Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

The Italian Comedians

Gaïane Vilma Ghislaine Defeu Aluno

Created on December 8, 2023

Feito pela Gaïane

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Correct Concepts

Microcourse: Artificial Intelligence in Education

Puzzle Game

Scratch and Win

Microlearning: How to Study Better

Branching Scenarios Challenge Mobile

Branching Scenario Mission: Innovating for the Future

Transcript

SEJA BEM-VINDO AO

Inebriante Rococó

A curadora Dra Maria Lourenço convida-o/a a assistir às várias apresentações de pinturas que estarão patentes aos nossos saboreadores de arte no Museu Municipal de Faro.

Contexto Histórico e Cultural

1 »

2 »

Análise Temática

3 »

Antoine Watteau1684 - 1721

Análise Formal

4 »

The Italians Comedians, Antoine Watteau, National Gallery of Art, Washington DC, USA, 1684 - 1721/1720

Evento: 19h às 22h

*Durante toda a sessão, o convidado será assistido pela profissional em Artes Gaïane Defeu.

Análise Formal

  • Esta pintura possuí uma composição simétrica, onde as personagens e o palco estão centralizados.
  • As figuras são representadas por linhas curvas e sinuosas, de forma realista, com o artifício espumoso e fantasioso.
  • A luz na pintura destaca as personagens e cria uma sensação de profundidade, o que impulsiona os efeitos expressivos e visuais da obra.
  • Há uma sensibilidade melancólica e sentimental na obra, visível nos rostos e posições dos corpos das personagens, manifestando o pathos presente da cena.
  • O clima sedutor, o cromatismo intenso e o ar amoroso da ingenuidade e do humor, apresentam também algumas características típicas das pinturas de Watteau.

WEBGRAFIA

​https://youtu.be/UtSTQGrvGAw?feature=shared ​https://artsandculture.google.com/asset/the-italian-comedians-antoine-watteau/fQHyFQRBSQLiyg ​https://www.nga.gov/collection/art-object-page.32687.html https://www.washingtonpost.com/arts-entertainment/interactive/2023/jean-watteau-italian-comedians/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Antoine_Watteau_-_The_Italian_Comedians_-_Google_Art_Project.jpg https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Watteau https://www.google.com/maps/place/Museu+Municipal+de+Faro/@37.0129578,-7.9338835,17z/data=!4m6!3m5!1s0xd0552c1a67fd11d:0x2ee495742e6b6708!8m2!3d37.0129578!4d-7.9338835!16s%2Fg%2F1v7tmmnd?hl=pt-BR&entry=ttu https://www.cm-faro.pt/pt/menu/1064/perguntas-frequentes.aspx#qual-o-preco-da-entrada-no-museu-e-que-descontos-praticam https://youtu.be/_myYTXlRBfE?feature=shared

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA Autor: Antoine Watteau Título: The Italian Comedians Data: 1684 - 1721 / 1720 Lugar de Criação: França Localização: National Gallery of Art, Washington DC, USA Técnica: Óleo sobre tela Género: pintura de género Encomendador: Richard Mead Tamanho: 63.8 x 76.2 cm

Antoine Watteau

Antoine Watteau, pintor francês do século XVIII, foi considerado um dos principais expoentes do estilo Rococó. Ele nasceu em 1684, em Valenciennes, no norte da França, e se mudou para Paris quando tinha 18 anos. Lá, estudou na Academia Real de Pintura e Escultura e trabalhou como aprendiz de diversos artistas. Watteau se destacou por suas habilidades em retratar a vida urbana e aristocrática do século XVIII, geralmente em temas relacionados à alta sociedade, festas e celebrações. Sua obra é caracterizada por um estilo delicado, com pinceladas subtis e cores suaves, que conferem um ar de elegância e romance às suas pinturas. Ele também desenvolveu uma técnica inovadora de pintura chamada de "fête galante", que retratava cenas de encontros casuais e festivos entre nobres em belos jardins. Apesar de seu talento e sucesso, Watteau enfrentou muitas dificuldades financeiras durante sua vida. Ele sofria de problemas de saúde, como a tuberculose, o que o levou a passar vários períodos em retiros, onde continuou sua produção artística. Watteau faleceu em 1721, com 36 anos, deixando um legado significativo para a história da arte.

