Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Regulação Térmica

Duarte Maia Pinto

Created on January 11, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Regulação Térmica

íNDice

Regulação da temperatura no exercício físico
Temperatura Central e Periférica
mODELO FUNCIONAL DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL
FormaS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE SUPERFÍCIE CORPORAL E AMBIENTE
rEGULAÇÃO DA TEMPERATURA EM SITUÇÃO DE HIPO E HIPERTERMIA

Temperatura Central e periférica

  • A temperatura da pele e dos músculos é denominada periférica. A manutenção da temperatura central do nosso organismo dentro da faixa de normalidade é essencial para o funcionamento adequado do corpo.
  • A temperatura corporal central é regulada pelo hipotálamo, a parte do cérebro responsável pela termorregulação. Um tipo de termóstato orgânico que, independentemente do ambiente externo, fixa a temperatura do corpo, em condições normais, em 36-37 ºC.

Mecanismos de tranferências de calor

Convecção

Condução

Radiação

+ info

+ info

+ info

O hipotálamo funciona como um termostato capaz de detectar as variações de temperatura do sangue que por ele passa e ativar os mecanismos de perda ou de conservação do calor necessários à manutenção da temperatura normal.

Existem no hipotálamo dois centros frequentemente denominados:

centro da conservação do calor, situado no hipotálamo posterior: estimulações no segundo resultam em vasoconstrição periférica, tremores musculares (calafrios) e até mesmo liberação do hormônio tireoidiano, que aumentam o metabolismo o qual gera calor.

centro da perda do calor, situado no hipotálamo anterior (ou pré-óptico): Estimulações nesse desencadeiam fenômenos de vasodilatação periférica e sudorese, que resultam em perda de calor

Hipertermia

A hipertermia é um problema que afeta os mecanismos que promovem a dissipação de calor, fazendo com que o indivíduo apresente um aumento da temperatura do corpo. Hipertermia é uma situação em que o corpo apresenta um aumento acentuado de temperatura, sendo uma de suas principais causas a exposição ao calor excessivo. Em dias muito quentes, devemos estar atentos à exposição ao calor, pois ele pode ser responsável por esse problema.

+ info

Hipotermia

A hipotermia deve-se a uma exposição prolongada a temperaturas baixas, do ar ou da água, como acontece, por exemplo quando: -Se está muito tempo no exterior e a temperatura ambiental é muito baixa e/ou não se está vestido de forma adequada a essa temperatura; -Se tomam banhos prolongados de água fria ou, por qualquer razão, o corpo está exposto a água fria, gelo ou neve durante períodos prolongados.

+ info

Regulação da temperatura no exercício físico

Durante o exercício físico, o calor é subproduto do próprio metabolismo, aumentando a temperatura corporal. Entretanto, o corpo humano precisa manter a temperatura estável, em torno de 37ºC, utilizando-se de mecanismos neurais e cardiovasculares.

+ info

Fim!

A condução térmica é uma forma de propagação de calor pelo contato físico entre os sólidos, que são aquecidos ou arrefecidos átomo por átomo.

O calor também é produzido quando se exercitam os músculos durante a atividade física. A radiação, na qual o calor flui de zonas mais quentes para outras mais frias, é a principal fonte de perda de calor quando o organismo está mais quente do que o ambiente que o rodeia.

A condução térmica é uma forma de propagação de calor pelo contato físico entre os sólidos, que são aquecidos ou arrefecidos átomo por átomo.

A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de arrefecimento mecânico do corpo. Dentre dos métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.

Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

O centro neural regulador da temperatura está localizado no hipotálamo anterior e recebe informação sobre a temperatura ambiente de termo-receptores da pele, e sobre a temperatura interna, dos termo-receptores no próprio hipotálamo anterior. A seguir, o hipotálamo organiza respostas apropriadas de geração ou dissipação de calor, as quais vão envolver a redistribuição arteriovenosa do sangue.