OS CINCO - Na ilha do tesouro
Alexandre Pereira
Created on January 17, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Trabalho realizado por: Alexandre Victorino Pereira , nº2, 8ºBDisciplina: Português
Projeto pessoal de leitura
Nome do autor: Enid BlytonIlustrador: não existeEdição: 18ªTítulo: Os Cinco na Ilha do TesouroTítulo original: Five on a Tresure IslandTradução: Mariana AvelãsEditora: Oficina do livroData da 1º publicação: 1942Data desta edição: Outubro 2020
Sobre o livro
Escolhi-o porque, gostei do título, gosto de aventuras e tive curiosidade em saber o porquê do título do livro. O que me atraiu foi a sinopse, é um resumo muito divertido. Para mim, um livro é uma forma de ganhar mais vocabulário e desenvolver a imaginação.
Razões para a escolha do livro
Personagens
- Júlio;- Ana;- David;- Maria José;- Tim (cão);Outras personagens:- Alberto;- Clara;- Alf
A história começa com os três irmãos, Júlio, Ana e David, que vão passar férias a casa da prima Zé e do seu cão Tim. De início, é complicado conseguirem relacionar-se com a prima, porque ela é uma rapariga com um feitio díficil de se compreender. Mas isso muda quando decidem ir explorar um navio naufragado ao largo de uma ilha misteriosa ( ilha de Kirrin). É aí que toda a aventura começa. Ao chegarem à ilha, "os cinco" descobrem um mapa de um tesouro que vão tentar encontrar. O problema é que eles não são os únicos em busca do tesouro: uma dupla de ladrões está também no seu encalce. No meio desta busca pelo tesouro, muitos são os perigos que estes jovens encontram. No meio de tantas aventuras e desventuras, "os cinco" conseguem ficar com o tesouro e prender os ladrões.
Resumo da história
"Os três homens ficaram na areia, a ver a Zé conduzir o barco com firmeza rumo a terra. Estavam de mãos atadas, com o barco completamente inutilizado. - O barco de pesca que trouxeram é demasiado grande para entrar na enseada - comentou a Zé, enquanto remava energicamente. - Vão ter de ficar ali até que alguém os vá buscar com um barco mais pequeno. Devem estar fulos! Quando passaram ao largo do barco de pesca, foram abordados por um homem. - Ó de bordo! Vêm da ilha de Kirrin? - Não respondam! - ordenou a Zé. - Não digam nada! E assim ficaram calados, a olhar para o outro lado, como não se tivessem ouvido nada. - Ó de bordo! - repetiu ele, a perder as estribeiras. - são surdos? Vêm da ilha?"
Excerto (páginas 171 - 172)
"As crianças mantiveram-se em silêncio e continuaram a olhar para o lado enquanto a Zé remava sem parar. O homem no barco de pesca desistiu e lançou um olhar preocupado para a ilha. Não tinha grandes dúvidas de que as crianças vinham de lá, e sabiam o suficiente acerca das atividades dos comparsas para se interrogar se estaria tudo bem. -Ele pode pegar num bote para ir ver o que aconteceu – disse a Zé. – Mas não pode fazer muito mais do que trazer os outros e meia dúzia de lingotes. Não acredito que se arrisquem a roubar o que quer que seja, agora que conseguimos escapar e vamos contar a toda a gente o que se passou. O Júlio virou-se para trás e ficou a observar o barco de pesca. Ao fim de algum tempo, viu um pequeno bote a ser lançado ao mar. - Tinhas razão, Zé. Já perceberam que aconteceu alguma coisa e vão buscar os outros três. Que pena!"
Excerto - continuação
"Entretanto, chegaram à costa. Saltaram logo para a água e puxaram o barco até à areia. O Tim também a corda, enquanto dava ao rabo, feliz da vida. Adorava participar em tudo o que os seus amigos faziam! - Vais levar o Tim ao Alf? – perguntou o David. A Zé abanou a cabeça. - Não, não há tempo a perder. Vamos já contar o que aconteceu. O Tim fica preso na cerca do jardim. Dirigiram-se a toda a velocidade para o Casal Kirrin. A tia Clara estava a trabalhar no jardim e ficou muito surpreendida quando viu as crianças com um ar tão ansioso e desmazelado."
Excerto - continuação
Eu escolhi este excerto porque achei interessante partilhar um pouco do desfecho desta aventura e motivar-vos a lê-la.
Motivo da escolha do excerto
Este livro é um livro infanto-juvenil. Retrata uma aventura de um grupo de amigos rapazes e raparigas. Na minha opinião, o livro é muito divertido. Mostra a importância da amizade e de partilha.
A minha opinião
Enid Blyton nasceu a 11 de agosto de 1897 , e veio a falecer em 28 de novembro de 1968 de nacionalidade inglesa, é autora de muitos livros de aventuras para crianças e adolescentes. Escreveu histórias que ficaram para sempre no imaginário dos portugueses, como "Os Cinco" ou "Os Sete", e criou personagens que ainda hoje fazem parte do nosso quotidiano, como o conhecido Noddy.Os seus livros foram traduzidos em cerca de 90 línguas.
A autora
Book trailer - 1957
Reportagem da coleção os cinco
Webgrafia
Imagens: Vídeos: Biografia da autora:
https://www.youtube.com/watch?v=Nt6ePMNLOv0
https://www.leyaonline.com/pt/autores/enid-blyton-2/
https://en.wikipedia.org/wiki/Enid_Blyton
https://en.wikipedia.org/wiki/Enid_Blyton
https://www.publico.pt/2011/09/05/p3/noticia/os-cinco-de-enid-blyton-regressam-com-novo-visual-1811916
https://www.wook.pt/livro/os-cinco-na-ilha-do-tesouro-enid-blyton/11258361
https://www.aconteceagenda.pt/evento-75/os-cinco-na-ilha-do-tesouro
https://pt.vecteezy.com/fotos-gratis/livros
https://www.facebook.com/watch/?v=561640731104982