Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Ivan Pavlov
Ladislau Paulo
Created on January 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Visual Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Ivan Pavlov
Objeto de Estudo: Os reflexos condicionados e a aprendizagem em cães. Método de estudo: Experimental Técnica de Investigação: Observação e manipulação de variáveis em ambiente laboratorial.
O objeto de estudo
Pavlov dedicou-se ao estudo do comportamento salivar dos cães em resposta a estímulos ambientais – estudou os reflexos salivares. Investigou realidades objetivas, observáveis e mensuráveis.
O objeto de estudo
Relativamente a Wundt, destaca-se uma semelhança e uma diferença: ambos se focaram em estímulos observáveis, laboratorialmente controlados e medidos, mas diferiram na consequência produzida pelos estímulos, já que Wundt se focou em consequências mentais, interiores e subjetivas (as sensações e os sentimentos), e Pavlov se focou nas consequências comportamentais, exteriores e objetivas (a salivação).
O objeto de estudo
A hipótese fundamental de Pavlov é que toda a vida psíquica assenta na aptidão do cérebro para estabelecer, “sem interrupção”, novos circuitos reflexos (associações mentais realizadas de modo automático e involuntário).
O objeto de estudo
O estudo de Pavlov em cães foi decisivo para a Psicologia da aprendizagem. Aliás, ele introduziu a importante noção de aprendizagem por associação. Defendia a existência de um estímulo incondicionado (uma sensação), ou seja, um acontecimento causador, automaticamente, de resposta incondicionada (um comportamento inato – a salivação).
O objeto de estudo
Pavlov defendia que, durante a aprendizagem, se construía uma ligação mental inconsciente entre esse estímulo incondicionado e um estímulo neutro (a campainha ou os passos do dono, que, inicialmente, não produziram qualquer resposta do organismo).
O objeto de estudo
Devido à repetição da associação dos dois estímulos, a partir de certo momento, o estímulo neutro provocou a mesma resposta que, no início, gerou o estímulo incondicionado. Pavlov designou essa resposta por “resposta condicionada”, e o estímulo que a provocava denominou-o “estímulo condicionado”.
O objeto de estudo
Estas relações poderão ser observadas na figura 5, que ilustra a experiência em que Pavlov associou um estímulo neutro (toque da campainha) a um estímulo incondicionado (alimento). Inicialmente, a visão do alimento provocava salivação, mas ouvir a campainha não provocava essa reação. Porém, notou que, depois de repetidas conjunções entre o toque da campainha e a visão do alimento, o cão passou a salivar quando o toque da campainha era apresentado isoladamente.
Atividade 6
O Método de Pavlov
Pavlov aplicou o método experimental, tendo-se destacado a sua preocupação com o rigor, ao criar um ambiente laboratorial devidamente controlado e usar instrumentos de medida para efetuar os registos de dados com precisão.
O Método de Pavlov
Nestas condições, pôde repetir as experiências, medir a salivação e evitar a interferência de elementos externos (variáveis parasitas, que serão analisadas mais adiante) que pudessem alterar o comportamento dos cães sem serem percebidos e controlados pelos investigadores
O Método de Pavlov
As conclusões de Pavlov sobre o comportamento animal tornaram-se verdadeiramente interessantes, quando transpostas para o comportamento humano – foi esse o tema de estudo de Watson.
Reflexo Condicionado
Resposta dada a um estímulo anteriormente neutro e que resulta da associação involuntária desse estímulo a outro que normalmente produz a mesma resposta de forma natural e automática, ou inata