Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Iões Complexos
Aluno Bruno Filipe A. Leonardo
Created on January 7, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
IÕES COMPLEXOS CONTRIBUIÇÕES NA MEDICINA
Turma: 12ºBDisciplina: Química
Realizado por: Bruno Leonardo nº2, Diogo Fernandes nº6, Miguel Lopes nº15 e Rodrigo Carvalho nº22
2023/2024
Definição de iões complexos
Utilização de iões complexos como: Antídoto para envenenamento Anti-inflamatórios Anti-tumorais Antibacterianos
TÓPICOS
Importância na Odontologia
Exemplos dos seus contributos
Quiz
Definição
O que é um ião complexo?
Um ião complexo corresponde ao conjunto formado por um ião metálico central, rodeado por ligandos, que são ou moléculas, ou aniões. Obrigatoriamente, cada ligando tem que possuir um par de eletrões não-ligante, ou seja, que não é partilhado dentro do ligando. Assim, as ligações covalentes estabelecidas entre os ligandos e o catião central são a base da formação destes mesmos iões complexos.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Anti-inflamatórios
Artrite reumatoide é uma doença causadora de inflamações e da destruição progressiva das articulações. A sua estratégia de tratamento centraliza-se na diminuição dos sintomas e na prevenção dos processos progressivos e destrutivos da doença. No tratamento de artrite são principalmente utilizados complexos de ouro.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Antídoto para envenenamento por chumbo
EDTA
O EDTA é um composto orgânico que age como ligante polidentado, formado por complexos muito estáveis com diversos iões metálicos. Por causa disso, é usado para preservar o sangue, pois "inativa" os iões de cálcio, que promovem a coagulação sanguínea. Esta habilidade de complexar e assim "inativar" iões metálicos é também usada como antídoto para envenenamento por chumbo.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Anti-tumorais
Cisplatina
Os complexos com platina e amoníaco são utilizados no tratamento do cancro. O composto de coordenação, também conhecido por cisplatina, liga-se ao DNA das células cancerígenas, alterando a sua configuração e impedindo a multiplicação celular. Atualmente, a cisplatina é utilizada para o tratamento de vários tipos de cancro, como os de ovário, pulmão, testículos, cabeça, pescoço e bexiga. Entretanto, devido aos efeitos adversos, nomeadamente a nível dos rins, como também à resistência adquirida, há limitações no uso do composto, o que levou à síntese de novos complexos de platina e outros metais.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Anti-tumorais
Outros metais
Entre os demais metais, os compostos de ouro têm recebido grande atenção por serem capazes de interromper o crescimento de células tumorais, possivelmente pela inibição da enzima TrxR. Os complexos de paládio e de ruténio também se apresentam como agentes tumorais de grande potencial. Na imagiologia, utiliza-se um complexo do metal radioativo gálio–67 que, após a sua injeção nos tecidos, permite obter imagens úteis para detetar a presença de cancros, traumatismos, infeções, entre outros.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Antibacterianos
Compostos de Prata
A resistência bacteriana aos antibióticos levou ao uso do nitrato de prata no tratamento de queimaduras. Contudo, o nitrato de prata tem desvantagens, como a diminuição acentuada dos iões sódio e cloreto no sangue e a acumulação elevada de prata nos rins, fígado e músculos do paciente. Isso motivou a busca por novos compostos de prata com ação antimicrobiana para uma libertação controlada dos iões Ag+ no organismo, diferente do nitrato de prata.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Antibacterianos
Cobre e outros metais
Outro complexo de metal muito explorado é o do cobre. Os complexos de cobre podem ser projetados para otimizar a atividade antibacteriana. Estes complexos podem atuar em diversos alvos bacterianos, como membranas celulares e enzimas vitais, impedindo o crescimento e a proliferação bacteriana. Complexos de metais como os de platina, de ouro, de paládio e de ruténio também formam complexos com atividade antibacteriana.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
Antibacterianos
Os estudos mostram o potencial dos complexos metálicos com ligantes antimicrobianos no tratamento de infeções e a incorporação de complexos metálicos em materiais biomédicos oferece estratégias inovadoras para a criação de superfícies antibacterianas.
UTILIZAÇÃO DOS COMPLEXOS METÁLICOS
IMPORTÂNCIA NA ODONTOLOGIA
Materiais dentários
Cimentos de ionómero de vidro
Resinas Compostas
São usados em restaurações, obturações e selagens dentárias. Consistem em ácidos poliacrílicos e vidro, formando complexos iónicos. Estes materiais são utilizados devido à sua capacidade de libertar flúor, promovendo a prevenção de cáries.
Algumas resinas compostas podem conter iões complexos, como bis-GMA e TEGDMA, que são componentes essenciais nestes materiaisrestauradores.
