Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

"Madame de Pompadour"

Sofia Pereira

Created on December 8, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Journey Map

Versus Character

Transcript

Exposição do inebriante Rococó

"A madame de Pompadour"

Vem explorar mais uma obra de arte !!!

Nesta exposiçãao vamos descobrir mais sobre o quadro "Madame de Pompadour" que retrata Jeanne Antoinette Poisson, uma influente cortesã da corte francesa do século XVIII, e uma mulher excepcionalmente culta. Reclinada no encosto do seu assento, numa posição de autoridade, com uma expressão serena, confiante e consciente do seu papel na sociedade, que transmite o lazer individual. Jeanne foi introduzida na corte em 1745, quando se tornou a amante oficial do rei Luís XV. Pompadour tornou-se conhecida pelo seu patrocínio às artes, literatura e ciências, o que a tornou uma figura influente na corte francesa, além de, claro, ser conhecida como cortesã e conselheira do rei.

Caracteristicas da obra:

O quadro "Madame de Pompadour" é uma elegante janela para o século XVIII francês, destacando-se por diversas características técnicas e expressivas como por exemplo:

Postura e expressão

Composição equilibrada

Detalhes meticulosos

Cromatismo

Iluminação

Esses elementos imortalizam não apenas a figura de Madame de Pompadour, mas também os ideais culturais e estéticos do rococó na sociedade aristocrática da França do século XVIII.

Jeanne Poisson

Contexto Histórico

O contexto histórico desta obra abrange o período rococó na França, o período caracterizado por uma ênfase na ornamentação, graciosidade e delicadeza, que se estendeu aproximadamente do início do século XVIII até meados do século XVIII. Nesta época a aristocracia desempenhava um papel fundamental na sociedade, e a corte de Versalhes era um centro de vida social e política. O quadro "Madame de Pompadour" capta este momento histórico e cultural, destacando a elegância e refinamento associada à corte francesa do século XVIII.

Curiosidade:

Apesar de a sua intenção nunca ser clara, François Boucher apresenta um conjunto de simbolismos que levam à representação da vida da jovem, como por exemplo, a apresentação de indícios simbólicos da presença do soberano a partir de vários aspectos como por exemplo:

Obrigada por nos teres acompanhado nesta exclusiva exposição de obras de arte do século XVIII! Aguardamos por ti na próxima exibição de arte do Museu de Faro