Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trotinete
Pedro Miguel Carvalh
Created on January 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Secret Code
View
Corporate Escape Room: Operation Christmas
View
Reboot Protocol
View
Horror Escape Room
View
Witchcraft Escape Room
View
Desert Island Escape
View
Halloween escape
Transcript
projeto
trotinete com lunch box
ESCAPE GAME
COMEÇAR
Safa-te desta!
a MISSÃO
Foste recrutado pelos coordenadores dos cursos da ESTG para desenvolver um projeto para a produção de uma trotinete, que incluirá uma lunch box para que o seu utilizador possa passear sem se preocupar onde irá almoçar ou lanchar. Quando inicias a tua colaboração, concluis que pouco sabes sobre como pode cada curso colaborar neste projecto. Sentes-te à deriva, sem saber para que lado te virar, sem saberes onde melhor podes empregar a tua vocação e talento. Para te ajudar, um dos coordenadores vai explicando como pode cada curso contribuir para o projeto. Mas cuidado que ele é manhoso! Só te deixa sair se souberes como pretendes contribuir!
a ESTG
DESIGN DO PRODUTO
O Designer do Produto contribui para a aparência estética e estilo do veículo, assim como para fatores relacionados com ergonomia e conforto, segurança, portabilidade, desempenho e eficiência energética (equilíbrio entre leveza, resistência e aerodinâmica da estrutura e suas componentes), integração de tecnologias inteligentes de navegação e operação, sustentabilidade (de materiais e processos de produção), facilidade de uso e manutenção, identidade da marca, entre outras, colaborando com múltiplas áreas da engenharia.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/1
Personalização
Qual o termo frequentemente associado à capacidade de um produto de ser utilizado por pessoas com diferentes habilidades e características? (escolha a opção correta)
Modernidade
Exclusividade
a ESTG
ENGENHARIA MECÂNICA
No desenvolvimento da trotinete com lunch box, o Engenheiro Mecânico desempenha atividades cruciais para integrar a lunch box de maneira segura, funcional e esteticamente agradável. A integração estrutural inclui o projeto de suportes adequados, considerando peso e dimensões. Essa atividade engloba a análise estrutural para garantir robustez, teste de protótipos para verificar a eficácia e segurança, incluindo testes de carga, e a otimização do design com base nos resultados dos testes. O objetivo é aperfeiçoar o desempenho e a usabilidade do conjunto trotinete-lunch box.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/3
Como as plantas crescem
Qual destas opções descreve melhor o que é estudado na engenharia mecânica? (escolha a opção correta)
Como as coisas se movem e funcionam
Como construir casas
CTeSP MANUTENÇÃO MECÂNICA
A manutenção das partes mecânicas da trotinete são, obviamente, passíveis de ser realizadas por um Técnico de Manutenção Mecânica.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/3
Porque há uma grande falta de profissionais dessa área no tecido empresarial de Viana do Castelo (e em outros também)
Porque deve "tirar" o CTeSP em Manutenção Mecânica? (escolha a opção correta)
Porque confere um status enorme
Porque a farda dos escuteiros permite apanhar muito frio ao nível dos joelhos
a ESTG
Engenharia da computação gráfica e multimédia
Uma das funções do Engenheiro em Computação Gráfica e Multimédia é construir interfaces amigáveis e funcionais, que se adaptem a qualquer dispositivo e tipo de aplicação. Uma possível contribuição no projeto de uma trotinete com lunch box é modelar a interação da trotinete com o seu utilizador, através de um modelo 3D, demostrando digitalmente a forma de a utilizar ou realizar a sua manutenção.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/4
Matemática e História
Quais são as condições de acesso (provas de ingresso) ao curso de Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia? (escolha a opção correta)
Geometria Descritiva e Português
Matemática e Físico-Química ou Matemática e Geometria Descritiva ou Matemática
Engenharia informática
É o Engenheiro Informático que desenvolve aplicações informáticas, plataformas de software web e para smartphones, promovendo projetos para a sociedade, operacionalizando a gestão da informação através dessas plataformas para os diversos utilizadores e várias áreas do conhecimento e redes sociais. Além de analista, consultor e gestor de sistemas informáticos, é programador dessas plataformas e configura e administra os servidores aplicacionais de suporte a essas plataformas.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/4
Engenheiro de Software
O que faz um Engenheiro Informático? (escolha a opção mais correta)
Administrador de Sistemas e Base de Dados e Administrador de Redes
As anteriores (e muito mais!)
