Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sobre Jons Jacob Berzelius

Joana Isabel Romeiro Ludovino

Created on January 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

-Jöns Jacob Berzelius-

Disciplina: Fisicó-Quimica
Trabalho organizado por: Joana Ludovino n*5 e Sofia Regnault n*15

Nascimento,Vida e Morte

Jöns Jacob Berzelius, mais conhecido como Jacob Berzelius (nascido em 20 de agosto de 1779, Wav, Östergötland) Vesunda - 7 de agosto de 1848, Estocolmo), químico e pesquisador científico sueco, conhecido como o "Pai da Química Sueca". Ele foi um dos fundadores da química moderna e formulou alguns dos conceitos fundamentais. Estudou medicina na Universidade de Uppsala e atuou como professor de medicina, farmácia e botânica no Instituto Karolinska em Estocolmo. Ao longo de dez anos, estudou aproximadamente dois mil compostos e descreveu vários elementos químicos até então desconhecidos: cério (1803), selênio (1817) e tório (1828). Entre muitos outros elementos, isolou pela primeira vez o silício (1823), o zircônio (1824) e o titânio (1825).

Nascimento,Vida e Morte 2

Berzelius foi o responsável pela construção da notação atual da química e pela introdução dos conceitos de isomeria, halogênios, catálise e radicais orgânicos, o que o uniu a John Dalton, Antoine Lavoisier e Robert Boyle e se tornou um dos fundadores da química moderna.Monumento Berzelius no centro do Parque Berzelli, em Estocolmo.Jöns Jacob Berzelius nasceu em uma pequena vila na região de Östergötland, na Suécia. Seu pai era um pastor luterano. Além de seu trabalho clerical, ele também serviu como governador da província na época. Diretor de uma escola primária em Linköping, a capital provincial. Seu pai morreu quando ele tinha quatro anos e, logo depois, sua mãe se casou com um viúvo chamado Anders Ekmark, pastor alemão e luterano, o que trouxe certa estabilidade à vida do jovem.Este estado estável foi interrompido pela morte de sua mãe e pelo subsequente terceiro casamento de seu padrasto, no qual a custódia de Jons foi transferida para seu tio.

Nascimento,Vida e Morte 3

Ainda assim, e apesar do infortúnio que o deixara órfão, em 1797 conseguiu completar com êxito os seus estudos preparatórios e passar no exame que lhe permitiu a admissão ao curso de Medicina da Universidade de Upsala. As dificuldades financeiras fizeram-no interromper os estudos no ano imediato, retomando-os logo no ano seguinte, após ter conseguido uma modesta bolsa de estudo. Foi por esta época que teve o primeiro contacto com a química, através da leitura de uma obra de Christoph Girtanner (1760-1800), o tratado intitulado Anfangsgründe der antiphlogistischen Chemie (Fundamentos da Química Antiflogística), o primeiro livro em língua alemã a adoptar o sistema de Antoine Lavoisier.

Teoria Dualistica

O químico sueco Berzelius havia proposto seu conhecido dualismo, segundo o qual todo composto químico (orgânico ou inorgânico) possuiria dois radicais, um positivo e outro negativo, que se saturariam formando uma substância neutra.A teoria deu origem a pesquisas adicionais sobre ligações químicas. Em 1916, descobriu-se que a ligação elétrica ocorrer como uma ligação "iônica" na qual os átomos perdem ou ganhar eletroes para se tornarem átomos de cargas mutuamente atraentes, ou íoes.

Teoria Dualistica (dualismo eletroquimico)

Ele desenvolveu uma teoria chamada dualismo eletroquímico, publicada em 1819, que propunha que os compostos são criados pela junção de elementos com cargas elétricas opostas. O dualismo eletroquímico é uma teoria científica desatualizada da química que surgiu entre aproximadamente 1800 e 1830 e foi iniciada por Jöns Jacob Berzelius. Esta teoria sustenta que todas as moléculas são sais compostos de óxidos básicos e ácidos. Por exemplo, o composto sulfato de potássio é considerado um sal de K2O e SO3. A teoria de Berzelius foi baseada em sua investigação de certos sais da recém-descoberta pilha voltaica, que ele conduziu em colaboração com Wilhelm Hisinger. Eles observaram que muitos compostos poderiam ser decompostos pela corrente elétrica em componentes ácidos no eletrodo positivo e componentes alcalinos no eletrodo negativo. A teoria acabou sendo desafiada pela teoria radical e tornou-se redundante.

