Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Linha do Tempo Terrazzo
Ana Paula Monteiro
Created on January 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Nome: Ana Paula Monteiro Nº21481 Ana Rita Santos Nº24825
Estrutura da população
Estrutura Etária
MovimentosMigratórios
População Ativa
Emprego
Desemprego
Estrutura Etária
Tipos de pirâmides etárias
O que são classes ocas?
Causas do envelhecimentoda população
Consequênciasdo envelhecimento
PopulaçãoJovem
Movimentos Migratórios
Imigração
Emigração
População Ativa
Definição
Taxa de atividade
Emprego/ Desemprego
Emprego
Desemprego
Uma população estacionária (ou população madura) tem uma pirâmide em forma de bolbo, isto é, quase tão larga na base como no centro superior.
Pirâmide Idosa ou Decrescente
Uma população crescente (população jovem) apresenta uma pirâmide com base larga e topo estreito.
Pirâmide Jovem ou Crescente
Tipos de Pirâmides Etárias
As classes ocas são a classe etária cujo número de indivíduos é inferior ao da classe anterior e ao da classe seguinte.
O que pirâmides ocas?
Uma população rejuvenescente apresenta uma pirâmide em forma de A de espadas.
Uma população decrescente (população envelhecida) corresponde a uma pirâmide em forma de urna.
População Rejuvenescente
População Decrescente
Tipos de pirâmides etárias
Consequências socioeconómicas:• Elevados encargos com a educação e formação de crianças e adolescentes; • Elevados encargos com a criação de creches, escolas e hospitais; • Desemprego, principalmente os jovens; • Carências habitacionais.
População Jovem
O aumento do número de idosos nos índices populacionais é uma realidade em vários países, sobretudo nos mais desenvolvidos economicamente, onde a proporção de pessoas com mais de 60 anos em relação à população total é muito representativa. De um modo geral, há várias causas que explicam o aumento da população idosa: • Redução da taxa de natalidade • Diminuição da taxa de mortalidade • Aumento da longevidade
Causas do Envelhecimento da População
Estrutura Etária/ Grupos Etários
Estrutura EtáriaA estrutura etária, ou seja, a composição da população por idades, é muito importante para se compreender e estudar a população de um país ou região, pois, por exemplo, poderá saber-se se a população tenderá a aumentar ou diminuir a partir da sua tendência para o envelhecimento ou juventude.Grupos Etários Jovens – dos 0 aos 14 anos; Adulta – dos 15 aos 64 anos; Idosa – a partir dos 65 anos.
O envelhecimento populacional é uma das transformações sociais mais significativas do século XXI e tem implicações transversais a todos os setores da sociedade: • Mercado laboral e financeiro • Procura de bens e serviços, como a habitação • Estruturas familiares e laços intergeracionais A principal consequência do envelhecimento da população prende-se com a diminuição do número de pessoas que têm condições para trabalhar e que contribuem para o sistema de segurança social do país . Ou seja, o envelhecimento da população resulta numa maior pressão sobre a segurança social.
Consequências do envelhecimento da população
Imigração em Portugal
Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar.
A emigração é a ação de emigrar, de deixar provisória ou permanentemente um país para residir em outro.
Emigração em Portugal
A população desempregada tem vindo a aumentar ao longo dos anos, sendo que em 1974 a população desempregada era 66,5 milhares e em 2013 atingiu um pico de 854,7 milhares e a partir dai tem vindo a diminuir sendo que em 2022 a população desempregada era 319,1 milhares.
Desemprego
Emprego
Ao longo dos anos podemos reparar que o emprego tem diminuindo, sendo que em 1983 a duração média semanal do trabalho efetivo dos trabalhadores por conta de outrem era 37 horas e em 2022 passou para 32,8 horas.
A taxa de atividade corresponde à proporção entre a população ativa e a população total. O resultado exprime-se em percentagem.
Taxa de Atividade
População Ativa
A população ativa inclui a população em idade ativa (16 a 89 anos) que está empregada ou desempregada. Não inclui o a população inativa que engloba os estudantes, os reformados ou os designados "desencorajados", isto é, aqueles que não procuram efetivamente emprego.
Taxa que permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população ativa.