Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho História 12°LH

Bruna Mendes

Created on January 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

A Geografia Política após a I Guerra Mundial

Bruna Mendes Nº2, Carolina Neves Nº3 e Francisco Cardeira Nº7

Inicio

ÍNDICE

  • Introdução;
  • A Conferência de Paz;
  • A importância da mensagem em catorze pontos do presidente Wilson;
  • Os acordos de paz e a sua importância para a criação de uma nova geografia política e uma nova ordem internacional;
  • O triunfo das nacionalidades e da democracia;
  • Conclusão;
  • Biblio e Webgrafia;

Introdução

Depois de quatro anos de destruição e morte, a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim no dia 11 de novembro de 1918, com a capitulação da Alemanha. Numa carruagem de comboio em Rethondes, na floresta de Compiègne, França, teve lugar a assinatura do armistício entre os generais aliados e alemães. Os soldados saíam de cena, enquanto os políticos subiam ao palco das negociações. Entre eles, o presidente americano Wilson assumiu um papel de relevo.

Fotografia restaurada do artista francês Maurice Pillard Verneuil

Introdução

Já em janeiro de 1918, numa mensagem em 14 pontos endereçada ao Congresso, apresentou-se os princípios que deveriam nortear uma convivência internacional pacífica: prática de uma diplomacia transparente; liberdade de navegação e de trocas; redução dos armamentos; respeito para com as nacionalidades; criação de uma liga das nações. Os "14 pontos" do Presidente Woodrow Wilson serviriam de base aos trabalhos da Conferência de Paz, mas os atores políticos europeus também tinham o seu guião para o pós-guerra.

Documento 2 do manual, página 13

A Conferência de Paz

A Conferência de Paz teve início em janeiro de 1919, em Paris. Ao contrário das conferências do passado, apenas estiveram presentes as delegações das potências vencedoras e, de entre estas, somente quatro acabaram por assumir a liderança: a França, com Clemenceau; a Grã-Bretanha, através de Lloyd George; os Estados Unidos, com o Presidente Wilson; a Itália, representada por Vittorio Orlando.

A realização da Conferência de Paz de Paris

"Os Quatro Grandes" na página 14 do manual Doc3

A Conferência de Paz

Apesar das dificuldades em obter consensos, já que os interesses dos vencedores divergiam, os acordos de paz surgiram a partir de junho de 1919, resultando em vários tratados assinados em palácios dos arredores de Paris. O mais conhecido é o de Versalhes, assinado com a Alemanha, logo seguido dos tratados de Saint-Germain-en-Laye, de Neuilly, de Trianon e de Sevres. A eles se ficou a dever uma nova ordem internacional e uma nova geografia política, com claras implicações no mapa da Europa e do Médio Oriente:

  • Fim dos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Otomano';
  • Nascimento de novos Estados: na Europa: Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Checoslováquia, Jugoslávia e Hungria; na Ásia, Arábia Saudita, Síria e Líbano (mandatos da França); Iraque e Palestina (mandatos da Grã-Bretanha);
  • Ampliação de fronteiras: a França recuperou a Alsácia-Lorena; a Bélgica ganhou os cantões de Eupen e Malmédy; a Itália obteve o Tirol e a Ístria; a Dinamarca viu regressar a parte norte de Schleswig; a Roménia recebeu a Transilvânia e a Bessarábia; e a Grécia tomou posse da Trácia.

A importância da mensagem em catorze pontos do presidente Wilson

A Mensagem em Catorze Pontos do presidente , apresentada em 8 de janeiro de 1918, é considerada um marco na diplomacia internacional. Esses 14 pontos estabeleciam princípios que impactaram a Europa e o mundo em diversos aspetos pois: Continha uma proposta de Paz Justa e Duradoura, que enfatizava a necessidade de um tratado que não fosse punitivo e em que apoiava à Autodeterminação dos Povos defendendo o direito dos povos a decidirem seu próprio destino, influenciando a reorganização das fronteiras europeias. O Presidente Wilson na mensagem dos catorze pontos também propunha a Transparência Diplomática ao apoiar a rejeição da diplomacia secreta em favor de relações claras entre países o que abriu caminho para um Livre Comércio e Navegação ao apoiar a eliminação de barreiras económicas que pudessem gerar conflitos internacionais, promovendo, assim, uma economia global mais estável.

Woodrow Wilson

Transparência Diplomática

Os acordos de paz e a sua importância para a criação de uma nova geografia política e uma nova ordem internacional

Os acordos de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial, especialmente o Tratado de Versalhes de 1919, tiveram um impacto profundo na reconfiguração da geografia política e na criação de uma nova ordem internacional. Esses acordos visavam não apenas encerrar formalmente o conflito, mas também redesenhar as fronteiras da Europa e do Oriente Médio, moldando a geopolítica global por décadas.

Os acordos de paz redistribuíram o equilíbrio de poder entre as potências europeias. A França e o Reino Unido saíram fortalecidos territorialmente, mas enfraquecidos economicamente. Os Estados Unidos emergiram como uma potência econômica e militar crescente, embora optassem por um certo isolamento na década de 1920. A Rússia, após a Revolução de 1917 e a retirada da guerra, ficou inicialmente à margem das negociações de paz, mas a ascensão da União Soviética tornaria-se-ia uma questão geopolítica central nas décadas seguintes.

