Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Prostituição

Letícia Cruz

Created on December 26, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

HR Organizational Chart

SWOT PRO

Branching diagram

Fishbone Diagram

Puzzle Diagram

Gear Diagram

Square Timeline Diagram

Transcript

Conceição Mendes

Ana Loureiro

Posição

Prostituição

Ativismo

O Ninho

EXPLORAÇÃO SEXUAL

LENOCÍNIO

DESPENALIZAÇÂO

COAÇÃO

ALICIAÇÃO

LEGALIZAÇÃO

PROSTITUIÇÃO

DESCRIMINALIZAÇÂO

PROSTITUIÇÃO ORGANIZADA

ACOMPANHANTE

PROSTITUTA/O

PROXENETISMO

PROXENETA

Prostituição

Recém-divorciada, desempregada, com dois filhos pequenos e um cancro no colo do útero, entrou na prostituição aos 24 anos. Foi assistente da "Michelle e assistentes", considerada, enquanto esteve no ativo, a melhor casa de acompanhantes do país. Quando o local fechou, decidiu abrir os seus próprios espaços de acompanhantes, um em Évora e outro em Lisboa, para que as suas colegas tivessem onde trabalhar em segurança e com os devidos cuidados. Atualmente, para além de gerir o próprio negócio, continua a ser acompanhante.

Posição

Assistente social da Instituição de Solidariedade Social O Ninho. Conta com mais de 40 anos de experiência na área da prostituição, convivendo com prostitutas e ajudando-as a abandonar a atividade. É contra a legalização e regulamentação da prostituição por acreditar que a atividade se constitui como um atentado aos direitos das mulheres e um incentivo à violência. Ainda assim, considera que a prostituição é um tema que deve ser abordado de forma sensata e sem e livre de estigmas, apesar de reconhecer que isso ainda é um desafio.

O Ninho

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como objetivo a promoção humana e social de "mulheres vítimas de prostituição". A Instituição nasceu a partir das necessidades sentidas por essas mulheres e estrutura metodologias de intervenção que se adeqúem às realidades de cada uma. Primeiro, trabalham com elas enquanto ainda estão na prostituição, e depois, oferecem-lhes as condições necessárias para que possam abandonar a atividade de forma segura. A Instituição dispõe ainda de apoio psicológico, que se revela fulcral uma vez que muitas das mulheres ficam profundamente marcadas pelas suas experiências na prostituição.

Ativismo

Tornou-se ativista pela Legalização e Regulamentação da Prostituição em Portugal, petição que levou à Assembleia da República, por sentir a necessidade de, por um lado, impor limites à atividade e a quem dela usufriu, e, por outro, garantir direitos e deveres a quem a exerce. Em 2020, lançou a sua autobiografia intitulada "“Eu sou uma acompanhante de luxo: O retrato fiel de uma certa prostituição em Portugal” como forma de expor de maneira nua e crua o que é a prostituição, através da sua experiência pessoal. O seu objetivo é demonstrar que há quem trabalhe honestamente na atividade, querendo e merecendo ser respeitado por isso.