Descobrimentos

Inspirado na bateria de Alessandro Volta, que inspirou uma geração de químicos, o sueco Jöns Jakob Berzelius conduziu uma série de experimentos, analisou a influência da eletricidade nos elementos químicos. Em 1803, Berzelius uniu-se a um dono de uma mineradora (Wilhelm Hisinger) para fazer a pilha voltaica e ver como a eletricidade separa o sais. Metais alcalinos e alcalino-terrosos migraram ao polo negativo da pilha enquanto oxigênio, os ácidos e as substâncias oxidadas migraram ao polo positivo. Ele concluiu que ao combinar salinos originou um óxido básico de carga positiva e um óxido ácido de carga negativa.

Descobrimentos

Ele foi o primeiro a usar o oxigênio como referência para determinar pesos atômicos, determinar os pesos atômicos de aproximadamente 43 elementos e usar letras como símbolos para os elementos. Ele reconheceu a existência de isômeros na química orgânica e descobriu o fenômeno da catálise, nome que introduziu no vocabulário da química.

Importância do trabalho desenvolvido

É considerado um dos fundadores da química moderna, tal como John Dalton, Antoine Lavoisier e Robert Boyle, pois formulou alguns dos conceitos fundamentais da química.Foram particularmente importantes as suas contribuições no campo da determinação dos pesos atómicos. Apesar dos valores obtidos por Berzelius por vezes serem o dobro ou mesmo o quádruplo dos reais, eles foram fundamentais para a afirmação da teoria atómica e para as descobertas que se seguiram. Quando em 1819 os químicos franceses Pierre Dulong e Alexis Petit descobriram a regra do calor atómico, a que se juntou o aparecimento dos critérios de pureza, até então intuitivos, o trabalho de Berzelius ganhou um novo fôlego e as suas determinações adquiriram outro grau de precisão.

Importância do trabalho desenvolvido

Permitiu racionalizar os conhecimentos químicos e classificou os minerais segundo a sua composição química e instituiu a notação química por símbolos e determinou com grande precisão. Com o material e instrumentos que adquiriu, instalou, em duas salas no prédio em que morava, um modesto laboratório no qual ao longo da década seguinte analisou mais de 2 000 compostos químicos, originando uma enorme produção experimental e literária.

Prémios Recebidos

Medalha Copley (1836)"Por sua aplicação sistemática da doutrina de proporções definidas para a análise de corpos minerais, conforme contida em seu Nouveau Systeme de Mineralogie, e em outras de suas obras."

Obras Destacadas

-O estudo do o cério (1803), o selénio (1817) e o tório (1828). Entre outros elementos, isolando pela primeira vez o silício (1823), o zircónio (1824) e o titânio (1825). (estao por ordem) -Reatividade dos metais -A Teoria Dualistica -Introduziu conceitos de catálise química, isomeria, alotropia, halogênios e de radicais orgânicos.

Obras Destacadas

-Desenvolveu métodos de análise gravimétrica e instrumental. -Estudou a teoria dualística, sobre a afinidade química, organizou os nomes e símbolos de vários elementos químicos. -Introducao da Estruturacao da Notacao Quimica
(nao foram encontradas imagens)
(nao foram encontradas imagens)
(nao me aparece nada que me explique o que e)

Conclusões

O que eu posso concluir sobre os descobrimentos, as obras, as teorias e a vida em si de Jöns Jacob Berzelius e que a sua contribuição ao desenvolvimento foi significativa, destacando se pela introdução da notação química. O seu enfoque temático foi as bases para a compreensão das leis estequiométricas. Berzelius deixou um legado na história da química, sendo reconhecido pelos seus experimentos e o seu papel crucial na formulação de teorias químicas fundamentais.

Web (URLS de paginas que usamos) www.infoescola.com/biografias/jacob-berzelius/ https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$jons-jakob-berzelius www.escolamz.com/2022/03/historia-da-tabela-periodica-e.html https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25112016-151011/pt-br.php https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%B6ns_Jacob_Berzelius

Fim! :D