Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Evolução das famílias em Portugal

Sasha Flak

Created on January 10, 2024

Este trabalho é uma apresentação detalhada sobre a evolução das estruturas familiares em Portugal. Através de gráficos e dados estatísticos, principalmente do site Pordata, analisa-se a tendência de diminuição do tamanho médio das famílias e o crescimento de famílias unipessoais. Discute-se também o

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Report

Akihabara Report

Creative whitepaper

Social Media Plan

Notes Report

Genial Whitepaper

Genial reporting

Transcript

Evolução das Famílias em Portugal

Começar

Index

Introducao

Mudança Familiar

Novas Configurações Familiares

Estrutura Familiar

Conclusões

Introdução

Neste trabalho, observamos as mudanças nas famílias em Portugal desde 1960. As casas têm menos gente e os tipos de família são mais variados.

(As informações nos gráficos são baseadas em dados obtidos do site Pordata.)

Famílias unipessoais

Decréscimo na dimensão média das famílias

1960

1981

2001

2021

1 M

2 M

3 M

4 M

5 M

A evolução do número de famílias em Portugal

Mudanças na Estrutura Familiar

A diminuição da natalidade e fecundidade em Portugal, com taxas muito baixas comparadas com a Europa, juntamente com o rápido envelhecimento populacional - de 8% de idosos em 1960 para 23,4% em 2021 - altera profundamente a estrutura social do país.

Novas Configurações Familiares

Famílias de casais do mesmo sexo são uma configuração familiar recente, resultante dos avanços dos direitos LGBTQ+ e da legalização do casamento homossexual.

A mudança do papel da mulher, evidenciada pelo aumento da sua participação no trabalho de 18% para 49,9%, influenciou a crescente formação de famílias monoparentais.

Conclusões

Conclusão 3

Conclusão 1

Conclusão 2

A dinâmica demográfica de Portugal, marcada pela redução da taxa de natalidade e novas configurações familiares, exige adaptações nas políticas sociais, econômicas e de saúde para responder às necessidades contemporâneas.

Portugal vive mudanças demográficas com menos nascimentos e mais idosos, impactando a estrutura familiar e exigindo adaptações nos sistemas de saúde e segurança social.

As transformações nas famílias portuguesas, incluindo o aumento de lares monoparentais, casais do mesmo sexo e famílias recompostas, refletem uma evolução social e cultural significativa.

Fim!

Obrigado por dedicarem o vosso tempo a visualizar esta apresentação. Esperamos que as informações compartilhadas tenham sido esclarecedoras e que tenham proporcionado uma perspetiva valiosa sobre as dinâmicas familiares e demográficas em Portugal.

12381@aecidadela.pt

Webgrafia

https://www.pordata.pt

https://www.diferenca.com/tipos-de-familia/

https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$secularizacao

https://www.mgfamiliar.net/wp-content/uploads/tipos-de-familia.pdf

https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2023/01/24/56449-como-sao-as-familias-em-portugal-1-em-cada-4-e-so-de-uma-pessoa

https://www.gov.br/mds/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas_frequentes/faq-2013-gst-novas-orientacoes-sobre-documentacao-e-novos-procedimentos-para-cadastramento-de-familias-unipessoais/13-o-que-e-uma