Ctesp desenvolvimento web e multimédia
O Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Web e Multimédia desenvolve interfaces interativas e funcionais para aplicações web e móveis. Além disso, o técnico está habilitado a criar conteúdos multimédia para várias finalidades, como campanhas publicitárias ou mesmo para serem apresentados nas aplicações desenvolvidas. A contribuição para o projeto da trotinete com lunch box poderá ser na criação de um vídeo promocional, que possa ser apresentado num micro site (site web específico) do projeto, podendo este também ser outro dos contributos para o projeto.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 3/4
um curso profissional completo
Na candidatura ao Curso Técnico Superior Profissional em Desenvovimento Web e Multimédia, é obrigatório ter: (escolha a opção correta)
o ensino secundário completo ou habilitação legal equivalente, independentemente da área
vontade de aprender a saber fazer
Ctesp TECNOLOGIAS E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Este curso prepara os alunos para fazer o design e desenvolvimento de aplicações e plataformas informáticas capazes de correr em vários ambientes (web, dispositivos móveis, etc.). Além disso, o curso de TPSI tem uma forma componente de redes. No contexto da trotinete com uma lunch box, o Técnico Superior de Sistemas de Informação poderá criar uma plataforma de gestão e localização/rastreabilidade da trotinete. Por ex. se a trotinete sair de uma determinada área envia um alarme.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 4/4
Java
Qual destas ilhas tem o nome de uma linguagem de programação? (escolha a opção correta)
Pico
Skye
a ESTG
ENGENHARIA DE REDES E SISTEMAS DE COMPUTADORES
O Engenheiro de Redes e Sistemas de Computadores concebe e programa os sistemas computacionais e eletrónicos de suporte ao controlo e comunicação da trotinete. Além disso, os seus conhecimentos em redes de comunicações garantem a conectividade da trotinete e permitem funcionalidades como o rastreamento GPS e a interação com dispositivos móveis. Além disso, os seus conhecimentos em cibersegurança, segurança de redes de computadores e segurança da informação, são fundamentais para proteger os dados recolhidos, garantindo a confidencialidade e a integridade dos dados ao longo da cadeia de valor.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/5
Matemática e Física
Sabes quais são as condições de acesso (Provas de ingresso) ao curso da Licenciatura em Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores? (escolha a opção correta)
Geometria Descritiva e Português
Matemática
ENGENHARIA MECATRÓNICA
O Engenheiro Mecatrónico controla toda a alimentação dos dispositivos eletricos presentes na trotinete. A interação dos diversos sensores e atuadores presentes na trotinete são montados e geridos pelo Engenheiro Mecatrónico.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/5
Desenvolvimento de materiais biocompatíveis para implantes médicos
O que melhor define a Engenharia Mecatrónica? (escolha a opção correta)
Criação de sistemas que combinam hardware e software
Análise de estruturas e propriedades de materiais
CTESP MECATRÓNICA
Como quase todos os equipamentos modernos, uma trotinete possui um microcontrolodor para controlar o sistema e interagir e comunicar com o utilizador. O microcontrolador é um dispositivo eletrónico que contem a programação do modo de funcionamneto do sistema.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 3/5
Colocando-a à sombra
Como posso aumentar a autonomia da trotinete? (escolha a opção correta)
Não a utilizando
Fazendo arranques suaves, não andando na velocidade máxima e não a sobrecarregando de peso
CTESP SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA
Todos os sistemas eletrónicos, microcondutores e sensores necessitam de energia. A energia tem que sair das fontes de alimentação para todos esses equipamentos, surgindo neste quadro as competências dos sistemas elétricos de energia uma vez que o sistema necessita de energia para operar.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 4/5
