Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Movimentos e Mecanismos
Gaspar Freire
Created on January 21, 2024
8.º G - Educação Tecnológica
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Trabalho realizado por:Artur Freire, n.º3Gaspar Freire, n.º8 Martim Santos, n.º17 8.º G Educação Tecnológica, Janeiro 2024
Movimentos e Mecanismos
Movimento
Existe movimento quando um corpo, ou objeto se desloca no espaço, num determinado tempo. Pode variar no espaço e tempo. Para termos a perceção do movimento, precisamos de comparar o objeto que se move com o que está à sua volta. O movimento é sempre relativo dependendo de quem o observa e do referencial do observador.
Variação no Tempo
Variação no Espaço
Máquinas
Os mecanismos, ou máquinas, são dispositivos criados pelo homem para realizar tarefas específicas, ajudando-o a aproveitar, dirigir ou regular a ação de forças de maneira mais eficiente e rápida. São fundamentais em várias áreas, como a indústria, transporte, comunicação, e até mesmo em nossa casa.
Operadores Mecânicos
Os operadores mecânicos são elementos fundamentais de uma máquina. Servem para transmitir forças e movimentos de uma parte da máquina para a outra e para converter eficientemente a energia de entrada no movimento desejado. Esses operadores podem ser simples, como uma alavanca, ou complexos, como sistemas de engrenagens.
Operadores Mecânicos Complexos
Operadores Mecânicos Simples
Movimento e Mecanismos
O mecanismo é uma combinação de peças de uma máquina que permite comunicar movimento ou a obter um determinado resultado. Para que os motores que acionam as máquinas produzam os movimentos apropriados ao trabalho que devem desempenhar, utilizam-se mecanismos de transmissão e mecanismos de transformação de movimento.
Transformação de Movimento
Transmissão de Movimento
WebGrafia e Bibliografia
Saber e Fazer:
- https://profruijaime.wixsite.com/saberefazer/movimentos
- https://profruijaime.wixsite.com/saberefazer/maquinas-simples
- https://profruijaime.wixsite.com/saberefazer/operadores-mecanicos
- https://profruijaime.wixsite.com/saberefazer/mecanismos-e-operadores
- https://pt.slideshare.net/Agostinho/operadores-mecnicos-educao-tecnolgica-41305572
- https://pt.slideshare.net/Agostinho/8-transmisso-e-transformao-de-movimentos-educao-tecnolgica
- https://pt.slideshare.net/Agostinho/movimento-41306113
- https://pt.slideshare.net/Agostinho/movimento-41306113
FIM
Alavancas
Plano Inclinado
Roda
Roda Dentada
Eixo
Roldanas
Engrenagem
Resalto Excêntrico
Parafuso Sem Fim
Biela-Manivela
Cremalheira
Tipos de alavancas
Interfixa
Interpotente
Inter-resistente
Tipos de Roldanas
Roldana Móvel
Roldana Fixa
Movimento Retilínio
Movimento Curvilíneo
Movimento Periódico
Movimento Uniforme
Movimento Não Uniforme
Movimento Curvilíneo
Os movimentos curvilíneos incluem rotação de objetos em torno de uma linha curva. Exemplos: - Rodas - Engrenagens - Movimento de rotação da Terra
Roldanas
As roldanas ou polias são dispositivos que facilitam içar objetos pesados, podendo distribuir o peso de forma mais equitativa.
Tipos de Roldanas
Movimento Retilínio
Os movimentos retilíneos seguem apenas uma trajetória em linha reta, como o deslocamento de um objeto ao longo de um trilho.Exemplos: - Movimento dos elevadores. - Movimento dos carros numa estrada reta. - Lançamento de um foguetão.
Interfixa
Numa alavanca interfixa o ponto de apoio está entre a aplicação da força potente e a aplicação de força resistente
Exemplos
- Tesouras
- Alicates
Interpotente
Numa alavanca interpotente a aplicação da força potente está entre a aplicação da força resistente e o ponto de apoio.
Exemplos
- Pinça
- Cana de pesca
Inter-resistente
Numa alavanca inter-resistente a aplicação da força resistente está entre a aplicação da força potente e o ponto de apoio.
