Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
The Italian Comedians
Gaïane Vilma Ghislaine Defeu Aluno
Created on December 8, 2023
Feito pela Gaïane
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
Transcript
SEJA BEM-VINDO AO
Inebriante Rococó
A curadora Dra Maria Lourenço convida-o/a a assistir às várias apresentações de pinturas que estarão patentes aos nossos saboreadores de arte no Museu Municipal de Faro.
Contexto Histórico e Cultural
1 »
2 »
Análise Temática
3 »
Antoine Watteau1684 - 1721
Análise Formal
4 »
The Italians Comedians, Antoine Watteau, National Gallery of Art, Washington DC, USA, 1684 - 1721/1720
Evento: 19h às 22h
*Durante toda a sessão, o convidado será assistido pela profissional em Artes Gaïane Defeu.
Análise Formal
- Esta pintura possuí uma composição simétrica, onde as personagens e o palco estão centralizados.
- As figuras são representadas por linhas curvas e sinuosas, de forma realista, com o artifício espumoso e fantasioso.
- A luz na pintura destaca as personagens e cria uma sensação de profundidade, o que impulsiona os efeitos expressivos e visuais da obra.
- Há uma sensibilidade melancólica e sentimental na obra, visível nos rostos e posições dos corpos das personagens, manifestando o pathos presente da cena.
- O clima sedutor, o cromatismo intenso e o ar amoroso da ingenuidade e do humor, apresentam também algumas características típicas das pinturas de Watteau.
WEBGRAFIA
https://youtu.be/UtSTQGrvGAw?feature=shared https://artsandculture.google.com/asset/the-italian-comedians-antoine-watteau/fQHyFQRBSQLiyg https://www.nga.gov/collection/art-object-page.32687.html https://www.washingtonpost.com/arts-entertainment/interactive/2023/jean-watteau-italian-comedians/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Antoine_Watteau_-_The_Italian_Comedians_-_Google_Art_Project.jpg https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Watteau https://www.google.com/maps/place/Museu+Municipal+de+Faro/@37.0129578,-7.9338835,17z/data=!4m6!3m5!1s0xd0552c1a67fd11d:0x2ee495742e6b6708!8m2!3d37.0129578!4d-7.9338835!16s%2Fg%2F1v7tmmnd?hl=pt-BR&entry=ttu https://www.cm-faro.pt/pt/menu/1064/perguntas-frequentes.aspx#qual-o-preco-da-entrada-no-museu-e-que-descontos-praticam https://youtu.be/_myYTXlRBfE?feature=shared
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA Autor: Antoine Watteau Título: The Italian Comedians Data: 1684 - 1721 / 1720 Lugar de Criação: França Localização: National Gallery of Art, Washington DC, USA Técnica: Óleo sobre tela Género: pintura de género Encomendador: Richard Mead Tamanho: 63.8 x 76.2 cm
Antoine Watteau
Antoine Watteau, pintor francês do século XVIII, foi considerado um dos principais expoentes do estilo Rococó. Ele nasceu em 1684, em Valenciennes, no norte da França, e se mudou para Paris quando tinha 18 anos. Lá, estudou na Academia Real de Pintura e Escultura e trabalhou como aprendiz de diversos artistas. Watteau se destacou por suas habilidades em retratar a vida urbana e aristocrática do século XVIII, geralmente em temas relacionados à alta sociedade, festas e celebrações. Sua obra é caracterizada por um estilo delicado, com pinceladas subtis e cores suaves, que conferem um ar de elegância e romance às suas pinturas. Ele também desenvolveu uma técnica inovadora de pintura chamada de "fête galante", que retratava cenas de encontros casuais e festivos entre nobres em belos jardins. Apesar de seu talento e sucesso, Watteau enfrentou muitas dificuldades financeiras durante sua vida. Ele sofria de problemas de saúde, como a tuberculose, o que o levou a passar vários períodos em retiros, onde continuou sua produção artística. Watteau faleceu em 1721, com 36 anos, deixando um legado significativo para a história da arte.
