Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
TELEVISION PRESENTATION
Joana Sebastião Gaspar
Created on January 14, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Start
Conceito de Multimédia Digital
A palavra multimédia pode ser definida como a junção entre duas partes:
Multi
Media
Assim, refere-se à utilização de diferentes meios de divulgação da informação.
Meio
Múltiplo
Conceito de Multimédia Digital
Multimédia é a designação da combinação, controlada por computador e pode ser representada, armazenada, transmitida e processada digitalmente, existindo um tipo de media estático (texto,gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, aúdio ou animação).
Os media estáticos e dinâmicos são tipos de media que servem de base á criação de sistemas e aplicações multimédia.
Conceito de Multimédia Digital
Quanto à sua origem os tipos de media podem ser:
recolhidos do exterior para o computador através de, por exemplo: scanners ou microfones
Capturados
Sintetizados
produzidos pelo próprio computador
Divulgação de conteúdos multimédia pode ser feita online (através da internet) ou offline (através de suportes de armazenamento)
Fundamentos da interatividade
- O conceito de interatividade está intimamente ligado ao conceito de interação.
- A interação é uma característica humana e que surge naturalmente nas relações humanas.
- Interatividade é a interação entre humano e a máquina através de uma interface.
- É utilizado em várias áreas do conhecimento, como o marketing, a psicologia, a publicidade, as artes, os sistemas de informação, a comunicação, na realidade virtual e na multimédia.
- Na informática definimos interatividade como a interação entre humanos e sistema informático através da introdução de dados e comandos, sendo que o utilizador controla a sua experiência e possibilita-lhe gerir as suas ações e os resultados das mesmas.
Fundamentos da interatividade
Existem outros conceitos de interatividade:
- Elemento para o estudo da comunicação mediada por computador da educação à distancia, engenharia de software e outras áreas em que há interação pessoa máquina.
- Capacidade de controlo da informação que chega ao utilizador de forma ativa.
- Interação entre pessoa e máquina através de interfaces gráficas em tempo real.
- A multimédia interativa é então um precesso comunicacional em que o sistema reage e se adapta criando novas situações com a disponibilização de diversas informações associadas ás suas ações, permitindo que esta experiencia seja diferente e única para cada utilizador.
Fundamentos da interatividade
- A realidade virtual são ambientes simulados através do computador, permitindo a interação dos utilizadores, visualizando e manipulando objetos. Estes ambientes podem ser recreações de ambientes já existentes ou criações originais que não existem na realidade mas apenas no ciberespaço.
- A realidade aumentada é a sobreposição de elementos ou informação virtual do mundo real, aumentando a precisão e eficiência.
- A realidade híbrida é a conjugação de realidade virtual e aumentada. Desta forma, são desenvolvidos novos ambienetes em que o utilizador pode interagir com objetos virtuais atavés da integração destes no mundo real.
Fundamentos da interatividade
Características da interatividade:
Comunicação
transmissão reciproca entre utilizador e sistema, através de dispositivos ligados ao sistema
Feedback
permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador
Controlo e resposta
permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual
Tempo de resposta
é o tempo que decorre entra a ação do utilizador e a alteração do sistema
Adaptabilidade
é a capacidade do sistema alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre o sistema
Fundamentos da interatividade
Na relação homem máquina podem ser identificados os níveis de interatividade:
o utilizador tem controlo limitado sobre o conteúdo de ambiente virtual, a interação e o feedback são controlados pelo sistema e são pré-programados, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores
Reativa
o utilizador controla a sequência, ritmo e estilo das ações desenvolvidas sobre o ambiente virtual
Coativa
o utilizador tem controlo da estrutura e conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, controla dinamicamente o desenvolvimento do seu conteúdo
Proativa
Fundamentos da interatividade
Existem diferentes tipos de interatividade:
Linear
o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo á seguinte ou anterior. As ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa
De suporte
o utilizador recebe apoio sobre o seu desempenho por parte do sistema através de mensagens de ajuda e complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa
o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa
Hierárquica
Sobre objetos
o utilizador ativa objetos com o rato ou outro dispositivo para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores
Fundamentos da interatividade
Reflexiva
o sistema efetua perguntas a que o utilizador responde. Estas respondem ser comparadas com outras, permitindo uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa
o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa
De hiperligação
De atualização
a interatividade entre sistema e utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode ser constituído por perguntas de formato simples até formatos mais complexos que podem incorporar componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa
o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento dos componentes deste atingindo um objetivo específico. Para tal, tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa
Construtiva
Importância das tecnologias multimédia na atualidade
- As tecnologias multimédia integram os equipamentos, sistemas e a representação digital da informação.
