Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

processos biológicos

Beatriz Vaz

Created on January 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Interactive Event Microsite

January School Calendar

Genial Calendar 2026

Annual calendar 2026

School Calendar 2026

2026 calendar

January Higher Education Academic Calendar

Transcript

PSICOLOGIA b

Processos biológicos

-A cultura no desenvolvimento humano

fatores Fundamentais Para se tornar humano

História pessoal como contínuo da organização entre fatores internos e externos

Professora Deolinda Ferreira

Riqueza da diversidade humana no desenvolvimento humano

Ana Vaz nº4 12ºD Bianca Ferreira nº8 12ºD Joana Moreira nº 16 12ºD Matilde Vaz nº23 12ºD

Debate entre quatro culturas de várias partes do mundo

Fatores fundamentais para se tornar humano

Socialização
Agentes de socialização

Fatores fundamentais para se tornar humano

Cultura
Padrões Culturais

“A cultura forma sábios; a educação, homens.” (Bonald, século XIX).

História pessoal como continuo da organização entre fatores internos e externos

As experiências vividas deixam traços na nossa forma única de ser, que nos distingue dos restantes seres humanos, cada um tem uma história pessoal, uma história de vida singular que nos individualiza.

funções
  • DIFERENCIADORA
  • INTEGRADORA

História pessoal como contínuo da organização entre fatores internos e externos

Identidade PESSOAL

A identidade pessoal está constantemente a sofrer alterações à medida que ocorre a socialização secundária.Conforme as pressões e os desafios que enfrentam, os seres humanos desenvolvem diferentes formas de responder a cada um deles.

auto-organização

Maria dos Santos

Genie Wiley

rIQUEZA E DIVERSIDADE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

biológica

Somos diferenciados anatomicamente e fisiologicamente.

cultural

As capacidades desenvolvem-se, também através da informação vinda do exterior.

individual

Resultado do cruzamento da diversidade genética, cultural e da história de vida.

vantagens

A diversidade é a condição essencial para que as pessoas construam, de modo original, a sua história pessoal

“A diversidade e a inclusão significam dividir, compartilhar e vivenciar o mundo ao lado de todos, sem diferenciar ou mesmo classificar como diferentes ou iguais” (Bomfim, 2005).

debate

  • Legalização das armas
  • Aborto
  • Pessoas LGBT

Conclusão

Vantagens da diversidade humana

Se aliarmos as diferenças estruturais e funcionais da biologia, a heterogeneidade dos elementos culturais, a diversidade dos contextos sociais e as experiências significativas aí ocorridas, o leque de diversidade amplia-se, mostrando como é possível as pessoas manifestarem as características que as individualizam, tendo cada uma a sua forma de ser, estar, sentir e se comportar.

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!
Genie Wiley
  • Genie Wiley, até os seus 13 anos de idade, não tinha a menor noção do que era o convívio em sociedade. A decisão foi do seu pai, Clark, que a proibiu de qualquer interação humana por vergonha que sentia da filha.
  • Genie ficava o dia todo trancada num quarto escuro e amarrada a um penico. Quando foi hospitalizada verificou-se que a menina sabia pouquíssimas palavras e tinha bastantes dificuldades em andar devido ao facto de estar na mesma posição a vida toda.

Identidade pessoal

É a ideia que cada indivíduo tem de si próprio, reconhecendo não só a sua imagem como também as suas características pessoais.

Auto-organização

É a construção de uma narrativa pessoal em que o Humano tem controlo sobre a sua consciência e a sua vida. Acabando por elaborar um resumo de tudo o que de marcante sente, entende e capta.

Menina galinha
  • Maria Isabel dos Santos é uma menina de 9 anos que passou toda a sua infância num galinheiro, privada de qualquer interação e afeto humano.
  • Devido aos efeitos da convivência com as aves, Isabel ficou conhecida como menina galinha. Maria imitava o comportamento das galinhas. Ela dava pequenos passos e movia constantemente os braços, como se fossem asas. Não falava e só emitia cacarejos para se expressar. Como tinha sido alimentada apenas com comida destinada às galinhas, a menina apresentava sérios problemas de desenvolvimento digestivo.

Função integradora

Absorvemos os valores, costumes e regras que nos são úteis para construir a nossa identidade cultural; através da socialização cada um de nós estabelece relações com os outros e, guiado pela cultura, torna-se parte integrante da sociedade.

Socialização

Socialização primária- ocorre essencialmente durante a infância e adolescência e tem como objetivo a aquisição de um conjunto de hábitos necessários para uma adaptação às mais diversas situações da vida quotidiana Socialização secundária- é o processo de adoção de novas atitudes e novos comportamentos que permitem aos adultos continuar a viver integrados na comunidade, acontece a propósito de alterações significativas na condição social das pessoas que exigem reajustamento

Exemplos

  • Existem vários casos onde crianças são privadas de conviver em sociedade, afetando assim o seu comportamento e linguagem. Nestes casos as vítimas não sabem como lidar com a sociedade nem a sociedade sabe lidar com elas
  • A linguagem é o item que permite o convívio social, um indivíduo que fica isolado da sociedade e aprende a linguagem tardiamente, tem uma perceção mais aguçada da realidade.
  • Daí a socialização ser tão importante no desenvolvimento humano, é o que nos torna pessoas capazes de viver em sociedade, que faltou a estas meninas.
Agentes de socialização

Grupos sociais, instituições e indivíduos que proporcionam as situaçõesestruturadas em que a socialização ocorre.

  • Família
  • Escola
  • Grupos de amigos e colegas
  • Meios de comunicção

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!

Cultura

A cultura varia no tempo e no espaço, varia com as épocas e momentos históricos, assim como varia de lugar para lugar, pelo que nunca há uma só cultura, mas múltiplas culturas. As diferentes culturas refletem as diferentes maneiras como as diversas comunidades organizaram e integraram os acontecimentos da sua História, as suas necessidades de sobrevivência e as exigências do meio onde vivem.

Padrões Culturais
  • Contribuem para facilitar a adaptação dos indivíduos na comunidade.
  • Úteis pelo seu poder cognitivo e preditivo, pois dão-nos um conhecimento antecipado, permitindo que atuemos de acordo com o que ela espera de nós.

Diversidade cultural

De oportunidades que têm para aprender, absorver, criar e compreender e para se moldarem a si e ao seu funcionamento.

Diversidade individual

Nós agimos de acordo com as circunstâncias que nos moldaram, e é isso que nos torna diferentes. No nosso dia-a-dia, ao convivermos com as pessoas temos de aprender a estar sempre abertos a observar e escutar as múltiplas diferenças dos outros. É necessário conhecer e compreender não só as nossas, mas também as outras perspetivas que nos são propostas.

Função diferenciadora

Através da individuação construímos a nossa identidade e damos sentido à nossa existência, diferenciando-nos dos que nos rodeiam. Temos perceção de quem somos e construímos a nossa identidade pessoal.

Diversidade Biológica