceram? R.: A ordem dos acontecimentos narrados não está correta cronologicamente. O autor começa a história apresentando o Gato Malhado e tudo sobre ele na perspetiva dos habitantes do parque e logo em seguida como conheceu a Andorinha Sinhá, mas depois escreve um capítulo inicial atrasado da perspetiva da Andorinha. O narrador também faz pausas para contar ou explicar algo fora da cronologia.