Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

PEDRO SEROMENHO

"a FUGA DA ERVILHA"

Trabalho realizado por: Carolina Pisco e Gustavo Silva

SISTEMA DIGESTIVO

BOCA Na boca existem duas ações: física e química. A ação física é feita pelos dentes que trituram os alimentos em pedaços menores (mastigação). A ação química é feita pela saliva, que é produzida nas glândulas salivares, e contribui ainda para a formação do bolo alimentar. É na boca que o bolo alimentar começa o seu processo de digestão.

FÍGADO É responsável por produzir a bílis, que é um liquido verde escuro que é armazenado na vesícula biliar. A bílis é libertada no intestino delgado durante a digestão e emulsiona as gorduras. O fígado guarda os nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais.

ESÓFAGO Conecta a faringe ao estômago. No esófago continuam os movimentos peristálticos que ajudam o bolo alimentar a chegar ao estômago de uma maneira mais fácil e eficaz.

ESTÔMAGO Serve de reservatório temporário para os alimentos que chegam do esófago. O estômago segrega um suco gástrico que contém ácido clorídrico e enzimas digestivas, como a pepsina e a lípase. A pepsina é responsável pela divisão de proteínas e a lípase atua nos lípidos. O estômago continua com os movimentos peristálticos que ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos, formando o quimo.

INTESTINO GROSSO O conteúdo que chega ao intestino grosso é composto principalmente pelos resíduos que não foram absorvidos. Este órgão é bastante importante na produção das fezes.

INTESTINO DELGADO Divide-se em 3 partes: Duodeno- é a primeira parte e é responsável por misturar o quimo com os sucos pancreáticos e biliares. Jejuno- a sua principal função é absorver os nutrientes Íleo- absorve os restantes nutrientes que ainda não foram absorvidos anteriormente Os nutrientes no intestino delgado são transportados para o sangue, e de seguida, distribuídos para as células do corpo para nos fornecerem energia. O quimo transforma-se em quilo.

FARINGE A faringe é um órgão que apresenta duas funções: digestiva e respiratória. Neste órgão continua a atuar a saliva (ação química) e iniciam-se os movimentos peristálticos (ação química). A faringe direciona ainda o bolo alimentar através destes movimentos.

GLÂNDULAS SALIVARES As glândulas salivares produzem a saliva. A amílase salivar (enzima) ajuda a partir o amido em partículas menores, como a maltose. A saliva coloca os alimentos húmidos e assim facilita a sua mastigação e deglutição que é a passagem do bolo alimentar para a faringe.

PÂNCREAS O pâncreas é uma glândulas anexa que segrega sucos pancreáticos com diversas enzimas digestivas, como a amilase pancreática, lípase pancreática e a tripsina. Todas estas enzimas ajudam na divisão dos nutrientes que constituem os alimentos em unidades mais simples.

ÂNUS O ânus é a ultima parte do sistema digestivo, onde as fezes são armazenadas temporariamente até serem eliminadas para o exterior. Quando as fezes atingem uma quantidade suficiente, os músculos do ânus contraem-se para expulsar estes resíduos.