Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Axalote

Matilde Bergano

Created on January 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Externato António Sérgio

Axolote

Ciências Naturais

Matilde Bergano 5ºA

Índice

Introdução

1. Apresentação do Axolote

7. Curiosidades

2. Habitat

Conclusão

Webgrafia

3. Revestimento

4. Locomoção

5. Alimentação

6. Reprodução

Introdução

Este trabalho foi realizado para a disciplina de Ciências Naturais, no âmbito da semana das ciências.

Pretende-se aprofundar os conhecimentos acerca de um animal, pouco vulgar. Deste modo, depois de realizar algumas pesquisas na internet, decobri o AXOLOTE.

Ao longo deste trabalho vão ser apresentadas algumas características do Axolote, bem como algumas curiosidades sobre ele.

1-Axolote

O Axolote é também conhecido como "monstro aquático". É uma espécie única de salamandra.

2- Habitat

Os Axolotes vivem em ambiente aquático. Encontram-se em água doce, tal como lagos e lagoas. Os locais de água doce, em redor da Cidade do México, são onde se podem observar mais Axolotes. Eles refugiam-se em águas tranquilas e na rica vegetação aquática.

3- Revestimento

· O Axolote, não tem escamas, apresenta pele lisa e delicada.

. A cor da pele pode variar entre tons de cinza, castanho e até variações albinas. A pigmentação do axolote pode ser influenciada por fatores genéticos, ambientais e de saúde.

· A pele é permeável, o que lhe permite troca de gases, nomeadamente a absorção de oxigénio, diretamente da água.

. Por exemplo, Axolotes albinos têm uma falta de pigmentação, resultando uma aparência branca ou rosada com olhos avermelhados.

4- Locomoção

. Os Axolotes movem-se de maneira elegante na água, utilizando movimentos ondulantes no seu corpo.

. Apresentam membros adaptados para a natação, com dedos longos e finos nas patas, proporcionando uma maior superfície para impulsionar e direcionar o movimento na água.

. A cauda do Axolote é longa e musculosa, desempenhando um papel fundamental na deslocação durante a natação.

5 - Alimentação

. O Axolote é carnívoro, o que significa que se alimenta principalmente de presas de origem animal.

. Os Axolotes consomem:-pequenos peixes; - larvas de mosquitos e besouros de água; -camarões de água doce; - minhocas de água - ovos de peixes.

6- Reprodução

reprodução sexuada

reprodução assexuada

Nos meses mais quentes os Axolotes depositam ovos em superficies aquáticas. Simultanemente, libertam espermatozoides na água para fertilizar os ovos. Após a fertilização, os ovos desenvolvem-se em girinos e, eventualmente, transformam-se em Axolotes. O processo de transformação é limitado e os Axolotes possuem características larvais ao longo da vida adulta.

Os axolotes têm a capacidade única de se reproduzir assexuadamente.Neste processo, os ovos desenvolvem-se sem serem fertilizados por espermatozoides. Resulta na formação de girinos sem a necessidade de um parceiro para a fertilização.

7 - Curiosidades

Ameaça de extinção

Uso em pesquisas científicas

Capacidade de regeneração

Permanência na fase larval

Os Axolotes enfrentam ameaças significativas no seu habitat natural, incluindo a perda de habitat devido à urbanização, poluição e a introdução de espécies invasoras. Como resultado, eles foram classificados como uma espécie em perigo de extinção.

A capacidade de regeneração de tecidos é valiosa para os pesquisadores entenderem melhor os processos regenerativos em animais e, potencialmente, aplicar esses conhecimentos à medicina regenerativa.

Os Axolotes mantêm características larvais ao longo da sua vida adulta, o que significa que não passam pelo processo de metamorfose para se tornarem formas terrestres.

Eles podem regenerar, várias vezes, membros perdidos, partes do coração, cérebro e até mesmo olhos. O seu poder regenerativo é uma das características mais notáveis da espécie.

Conclusão

A realização deste trabalho permitiu conhecer algumas características da vida dos Axolotes. De toda a informação recolhida a que mais me impressionou foi a capacidade de regeneração dos Axalotes, pois não é comum os seres vivos terem esta capacidade e fazerem uso dela várias vezes.

Bibliografia

O Mundo Maravilhoso dos Animais; Amigos do Livro Editores

Webgrafia

https://blogdopescador.com/axolote/