Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Coeficientes Orçamentais

apgc11

Created on January 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Coeficientes Orçamentais

Iniciar

Estrutura do Consumo

É a forma como as despesas de consumo das famílias são repartidas pelos diferentes grupos de bens.

Coeficiente Orçamental

É o quociente entre as despesas de consumo realizadas numa rubrica (Ex.: alimentação) e o total das despesas de consumo (orçamento total), multiplicado por 100. Indica-nos o peso em percentagem que uma determinada categoria de despesa tem no conjunto de todas as despesas realizadas.

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 2

Lei de Engel (Estrutura das despesas familiares)

Engel (1821-1896) foi um economista alemão que, no século XIX, estudando os orçamentos de famílias belgas, verificou a existência de uma relação entre o rendimento das famílias e as despesas que estas efetuam com a alimentação. A conclusão da sua investigaçãodeu origem a uma lei – Lei de Engel. De acordo com esta lei, quanto menor for o rendimento de uma família, mais elevada é a proporção do rendimento gasto em despesas de alimentação.

Lei de Engel (Estrutura das despesas familiares)

Lei de Engel (Estrutura das despesas familiares)

À medida que o rendimento das famílias aumenta, o peso das despesas em alimentação vai baixando, aumentando, por sua vez, o peso das despesas com a cultura, lazer e distrações.Com o aumento do rendimento, é normal que as famílias aumentem a qualidade dos bens alimentares que consomem e não as quantidades, uma vez que a fome, como necessidade primária, estará satisfeita desde o primeiro momento.

Lei de Engel (Estrutura das despesas familiares)

Estruturas de consumo da família FelizEm janeiro de 2009, a família Feliz auferia um rendimento mensal líquido de 550,00 €. Em janeiro de 2019, o senhor Feliz conseguiu um novo emprego e a família passou a ter um rendimento mensal líquido de 1200,00 €. A tabela representa as estruturas de consumo da família Feliz em 2009 e 2019.

1. Calcule os valores da poupança da família Feliz em janeiro de 2009 e em janeiro de 2019.2. Identifique o fator que determinou o aumento do consumo da família. 3. Complete a tabela. 4. Como explica que as despesas em bens alimentares tenham diminuído em valores relativos? 5. Interprete o valor do coeficiente orçamental das despesas alimentares em janeiro de 2019.