- Permitem processar, transmitir, armazenar e apresentar a informação fazendo com que seja possível a criação e o funcionamento das aplicações multimédia através da integração dos media (texto, imagem , animação, vídeo e áudio).
- Estão presentes no dia-a dia a nível profissional e pessoal, em diferentes áreas, como por exemplo publicidade, entretenimento, arte, ensino, jornalismo, engenharia, medicina, industria, etc.
- As aplicações multimédia são os programas informáticos responsáveis pelo controlo e apresentação ao utilizador dos media de forma combinada.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- A representação digital possibilita a utilização de programas de armazenamento, modificação, combinação e apresentação de todos os tipos de media.
- Podemos também transmitir os dados por meio de redes informáticas ou armazenados em suportes (pen drives, cartões de memória e discos).
- Os dados assumem um conjunto de valores discretos ou discontínuos processados em intervalos de tempo discretos.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
A figura mostra o exemplo de um sinal que assume uma gama de valores contínuos no tempo. Este tipo de sinal chama-se analógico enquanto que os sinais processados por um computador são digitais.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- Os sinais digitais dos circuitos electrónicos de um computador são constituídos apenas por dois níveis de tensão elétrica. Ao nível mais baixo associa-se o valor 0 e ao nível mais alto o valor 1.
- Com base no sistema de numeração binária (0 e 1) é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. Nestes circuitos, o bit é a unidade mínima de informação de um sinal, podendo assumir um dos dois valores do código binário.
- Os caracteres e símbolos necessários à comunicação são representados por 8 bits (Byte)- correspondente ao seu código ASCII.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- Se os sinais que circulam num computador ou gerados por um teclado são digitais, o sinal que o microfone produz é analógico. Assim, para obter este sinal no computador há necessidade de o converter para uma sequência de bits, ou seja, digitaliza-lo.
- A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quentização e codificação.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- A amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos.
- Como um sinal analógico é contínuo no que diz respeito a tempo e amplitude, contem um número infinito de valores dificultando o seu processo por computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.
- Na prática para se amostrar um sinal analógico multiplica-se eletronicamente o mesmo por um impulso elétrico em intervalos de tempo iguais. Desta forma no instante do impulso é obtido o valor correspondente da amostra do sinal analógico.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras ou impulsos PAM, é preciso quantizar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito eletrónico que o converte chama-se conversor analógico-digital (A/D ou do inglês ADC).
- Quantizar um sinal PAM é atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis que o conversor A/D apresenta.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
- Os valores das amplitudes dos impulsos PAM, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits em código binário.
- Uma das formas de codificar o sinal é através da modelação PCM (Pulse-Code Modulation), utilizando um impulso de amplitude fixa, duração constante e valores lógicos de 0 ou 1.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade
Hardware: dispositivos de entrada- Teclados
- Dispositvos de apontar
Ratos Touchpads Joysticks Trackballs- Scanners
- Câmarasdigitais
- Microfones
Para o desenvolvimento e execução de conteúdos e aplicações multimédia existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que podem contribuir de acordo com as suas características e capacidades para um acréscimo da sua qualidade.
Importância das tecnologias multimédia na Atualidade