Instalar, manter e reparar sistemas elétricos em residências, empresas e outros locais
Um Técnico Superior de Sistemas Elétricos de Energia é um profissional responsável por: (escolha a opção correta)
Vender produtos elétricos
Gerir projetos de energia elétrica
CTESP SISTEMAS ELETRÓNICOS E COMPUTADORES
Com os conhecimentos de sistemas eletrónicos e computadores podes desenvolver um projeto com um microcontrolador e vários sensores, temperatura, aceleração, geolocalização, etc., e enviar os dados para uma aplicação móvel.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 5/5
2º semestre (1º ano)
Em que semestre terei direito a um estágio curricular se frequentar o CTeSP em Sistemas Eletrónicos e Computadores? (escolha a opção correta)
4º semestre (2º ano)
6º semestre (3º ano)
a ESTG
GESTÃO
O Gestor desempenha papéis cruciais em várias áreas: Gestão de Projetos, para conceber, desenvolver e lançar uma trotinete com lunch box; Gestão de Operações, otimizando processos de produção, controle de qualidade e logística para a sua construção e distribuição; Gestão de Marketing e Inovação, para satisfazer as necessidades dos consumidores e promover eficazmente o produto; Gestão Financeira, elaborando orçamentos, controlando custos e garantindo sustentabilidade financeira; Gestão de Recursos Humanos, liderando e motivando a equipe do projeto.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/1
Economia e Matemática
Quais são as provas de ingresso à licenciatura em Gestão? (escolha a opção correta)
Matemática e Português
Economia e Matemática ou Economia e Português ou Matemática e Português
a ESTG
ENGENHARIA ALIMENTAR
É o Engenheiro Alimentar que define e recomenda os materiais seguros e apropriados para o fabrico das lunch box da Trotinete, garantindo que não haja migração de substâncias nocivas para os alimentos; define sistemas de isolamento térmico para manter a temperatura adequada dos alimentos, garantindo a segurança alimentar; implementa práticas de segurança alimentar, incluindo orientações sobre armazenamento seguro, evitando a proliferação de bactérias.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/2
Todas as seguintes (e mais algumas!)
O que faz um Engenheiro Alimentar? (escolha a opção correta)
Cria/desenvolve novos alimentos
Identifica e elimina os riscos que possam comprometer a saúde dos consumidores
CTESP QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
Neste curso aprendes quais as melhores condições de transporte dos alimentos e a avaliar o produto final. Aprendes ainda a escolher os melhores materiais de acondicionamento, para estarem em contacto com os alimentos, assim como os controlos necessários à segurança alimentar dos consumidores.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/2
Trabalhar no controlo de águas de consumo e efluentes
O que posso fazer como Técnico Superior em Qualidade e Segurança Alimentar? (escolha a opção correta)
Trabalhar no controlo de qualidade e melhoria dos alimentos que consumimos diariamente
Aceder a um estágio curricular na indústria cimenteira
a ESTG
ENGENHARIA civil e ambiente
O papel do Engenheiro Civil é vital na promoção do uso de trotinetes, desde a conceção de infraestruturas urbanas até ao design colaborativo e sustentável, influenciando a aceitação e utilização desses veículos. Prioridades incluem segurança, eficiência energética, integração tecnológica e sustentabilidade ambiental. Estratégias abrangem planeamento de recarga, modelos de negócio atrativos e colaboração com entidades governamentais. A intervenção proativa do Engenheiro Civil busca otimizar as características técnicas e de segurança na utilização das trotinetes, promovendo uma alternativa eficiente e sustentável na mobilidade urbana.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/3
Betão reforçado com fibras