IMPORTÂNCIA NA ODONTOLOGIA
Terapia de Quelantes
Diagnóstico
Tratamento de periodontite
Agentes de contraste em imagens dentárias
Alguns estudos exploram o uso de agentes quelantes, como o EDTA, para remover depósitos minerais indesejados, como tártaro, durante tratamentos de limpeza e raspagem dentária.
Complexos de iões de gadolínio ou outros metais são utilizados como agentes de contraste em exames de imagem, como a ressonância magnética, para identificar doenças na região maxilofacial.
IMPORTÂNCIA NA ODONTOLOGIA
Antibacterianos e Antifúngicos
Anestésicos
Anestésicos locais
Próteses Dentárias
Existem anestésicos odontológicos que contêm iões complexos na sua composição para aumentar a eficácia e prolongar a duração do efeito da anestesia.
Existem pesquisas que exploram o uso de iões metálicos, como prata, cobre e zinco, em próteses dentárias para impedir o crescimento de bactérias e fungos, contribuindo para a prevenção de infeções e a melhoria da higiene oral.
IMPORTÂNCIA NA ODONTOLOGIA
NOTÍCIAS
Composto com ouro inibe sobrevivência de parasita que causa Chagas
Estamos a falar de um complexo que foi desenvolvido a partir da união de duas moléculas: um composto orgânico, e o ouro. Este ião complexo desestrutura o DNA do Trypanosoma cruzi, ser vivo este que causa a doença chamada Chagas, permitindo, embora longa, uma eficiente recuperação daqueles que sofrem com esta mesma doença.
NOTÍCIAS
Ler mais
Os complexos de cobre dinucleares podem constituir uma nova abordagem terapêutica contra o melanoma.
Foi descoberto que os complexos de cobre dinucleares poderão constituir uma nova abordagem terapêutica contra o melanoma. Estes iões complexos são mais eficientes no tratamento da doença do que os complexos mononucleares de cobre. Os complexos de cobre dinucleares cedem dois eletrões para as células da pele, catalisando a formação de melanoma. Estes compostos serão utilizados na produção de novas drogas quimioterápicas.
Ler mais
NOTÍCIAS
QUIZ
QUIZ
QUIZ
QUIZ
QUIZ
QUIZ
BIBLIOGRAFIA
Silva, C. C., Cunha, C., Química em Reação 12, 1ª Edição, Porto Editora, Porto, 2023, pp. 92 - 100.
BIBLIOGRAFIA
WEBGRAFIA
BLOGGER. Disponível em: https://sci-reports.blogspot.com/2011/10/complexos-metalicos-e-suas-aplicacoes.html. Consultado em 2 de janeiro de 2024. STUDOCU. Disponível em: https://www.studocu.com/pt/document/ensino-medio- portugal/quimica/complexos-apontamentos-e-resumo/15820128. Consultado em 2 de janeiro de 2024. PBWORKS. Disponível em: http://complexosquimica.pbworks.com/w/page/16265653/Aplica%C3%A7%C3%B5es%20de%20Complexos. Consultado em 2 de janeiro de 2024.
WEBGRAFIA
REVODONTO. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 38882010000200007. Consultado em 3 de janeiro de 2024. EUODONTO. Disponível em: https://blog.dentalspeed.com/resinas-compostas-a-grande-sacada-daodontologia/#section_6. Consultado em 3 de janeiro de 2024. MANUALMSD. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/assuntos-especiais/medicina-integrativacomplementar-e-alternativa/terapia-de-quela%C3%A7%C3%A3o. Consultado em 3 de janeiro de 2024. TELEMEDICINAMORSCH. Disponível em: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/ressonancia-magnetica-com-contraste. Consultado em 4 de janeiro de 2024.
WEBGRAFIA
iaAUSPIN. Disponível em: https://www.inovacao.usp.br/material-com-nanoparticulas-de-prata-deixa-dentaduramais-confortavel-e-higienica/. Consultado em 4 de janeiro de 2024. JORNALDAUSP. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/composto-com-ouro-inibe-sobrevivencia-deparasita-que-causa-chagas/. Consultado em 4 de janeiro de 2024 (Notícia 1). REDOXOMA. Disponível em: https://redoxoma.iq.usp.br/noticias.php/novo-mecanismo-de-acao-de-complexos-de-cobre-contra-melanoma-e-revelado/. Consultado em 4 de janeiro de 2024 (Notícia 2).
WEBGRAFIA
Did you know...
Does the window allow for adding more extensive content? You can enhance your genially by incorporating PDFs, videos, text... The content of the window will appear when clicking on the interactive element.
Did you know...
Does the window allow for adding more extensive content? You can enhance your genially by incorporating PDFs, videos, text... The content of the window will appear when clicking on the interactive element.