Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Tarefa 2 - TIC
João Sousa
Created on January 12, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Jogos Online e as Redes Sociais
Trabalho Realizado por: João Sousa Nº7 8ºB
Índice
Com este trabalho eu pretendo:
- Falar sobre os Jogos Online e sobre as Redes Sociais;
- Esclarecer dúvidas sobres estes assuntos;
Jogos Online
Jogos Online são jogos jogados através de dispositivos eletrónicos, como telemóveis, computadores, consolas... A única diferença de jogos offline e de jogos online é que, nos jogos offline, não é necessária a internet e são jogos jogados só por uma pessoa, a não ser que sejam jogados no mesmo dispositivo. Já os jogos online são jogados com o uso da internet, e podem ser jogados por outros jogadores que não estejam no mesmo dispositivo.
Os Jogos da Atualidade
Atualmente, os jovens, na sua maioria, são muito atraídos pelos jogos, tanto online como offline. Nestes jogadores, quando se fala de jogos offline, estes constumam jogar mais jogos de história, aventura e ação, como por exemplo: (Minecraft, Assassin´s Creed, The Last of Us, Ghost of Tsushima, entre outros...). Já falando dos jogos online, os "players" de hoje em dia, gostam mais de jogar jogos de combate, "battle royale", "first-person shooter"...
O que é um "Griefer"?
Griefer é um jogador que se preocupa e que gosta de perturbar os outros jogadores, ao destruir ou roubar algo que o jogador tenha. Este tipo de jogadores são odiados por grande parte do público dos jogos, devido a perturbá-los e a não sofrerem as devidas consequências, como um banimento do jogo, devido à empresa deste jogo não ter razões ou provas do ato.
Como lidar com um "Griefer"?
Lidar com este tipo de "players" é difícil. Os "Griefers", quando nos encontramos num jogo ou numa fase difícil e competitiva num determinado jogo, são capazes de nos irritar bastante, mas, mesmo nestas situações, temos de ser capazes de os ignorar, para estes pararem de nos perturbar.
Alguns cuidados a ter...
Hoje em dia, existem vários "hackers" que podem nos roubar várias coisas online, desde o nosso e-mail pessoal até à nossa conta num jogo... Para isso não acontecer temos de ter alguns cuidados:
- Evitar fornecer as nossas informações pessoais a desconhecidos;
- Utilizar "nicknames" que não revelem dados pessoais;
- Evitar discussões online que possam passar para a vida real;
- Não passar situações de jogo para a vida real;
- Falar com adultos sobre situações estranhas que possam ou tenham acontecido.
As Redes Sociais
As Redes Sociais são organizações sociais constituídas por pessoas e empresas, que são interligadas por várias relações que contêm objetivos comuns. Uma das principais características destas redes é a sua abertura a todos, proporcionando uma relação não hierárquica , entre os utilizadores.
O que é um utilizador?
Um utilizador é uma pessoa que cria uma conta numa rede social, como jogos, redes sociais propriamente ditas, plataformas de pesquisa... Este também pode ser privado ou público, em que, em privado, só outros utilizadores autorizados é que vão poder aceder. Já em público, todos os utilizadores vão poder aceder.
O que é que pode ser publicado nos perfis?
Nos perfis das redes sociais podem ser publicadas muitas coisas, desde fotografias, vídeos... Mas, existem algumas regras na permissão da publicação de certos temas inapropriados para as Redes, como por exemplo: terrorismo, crime, propagação de ódio, conteúdos sexuais, produtos ilegais...
A utilização das Redes Sociais na Atualidade
Hoje em dia, os jovens usam bastante as Redes Sociais, tais como: Instagram, Whatsapp, TikTok, Discord, Snapchat, Youtube, Twitch, entre outras... Estes usam-nas para publicarem algo, ver o que os outros publicaram nos seus perfis, ou até mesmo comunicar com alguém através de mensagens de texto ou até chamadas de voz.
Qual a diferença entre amigos "virtuais" e amigos "reais"?
Atualmente, as amizades virtuais são cada vez mais comuns. Mesmo estas contendo alguns riscos, as pessoas não se sensiblizam disso. Ter um amigo "real" é muito mais fiável porque vemos a pessoa e conseguimos interagir com ela pessoalmente. Já ao ter um amigo "virtual", corremos muito mais riscos porque, com o auxílio das novas tecnologias, toda a gente consegue se disfarçar de outra entidade, mentindo à outra pessoa.
Quais os riscos de encontros pessoais com amigos "virtuais"?
Os encontros virtuais são muito arriscados. Ao fazê-los podemos estar a correr riscos de a outra pessoa ser alguém que nós pensamos que não é. Atualmente existe muita gente que tenta burlar outras pessoas a se encontrarem com elas para as assaltar ou fazer-lhes mal... Devido a isso, devemos de evitar estes encontros.