Os acordos de paz e a sua importância para a criação de uma nova geografia política e uma nova ordem internacional

Os acordos de paz também levaram à reorganização do Médio Oriente com a desmembração do Império Otomano, resultando na criação de diversos novos territórios, muitos deles sob controle europeu através do sistema de mandatos da Liga das Nações. Esses mandatos criaram os Estados modernos de Iraque, Síria, Líbano, Transjordânia e Palestina, que ficaram sob controle britânico e francês. Essa reorganização foi um dos precursores dos conflitos geopolíticos no Médio Oriente que persistem até os dias atuais.

Os acordos de paz e a sua importância para a criação de uma nova geografia política e uma nova ordem internacional

  • Redesenhou-se as fronteiras europeias, pois a guerra levou a queda dos grandes impérios como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano e o Império Russo. Os tratados de paz resultaram no nascimento de novos Estados-nacionais, como Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia.
  • O Tratado de Versalhes impôs a devolução de territórios por parte da Alemanha, como a Alsácia-Lorena à França, além de restrições sobre a unificação com a Áustria (Anschluss) e a perda das suas colónias ultramarinas.

documento 3 ponto C página 14 do manual

O triunfo das nacionalidades e da democracia

O conceito do triunfo das nacionalidades e da democracia após a Primeira Guerra Mundial está profundamente ligado às transformações políticas e ideológicas que surgiram como resultado do conflito. A guerra abalou os impérios multinacionais e fortaleceu ideias como autodeterminação e democracia. A Primeira Guerra Mundial provocou o colapso de impérios multinacionais, como os Alemão, Austro-Húngaro, Russo e Otomano, facilitando o surgimento de novos baseados na identidade nacional.

Estados-nação

O triunfo das nacionalidades e da democracia

Após a Primeira Guerra Mundial, o conceito de democracia ganhou força, impulsionado pelo colapso de impérios e pela insatisfação com monarquias absolutistas. A guerra levou a um aumento da demanda por participação popular e sistemas democráticos. A queda de várias monarquias na Europa favoreceu a expansão do sufrágio, com muitos países adotando o direito de voto universal. No Reino Unido, por exemplo, a participação feminina no esforço de guerra contribuiu para a conquista do direito de voto para as mulheres em 1918.

Trabalhadoras em uma fábrica de borracha em Lancashire fazem boquilhas para máscaras de gás.

O triunfo das nacionalidades e da democracia

Além disso, a criação da Liga das Nações também foi um marco importante, como o objetivo de promover a cooperação internacional e a resolução pacífica de conflitos, embora não tenha conseguido evitar a Segunda Guerra Mundial. A Liga representou um passo inicial na construção de uma ordem mundial baseada em princípios democráticos, que mais tarde se refletiu na criação da ONU.

Conclusão

Podemos concluir que a 1ª Guerra Mundial mudou radicalmente a geografia e politica mundial. Através da assinatura dos tratados, como o de Versalhes e o de Nueilly, serviram não só para redefinir as fronteiras como para redefinir tambem as potências mundiais. Através da criação da Liga das Nações foi dado, o que por muitos é considerado o primeiro passo para a paz no mundo. Desta forma, com todas as ações resultantes dos acordos e tratados, marcou-se o início de uma nova ordem mundial que viria a afetar profundamente o século XX.

Biblio e webgrafia

  • https://conhecerahistoria12.blogspot.com/2011/10/um-novo-equilibrio-global.html
  • https://minionupucmg.wordpress.com/2017/06/17/conhecendo-a-origem-da-conferencia-de-paz-de-paris/
  • https://fazendohistorianova.blogspot.com/2014/10/a-grande-guerra.html
  • https://www.britannica.com/event/Fourteen-Points
  • https://ensina.rtp.pt/explicador/o-tratado-de-versalhes-e-outras-consequencias-da-i-guerra-mundial/

Fim

Obrigada !!

Diplomacia Transparente

A diplomacia transparente refere-se à ideia de que as relações e negociações entre Estados devem ser feitas de forma aberta e pública, sem acordos ou tratados secretos. Este conceito ganhou força no contexto do início do século XX, após a Primeira Guerra Mundial. O presidente norte-americano Woodrow Wilson, no seu plano de 14 pontos para a paz (1918), defendeu a diplomacia transparente como uma forma de prevenir guerras, uma vez que a diplomacia secreta entre potências europeias tinha contribuído para o eclodir do conflito. A transparência visava promover a confiança mútua entre os Estados e a resolução pacífica de conflitos.

Woodrow Wilson

Woodrow Wilson (1856-1924) foi o 28º presidente dos Estados Unidos, servindo de 1913 a 1921. Nascido em Staunton, Virgínia. Wilson foi eleito para a presidência em 1912 como democrata, e sua administração foi marcada por conquistas significativas na política externa e interna. Na política externa, Wilson desempenhou um papel fundamental no fim da Primeira Guerra Mundial com a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919.

Estados-Nação

O Estado-nação é uma entidade política que se caracteriza por unir um grupo de pessoas que compartilham uma mesma identidade cultural, linguística, histórica ou étnica sob um governo soberano. Este conceito consolidou-se principalmente nos séculos XIX e XX, com o surgimento de movimentos nacionalistas que visavam criar Estados independentes para nações específicas. No caso da Europa, após a Revolução Francesa e durante o processo de unificação de países como Itália e Alemanha, os Estados-nação tornaram-se a base do sistema internacional moderno. O nacionalismo desempenhou um papel crucial na criação de Estados baseados na ideia de que uma nação deve ser governada por um Estado que corresponda aos seus interesses e identidade.