Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Prostituição
Letícia Cruz
Created on December 26, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
HR Organizational Chart
View
SWOT PRO
View
Branching diagram
View
Fishbone Diagram
View
Puzzle Diagram
View
Gear Diagram
View
Square Timeline Diagram
Transcript
Conceição Mendes
Ana Loureiro
Posição
Prostituição
Ativismo
O Ninho
EXPLORAÇÃO SEXUAL
LENOCÍNIO
DESPENALIZAÇÂO
COAÇÃO
ALICIAÇÃO
LEGALIZAÇÃO
PROSTITUIÇÃO
DESCRIMINALIZAÇÂO
PROSTITUIÇÃO ORGANIZADA
ACOMPANHANTE
PROSTITUTA/O
PROXENETISMO
PROXENETA
Prostituição
Recém-divorciada, desempregada, com dois filhos pequenos e um cancro no colo do útero, entrou na prostituição aos 24 anos. Foi assistente da "Michelle e assistentes", considerada, enquanto esteve no ativo, a melhor casa de acompanhantes do país. Quando o local fechou, decidiu abrir os seus próprios espaços de acompanhantes, um em Évora e outro em Lisboa, para que as suas colegas tivessem onde trabalhar em segurança e com os devidos cuidados. Atualmente, para além de gerir o próprio negócio, continua a ser acompanhante.
Posição
Assistente social da Instituição de Solidariedade Social O Ninho. Conta com mais de 40 anos de experiência na área da prostituição, convivendo com prostitutas e ajudando-as a abandonar a atividade. É contra a legalização e regulamentação da prostituição por acreditar que a atividade se constitui como um atentado aos direitos das mulheres e um incentivo à violência. Ainda assim, considera que a prostituição é um tema que deve ser abordado de forma sensata e sem e livre de estigmas, apesar de reconhecer que isso ainda é um desafio.
O Ninho
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como objetivo a promoção humana e social de "mulheres vítimas de prostituição". A Instituição nasceu a partir das necessidades sentidas por essas mulheres e estrutura metodologias de intervenção que se adeqúem às realidades de cada uma. Primeiro, trabalham com elas enquanto ainda estão na prostituição, e depois, oferecem-lhes as condições necessárias para que possam abandonar a atividade de forma segura. A Instituição dispõe ainda de apoio psicológico, que se revela fulcral uma vez que muitas das mulheres ficam profundamente marcadas pelas suas experiências na prostituição.
Ativismo
Tornou-se ativista pela Legalização e Regulamentação da Prostituição em Portugal, petição que levou à Assembleia da República, por sentir a necessidade de, por um lado, impor limites à atividade e a quem dela usufriu, e, por outro, garantir direitos e deveres a quem a exerce. Em 2020, lançou a sua autobiografia intitulada "“Eu sou uma acompanhante de luxo: O retrato fiel de uma certa prostituição em Portugal” como forma de expor de maneira nua e crua o que é a prostituição, através da sua experiência pessoal. O seu objetivo é demonstrar que há quem trabalhe honestamente na atividade, querendo e merecendo ser respeitado por isso.