Agora olhemos para a pintura de Watteau, que sai do contexto complicado (que vimos na página anterior) e pode até ser um comentário irônico sobre ela.
Quem são as personagens? O que vemos?
- Nesta pintura conseguimos destacar logo no centro, Pierrot, de branco.
- Não importa quem o interpretasse, Pierrot sempre foi reconhecido pelo público por seu traje de cetim branco ou seda, e sua faixa na cabeça e rufo pregueado da mesma cor.
- Pierrot está com uma posição totalmente imóvel e inexpressivo, ou melhor dizendo "hierárquica" e em seus lados, está um elenco de personagens extremamente animados.
- Destacamos Mezzetin (rival de Pierrot, inclinado para uma mulher, Sylvia, na extrema esquerda); Folly (abaixo dele, de vermelho, entretendo duas crianças com uma marionete de si mesmo); Flaminia (o interesse amoroso de Pierrot, ao lado dele); Arlequim (com uma máscara escura, considerada por alguns estudiosos como uma forma de blackface); Scaramouche (em ouro, apresentando Pierrot ao público) e o Doutor (o velho com a bengala).
- As mãos trêmulas do elenco, as posturas inclinadas, os rostos expressivos e os olhares intencionalmente direcionados criam uma notável sensação de ritmo ondulante em toda a tela. Apenas Pierrot não se move. Ele é, como escreveu o historiador da arte Pierre Rosenberg, “ao mesmo tempo o herói da cena e o menos preocupado com ela”. É isso que dá ao filme sua estranha combinação de profundidade e comédia leve.
- O clima sedutor da cena, as cores, os tecidos fabulosamente contrastantes, a maneira como ele oscila entre o realismo comovente e o artifício espumoso, o ar amoroso de ingenuidade, corrupção, pathos e humor, é o que interpreta o trabalho diversificado de Watteau.
Rococó e o Iluminismo
Século XVIII
O Rococó é um movimento artístico europeu que nasceu no século XVIII na França. A palavra Rococó ganhou sua origem na palavra francesa "Rocaille", que é um tipo de ornamentação inspirada nas fontes e grutas artificiais, nomeadamente na concha. Este movimento deu-se no mesmo período histórico que o Iluminismo, um movimento intelectual que valorizava a razão, a ciência e a liberdade individual. O século XVIII foi marcado por vários acontecimentos, notadamente a estabilidade política e económica na europa; a ascensão do capitalismo e da burguesia; a Revolução Francesa que marca o fim do fim do Antigo Regime e dando início a um estado democrático, laico e burguês, implementando o liberalismo e a consolidação de uma sociedade de classes. O crescimento democráfico, o desenvolvimento técnico e científico, o Iluminismo e a Revolução Americana são fatores que transformaram a sociedade, a economia e os meios de produção do século XVIII. O Rococó foi feito por e para a aristocracia, procurando a intimidade, requinte e elegância nas festas galantes dos salões aristocráticos. Também exprimiu a liberdade criativa, espírito inventivo e gosto refinado das senhoras aristocratas na decoração dos seus “hôtels”, procurando efeitos fantasiosos, expressivos e puramente visuais, exaltando o prazer dos sentidos.
Do que se trata a obra?
- Esta pintura retrata um grupo de comediantes italianos em um palco improvisado, enquanto se preparam para uma atuação.
- Watteau não tentou pintar cenas de peças reais, mas sim, usar o teatro como inspiração.
- Ele gostava de mostrar atores – muitos deles amigos – em cenários ambíguos e de transição, para que nunca saibamos se eles estão “habitando” seu papel ou descartando-o.
- A situação do teatro francês naquela época era complicada. A popular "Comédie Italienne" foi proibida pela corte real em 1697.
- Os amantes da tradição italiana, que surgiu da "commedia dell'arte" e apresentava os mesmos personagens tradicionais, tiveram que se contentar com apresentações encenadas por trupes itinerantes em feiras realizadas em Paris, a cada primavera e outono.
- Estas performances combinavam aspectos improvisados da "commedia dell’arte" com as tradições francesas da farsa.