Agora olhemos para a pintura de Watteau, que sai do contexto complicado (que vimos na página anterior) e pode até ser um comentário irônico sobre ela.

Quem são as personagens? O que vemos?

  • Nesta pintura conseguimos destacar logo no centro, Pierrot, de branco.
  • Não importa quem o interpretasse, Pierrot sempre foi reconhecido pelo público por seu traje de cetim branco ou seda, e sua faixa na cabeça e rufo pregueado da mesma cor.
  • Pierrot está com uma posição totalmente imóvel e inexpressivo, ou melhor dizendo "hierárquica" e em seus lados, está um elenco de personagens extremamente animados.
  • Destacamos Mezzetin (rival de Pierrot, inclinado para uma mulher, Sylvia, na extrema esquerda); Folly (abaixo dele, de vermelho, entretendo duas crianças com uma marionete de si mesmo); Flaminia (o interesse amoroso de Pierrot, ao lado dele); Arlequim (com uma máscara escura, considerada por alguns estudiosos como uma forma de blackface); Scaramouche (em ouro, apresentando Pierrot ao público) e o Doutor (o velho com a bengala).
  • As mãos trêmulas do elenco, as posturas inclinadas, os rostos expressivos e os olhares intencionalmente direcionados criam uma notável sensação de ritmo ondulante em toda a tela. Apenas Pierrot não se move. Ele é, como escreveu o historiador da arte Pierre Rosenberg, “ao mesmo tempo o herói da cena e o menos preocupado com ela”. É isso que dá ao filme sua estranha combinação de profundidade e comédia leve.
  • O clima sedutor da cena, as cores, os tecidos fabulosamente contrastantes, a maneira como ele oscila entre o realismo comovente e o artifício espumoso, o ar amoroso de ingenuidade, corrupção, pathos e humor, é o que interpreta o trabalho diversificado de Watteau.

Rococó e o Iluminismo

Século XVIII

O Rococó é um movimento artístico europeu que nasceu no século XVIII na França. A palavra Rococó ganhou sua origem na palavra francesa "Rocaille", que é um tipo de ornamentação inspirada nas fontes e grutas artificiais, nomeadamente na concha. Este movimento deu-se no mesmo período histórico que o Iluminismo, um movimento intelectual que valorizava a razão, a ciência e a liberdade individual. O século XVIII foi marcado por vários acontecimentos, notadamente a estabilidade política e económica na europa; a ascensão do capitalismo e da burguesia; a Revolução Francesa que marca o fim do fim do Antigo Regime e dando início a um estado democrático, laico e burguês, implementando o liberalismo e a consolidação de uma sociedade de classes. O crescimento democráfico, o desenvolvimento técnico e científico, o Iluminismo e a Revolução Americana são fatores que transformaram a sociedade, a economia e os meios de produção do século XVIII. O Rococó foi feito por e para a aristocracia, procurando a intimidade, requinte e elegância nas festas galantes dos salões aristocráticos. Também exprimiu a liberdade criativa, espírito inventivo e gosto refinado das senhoras aristocratas na decoração dos seus “hôtels”, procurando efeitos fantasiosos, expressivos e puramente visuais, exaltando o prazer dos sentidos.

Do que se trata a obra?

  • Esta pintura retrata um grupo de comediantes italianos em um palco improvisado, enquanto se preparam para uma atuação.
  • Watteau não tentou pintar cenas de peças reais, mas sim, usar o teatro como inspiração.
  • Ele gostava de mostrar atores – muitos deles amigos – em cenários ambíguos e de transição, para que nunca saibamos se eles estão “habitando” seu papel ou descartando-o.
  • A situação do teatro francês naquela época era complicada. A popular "Comédie Italienne" foi proibida pela corte real em 1697.
  • Os amantes da tradição italiana, que surgiu da "commedia dell'arte" e apresentava os mesmos personagens tradicionais, tiveram que se contentar com apresentações encenadas por trupes itinerantes em feiras realizadas em Paris, a cada primavera e outono.
  • Estas performances combinavam aspectos improvisados da "commedia dell’arte" com as tradições francesas da farsa.