Em relação a materiais de construção, qual das seguintes opções é um material compósito frequentemente utilizado na engenharia civil? (escolha a opção correta)
Vidro
Plástico reciclado
cTESP CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO
O Técnico de Construção e Reabilitação planeia, coordena e acompanha a construção de ciclovias e estradas para trotinetes, além de parques públicos e edifícios de apoio para instalar as zonas de merenda e oficinas. As suas tarefas incluem marcação topográfica, apoio aos projetistas, preparação de desenhos, quantificação de trabalhos, orçamentação e planeamento de equipas. Em obra, garante a segurança, controla tarefas construtivas, testa materiais, fiscaliza instalações hidráulicas e verifica o conforto térmico e acústico dos edifícios.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/3
Gostar de ter um papel ativo na construção do futuro de Portugal
Para me poder candidatar a um Curso Técnico Superior Profissional em Construção e Reabilitação, é obrigatório: (escolha a opção correta)
Ter o ensino secundário completo, ou habilitação legal equivalente, em qualquer área
Ter concluído o 11º ano de escolaridade
Design de Ambientes
Uma viatura desta natureza precisa de pontos de carga e de eventual concerto de pequenas avarias, que poderão ser feitos de modo DIY (Do It Yourself), faça você mesmo. Esta ‘microarquitectura’ pode ser desenvolvida pelos Designers de Ambientes, de forma a construir um projeto sustentável e que se encontre em harmonia com o espaço público onde será inserido.Este, como muitos projetos, são feitos em equipa, o que implicará uma coordenação com outras áreas como as existentes na nossa instituição.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 3/3
Interior
Um Designer de Ambientes trabalha em que âmbitos: (escolha a opção correta)
Exterior
Ambos
a ESTG
TURISMO
A relação do Turismo com este projeto (Trotinete com Lunch Box) pode ser visto em diferentes dimensões, nomeadamente na definição de soluções de mobilidade verde, como uma opção cada vez mais incentivada em termos turísticos e subjacente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (nomeadamente o ODS 11, 12 e 13). A trotinete e lunch box poderiam estar ao serviço de programas/tours que incluíssem almoço/lanche (com produtos locais), a descoberta dos territórios em curtas distâncias (ex. centro histórico de Viana), ou outras atividades turísticas.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 1/3
História, Geografia ou Português
Quais dos seguintes exames dão acesso à licenciatura em Turismo? (escolha a opção correta)
Geografia, Inglês ou História
Português, Inglês ou Economia
GASTRONOMIA E ARTES CULINÁRIAS
O curso de Gastronomia e Artes Culinárias pode contribuir para o projeto ‘Trotinete com lunch box’ com o estudo de refeições práticas e saudáveis, devidamente adequadas ao formato da lunch box (mobilidade e portabilidade).
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 2/3
Organização e gestão de eventos enogastronómicos
O que faz um Licenciado em Gastronomia e Artes Culinárias? (escolha a opção correta)
Empreendedor/Gestor de restauração
Todas as anteriores (e mais algumas!)
ctesp GESTÃO HOTELEIRA
O Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira pode contribuir para o projeto "Trotinete com lunch Box" incentivando os turistas que estão hospedados nos hotéis a deslocarem-se usando um meio de transporte sustentável.
Encontra a pista que precisas para seguir em frente!
QUESTão 3/3
Gostar de cozinhar
Para me poder candidatar ao Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira, é obrigatório: (escolha a opção correta)
Ter o ensino secundário completo ou habilitação legal equivalente, em qualquer área
Ter concluído o 11º ano
MissÃO COMPLETA
A ESTG agradece o teu contributo! Esperamos por ti nas nossas salas!
COMEÇAr NOVAMENTE
Tens a certeza que QUERES SAIR DA ESTG?
Perderás o teu progresso
sair
Voltar atrás
Missão fracassada
Tu não estás a contribuir para o projeto!!!
TENTA NOVAMENTE