Exemplos
- Carrinho de mão
- Quebra-nozes
Roldanas Fixas
Nas roldanas fixas os mancais dos seus eixos (a chapa) permanecem em repouso em relação ao suporte onde foram fixados. A roldana fixa serve principalmente para mudar a direção da força aplicada, não para fornecer qualquer tipo de amplificação mecânica.
Roldanas Móveis
Nas roldanas móveis os mancais movimentam-se juntamente com a carga que está a ser deslocada pela máquina. Servem para içar cargas pesadas e reduzir esforço necessário.
Plano Inclinado
Um plano inclinado é uma mecanismo simples que consiste numa superfície inclinada em relação ao plano horizontal (rampa). Essa inclinação facilita o movimento de objetos ao longo da superfície.
Alavancas
As alavancas são mecanismos simples que amplificam a força aplicada, permitindo levantar objetos pesados com relativa facilidade.
Tipos de Alavancas
A Roda
A roda é o elemento fundamental no deslocamento de corpos ou objetos. A maioria das máquinas que utilizamos todos os dias utiliza rodas. A roda desempenha um papel fundamental em várias aplicações práticas e históricas, sendo uma das invenções mais importantes na história da engenharia.
O Eixo
O eixo é uma peça cilíndrica que normalmente se combina com a roda para permitir o funcionamento desta. Num mecanismo, o eixo pode ter uma função móvel ou fixa. Este componente é fundamental em muitos dispositivos mecânicos, proporcionando um ponto central de rotação ou movimento.
A Cremalheira
A cremalheira é uma peça dentada retílinea. Normalmente engrena com uma roda dentada para receber ou transmitir movimento. É utilizada em sistemas que requerem precisão e confiabilidade na conversão de movimento.
Engrenagens
As engrenagens são sistemas de rodas dentadas que transferem movimento e energia de uma parte da máquina para outra.
O Resalto-Excêntrico
Chama-se ressalto a uma peça com forma de roda irregular ou deformada. O ressalto provoca na peça em contacto um movimento de vaivém. O excêntrico é uma roda com o eixo descentrado.
A Biela-Manivela
A Biela-manivela é um mecanismo que transforma um movimento circular num movimento retilíneo, ou vice-versa. Desempenha um papel fundamental na transformação do movimento de vaivém do pistão em movimento rotativo do eixo.
O Parafuso Sem Fim
O parafuso de rosca sem fim, ou parafuso sem fim, é um tipo de engrenagem onde o movimento circular gerado pelo parafuso, movimenta contínuamente uma coroa ou um pinhão.
A Roda Dentada
A roda dentada é uma peça cilíndrica com um determinado número de dentes que pode transmitir o movimento a outra roda dentada ou cremalheira.O movimento das rodas dentadas permite diferentes velocidades de rotação e direções.
Movimento Periódico
Os movimentos periódicos repetem-se em intervalos de tempo iguais. Envolvem o movimento de ida e volta, como o balanço de um pêndulo. Exemplos: - Pêndulo de um relógio
Movimento Não Uniforme
O movimento não uniforme pode ser retardado ou acelerado. Caso seja retardado, a velocidade diminui ao longo do tempo. Caso seja acelerado, a velocidade vai aumentando ao longo do tempo. Exemplos: - Um carro a acelerar, ou a travar
Movimento Uniforme
Um objeto tem movimento uniforme quando mantém a sua velocidade ao longo de um determinado periodo de tempo Exemplos: - Carrosel - Um carro em velocidade constante
Transmissão de Movimento
O sistema de transmissão do movimento é a forma como uma peça comunica o seu movimento a outra. Os mecanismos de transmissão permitem aumentar ou reduzir a velocidade e inverter o sentido ou a direção do movimento. Exemplos: - Engrenagem de rodas dentadas - Rodas dentadas e correntes (bicicleta) - Polias e correia.
Transformação de Movimento
Alguns mecanismos permitem a transformação do movimento. Por exemplo, podem transformar um movimento retilíneo em movimento curvilíneo ou vice-versa.Exemplos
- Parafuso sem fim
- Biela-manivela
- Cremalheira