Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - pt.2
Beatriz Rodrigues Coelho
Created on January 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Zen Presentation
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
Transcript
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
2ª parte
Trabalho elaborado por: Beatriz Coelho, Artur Rosa, João Godinho e Martim Silvestre - 8ºB
As Sequências Narrativas
I - Madrugada II - Parêntesis III - A Estação da Primavera IV - Novo parêntesis para apresentar a Andorinha Sinhá V - Continuação da Estação da Primavera VI - Capítulo inicial, atrasado e fora de lugar VII - Fim da estação da primavera VIII - A estação do verão
As Sequências Narrativas
IX - Parêntesis das murmurações X - A estação do outono XI - Parêntesis poético XII - Parêntesis crítico XIII - Continuação da estação do outono XIV - A estação do inverno XV - A noite sem estrelas
As Sequências Narrativas
A ordem pela qual os acontecimentos são narrados não segue exatamente a ordem pela qual aconteceram, pois existem analepses e prolepses ao longo da história, como por exemplo, os parêntesis.
Estrutura
Situação inicial da ação:
Quando a Manhã desperta e vai contar ao Tempo a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá com o objetivo de ganhar a rosa azul.
Estrutura
Acontecimentos:
Um dia, todos os animais do parque fugiram do Gato Malhado mas uma jovem andorinha, a Andorinha Sinhá permaneceu num galho de uma árvore sem fugir. Durante esse momento eles estiveram a conversar, ou melhor, a discutir. Desde aí, só pensavam um no outro.
Estrutura
Acontecimentos:
Numa manhã, o Gato Malhado passeava pelo parque e os seus pés levaram-no até à casa da Andorinha e a partir daí passaram a encontrar-se todos os dias. No fim do verão, os dois tiveram uma conversa em que o Gato Malhado disse à Andorinha Sinhá que casaria com ela mas a Andorinha já tinha uma ideia muito fixa de que andorinhas não se casavam com gatos, instruída pela Vaca Mocha e os restantes animais do Parque.
Estrutura
Acontecimentos:
Todos criticavam o Gato e a Andorinha devido a um boato sobre os dois namorarem. Na estação do outono, o Gato Malhado ficou a saber que a Andorinha Sinhá se ia casar com o Rouxinol e desde então passou a andar muito triste e mal-humorado, tal como era antes de conhecer a Andorinha.
Estrutura
Final:
Quando o Gato saiu de lá, a pétala brilhou e encaminhou-o até ao Fim do Mundo. Com isto, a Manhã recebeu a rosa azul do Tempo.
Estrutura
O Vento, a Manhã, o Tempo e o Sapo Cururu são utilizados por Jorge Amado para criar uma atmosfera única e enriquecer a narrativa.
Ação e Tempo
A estação do verão é curta pois é a estação da felicidade e "é sempre rápido o tempo da felicidade", neste caso a felicidade retrata os bons momentos que o Gato e a Andorinha vivenciaram naquela estação. A estação do inverno não é longa pois o inverno é tempo de sofrimento e não valia a pena falar de coisas tristes e sem nexo. O que iria isso acrescentar à obra, sofrimento?
Ação e Tempo
Reconto da história:
Ação e Tempo
Um novo desenlace
Passados alguns anos, a inesperada visita finalmente aconteceu. Numa manhã alegre e contente surge no parque um animal grande, magro e charmoso. A Andorinha estava no topo da árvore quando avista esse animal, percebendo logo quem era, o suposto “morto” Gato Malhado que apesar de estar completamente diferente, surpreendentemente foi reconhecido.
Ação e Tempo
Um novo desenlace
Depois de uma longa conversa entre os dois, a Andorinha conta ao Gato que o seu amado Rouxinol a tinha deixado e fugido para muito longe do parque. Ao descobrir tal coisa, o Gato ficou triste por um lado e feliz por outro pois poderia voltar a tentar casar com a Andorinha.
Ação e Tempo
Um novo desenlace
Ao ver a reação do Gato, a Andorinha, pede-o em namoro e o Gato fica sem saber o que dizer e faz apenas "sim" com a cabeça. A Andorinha volta para casa e o Gato fica no parque o resto do dia, porém sem anunciar a sua volta a ninguém. No dia seguinte, a Andorinha volta a encontrar-se de novo com o Gato no parque e planejam como vão revelar este amor a todos os animais do parque de forma a não serem julgados.
