Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Mercantilismo e a Recusa do Absolutismo

Maria Cl�udia Santos de Araujo Aluno

Created on January 5, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vintage Advent Calendar

Professional Advent Calendar

Interactive Event Microsite

January School Calendar

Genial Calendar 2026

Annual calendar 2026

School Calendar 2026

Transcript

Marés Monárquicas

Curso de Línguas e Humanidades - 11º 10

Mercantilismo e a Recusa do Absolutismo

O Colbertismo

A doutrina económica que leva o nome deste competente ministro, guia a França a uma era de prosperidade sem precedentes.

Companhia francesadas Índias Orientais

A criação de empresas coloniais, abre novas rotascomerciais gerando riqueza para a nação.

Oposição ao absolutismo - John Locke

Catherine Suster, Maria Araújo, Natália Puentes, Priscila Montes, Eleonor Costa

A Revolução Econômica de Jean-Baptiste Colbert no séc. XVII

Jean Baptiste Colbert, nasceu em 29 de agosto de 1619, em Reims, França. Descendente de uma próspera família formada por comerciantes e de oficiais franceses. Iniciou a sua carreira como funcionário público ao serviço do Cardeal Mazarino, que era nessa época o primeiro-ministro de Luís XIV. Após a morte de Mazarino em 1661, Colbert foi nomeado “Controlador-Geral das Finanças”, assumindo a responsabilidade de supervisionar as finanças do reino. Durante este tempo, implementou várias reformas económicas com o objetivo de reforçar a posição financeira da França, como por exemplo o desenvolvimento da indústria manufatureira; o aumento das taxas alfandegárias; melhorar a arrecadação de impostos; criar monopólios estatais em diferentes setores.

+ info

Catherine Suster, Maria Araújo, Natália Puentes, Priscila Montes, Eleonor Costa

Equipa editorial Direção Nani Camppos Redação Turma 11.º 10 Grafismo Genial.ly Distribuição Esc. Sec. Tomás Cabreira Colaboradores deste número Grupo 1 - Catherine Suster, Maria Araújo, Natália Puentes, Priscila Montes, Eleonor Costa. Apoio e fontes deste número Entre Tempos - História A - 11.º Ano https://www.ebiografia.com/john_locke/ https://www.suapesquisa.com/mercantilismo/colbertismo.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Colbert

https://bit.ly/kahoot-historia

Catherine Suster, Maria Araújo, Natália Puentes, Priscila Montes, Eleonor Costa

Com a criação de monopólios estatais em diferentes setores fomentou assim a instalação de novas indústrias e exigiu a produção de mercadorias de alta qualidade para reduzir a hegemonia comercial dos holandeses e competir com os produtos estrangeiros. Jean-Baptiste Colbert, mais que qualquer outro político de seu tempo, impulsionou o esplendor e a prosperidade da França. Faleceu em Paris, França, no dia 6 de setembro de 1683. Seu filho mais velho, Jean-Baptiste, Marquês de Seignely, sucedeu o pai como secretário de finanças e da Marinha da França.

John Locke opôs-se vigorosamente ao absolutismo, como evidenciado em sua obra "Dois Tratados sobre o Governo". Ele contestou a concepção do "direito divino dos reis", sustentando que a legitimidade do poder político deve ser obtida mediante o consentimento dos governados. Locke propugnou pela limitação do poder governamental, a separação de poderes e a preservação dos direitos naturais individuais, como vida, liberdade e propriedade. Sua teoria do "estado de natureza" ressaltou a formação da sociedade por meio de um contrato social, contudo, desde que o governo protegesse efetivamente os direitos dos cidadãos. Adicionalmente, Locke defendeu o direito à resistência contra governos que violassem esses direitos, influenciando movimentos em direção a governos mais democráticos e responsáveis. O legado de Locke permanece fundamental para a oposição ao absolutismo e para a promoção de sociedades pautadas no respeito aos direitos individuais e na participação cidadã.