Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

STEVE JOBS

Horizontal infographics

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

LIZZO

Horizontal infographics

BEYONCÉ

Horizontal infographics

Transcript

Desemprego

Emprego

População Ativa

MovimentosMigratórios

Estrutura Etária

Estrutura da população

Nome: Ana Paula Monteiro Nº21481 Ana Rita Santos Nº24825

PopulaçãoJovem

Consequênciasdo envelhecimento

Causas do envelhecimentoda população

O que são classes ocas?

Tipos de pirâmides etárias

EstruturaEtária

Emigração

Imigração

MovimentosMigratórios

Taxa de atividade

Definição

PopulaçãoAtiva

Desemprego

Emprego

Emprego/Desemprego

Tipos de Pirâmides Etárias

Pirâmide Jovem ou Crescente

Uma população crescente (população jovem) apresenta uma pirâmide com base larga e topo estreito.

Pirâmide Idosa ou Decrescente

Uma população estacionária (ou população madura) tem uma pirâmide em forma de bolbo, isto é, quase tão larga na base como no centro superior.

O que pirâmides ocas?

As classes ocas são a classe etária cujo número de indivíduos é inferior ao da classe anterior e ao da classe seguinte.

Tipos de pirâmides etárias

População Decrescente

População Rejuvenescente

Uma população decrescente (população envelhecida) corresponde a uma pirâmide em forma de urna.

Uma população rejuvenescente apresenta uma pirâmide em forma de A de espadas.

População Jovem

Consequências socioeconómicas:• Elevados encargos com a educação e formação de crianças e adolescentes; • Elevados encargos com a criação de creches, escolas e hospitais; • Desemprego, principalmente os jovens; • Carências habitacionais.

Causas do Envelhecimento daPopulação

O aumento do número de idosos nos índices populacionais é uma realidade em vários países, sobretudo nos mais desenvolvidos economicamente, onde a proporção de pessoas com mais de 60 anos em relação à população total é muito representativa. De um modo geral, há várias causas que explicam o aumento da população idosa: • Redução da taxa de natalidade• Diminuição da taxa de mortalidade• Aumento da longevidade

Estrutura EtáriaA estrutura etária, ou seja, a composição da população por idades, é muito importante para se compreender e estudar a população de um país ou região, pois, por exemplo, poderá saber-se se a população tenderá a aumentar ou diminuir a partir da sua tendência para o envelhecimento ou juventude.Grupos EtáriosJovens – dos 0 aos 14 anos;Adulta – dos 15 aos 64 anos;Idosa – a partir dos 65 anos.

Estrutura Etária/ Grupos Etários

Consequências do envelhecimento da população

O envelhecimento populacional é uma das transformações sociais mais significativas do século XXI e tem implicações transversais a todos os setores da sociedade: • Mercado laboral e financeiro• Procura de bens e serviços, como a habitação • Estruturas familiares e laços intergeracionais A principal consequência do envelhecimento da população prende-se com a diminuição do número de pessoas que têm condições para trabalhar e que contribuem para o sistema de segurança social do país . Ou seja, o envelhecimento da população resulta numa maior pressão sobre a segurança social.

Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar.

Imigração em Portugal

Emigração em Portugal

A emigração é a ação de emigrar, de deixar provisória ou permanentemente um país para residir em outro.

Desemprego

A população desempregada tem vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo que em 1974 a população desempregada era 66,5 milhares e em 2013 atingiu um pico de 854,7 milhares e a partir dai tem vindo a diminuir sendo que em 2022 a população desempregada era 319,1 milhares.

Ao longo dos anos podemos reparar que o emprego tem diminuindo, sendo que em 1983 a duração média semanal do trabalho efetivo dos trabalhadores por conta de outrem era 37 horas e em 2022 passou para 32,8 horas.

Emprego

Taxa de Atividade

A taxa de atividade corresponde à proporção entre a população ativa e a população total. O resultado exprime-se em percentagem.

A população ativa inclui a população em idade ativa (16 a 89 anos) que está empregada ou desempregada. Não inclui o a população inativa que engloba os estudantes, os reformados ou os designados "desencorajados", isto é, aqueles que não procuram efetivamente emprego.

População Ativa

Taxa de Desemprego

Taxa que permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população ativa.