Ação e Tempo
Um novo desenlace
No entardecer tranquilo do parque, o Gato e a Andorinha lideraram um movimento de compreensão e aceitação. Com paciência e sabedoria, eles conquistaram o respeito de todos, ensinando que a verdadeira beleza reside na diversidade e na união. À medida que o Sol se punha, a comunidade do parque reuniu-se para celebrar o amor extraordinário entre o Gato e a Andorinha.
Ação e Tempo
Um novo desenlace
Uma cerimónia colorida, repleta de músicas e risos, simbolizou o triunfo sobre os preconceitos que antes separavam os animais do parque. À noite, enquanto as estrelas pontilhavam o céu, eles descansavam lado a lado, sabendo que a verdadeira magia estava na aceitação mútua e na beleza encontrada na diversidade. E assim termina a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá.
As Personagens
Cobra Cascavel (Maléfica) - É a personagem mais temida de todos mas morava fora do parque pois foi expulsa pelo Gato Malhado. Manhã (Sonhadora) - É uma funcionária relapsa, preguiçosa, fanática por boas histórias, muito distraída e sonhadora.
As Personagens
Tempo (Mestre) - É o mestre de todos.Papagaio (Reverendo) - Passava algum tempo no seminário, onde dava aulas de religião. Por baixo da capa religiosa é um mentiroso, covarde, que fazia propostas ao público feminino e era o único que falava “a língua dos homens”.
As Personagens
Rouxinol (O Perfeito) - É belo, gentil, o professor de canto da Andorinha e o seu noivo.Velha coruja (Sábia) - Sabia a vida de toda a gente e era a única que falava bem com o Gato.
As Personagens
Galo Don Juan Rhode Island (Galã) - Praticava poligamia, orgulhoso e foi juiz do casamento da Andorinha.Pombo-Correio (Preterido) - Era um pombo de correio e era visto como um tolo porque a Pomba o traiu com o Reverendo Papagaio.
As Personagens
Pata Petita e Pato Pernóstico (Preconceituosos) - Complementam o ambiente no que diz respeito à vida social e a frase mais marcante da obra é dita pela Pata Pepita: “ pato com pata, andorinha com ave e gato com gata”. Vaca Mocha (Coscuvilheira) - Respeitada por todos pois era filha de um toiro argentino, tranquila, solene e irónica. Era vingativa, bipolar e falava portunhol.
As Personagens
Sapo cururu (Sábio) - O Sapo é quem conta a história da obra ao narrador, é visto como um ilustre e intelectual e foi quem denunciou o Gato por plagiar o soneto.
As Personagens
Personagens vs Narrador :
Carta da Andorinha para o Gato
Parque, 24 de setembro de 1948 Meu querido Gato Malhado, quero dizer-te que esta é uma carta de despedida e provavelmente a última que te vou escrever. Sabes como tenho andado triste com a notícia de que me irei casar com o Rouxinol mas tenho que aceitar pois uma andorinha não pode jamais casar com um gato. A sociedade e a minha família ficariam muito desiludidas comigo se eu não aceitasse este casamento, mesmo não estando feliz com a decisão.
Carta da Andorinha para o Gato
Peço que me entendas e que não me procures mais, não podemos voltar a encontrar-nos. Não me consigo esquecer dos momentos que passei contigo durante a estação do verão, sempre a vagabundear e a conversar contigo pelo parque. Espero que nunca me esqueças tal como eu nunca me irei esquecer de ti, meu Feio. Até algum dia, da sempre tua Sinhá.
Carta do Gato para a Andorinha
Diário de sessão de trabalho
Na quarta-feira, dia 17 de janeiro, encontramo-nos na biblioteca municipal. Não conseguimos acabar o trabalho então decidimos dividir o que não fizemos e cada um acabou a sua parte em casa. Na sexta-feira, dia 26 de janeiro juntamo-nos na biblioteca e gravamos os vídeos necessário para a realização do trabalho.