Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
BASIC SHAPES PRESENTATION
denilson
Created on November 30, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Practical Presentation
View
Smart Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Modern Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Escola Professor Ruy luis gomes
Fado
Denilson cabral N:2
O fado é um estilo musical muito tradicional em Portugal, conhecido pelas músicas que traduzem as emoções de um povo, abordam a saudade e o cotidiano dos menos favorecidos, com ritmo repleto de melancolia.
Para os portugueses que migraram para o Brasil na década de 30, o fado teve um papel essencial para que eles se reconectassem com suas origens através dos programas de rádios dedicados ao gênero.
Origem do fado
O Fado trata-se de um género musical com origens nas ex-colónias portuguesas. No seu regresso a Portugal acabaram por se fixaram em Alfama – um bairro típico português, um labirinto de ruas estreitas e casas antigas, considerado hoje o berço do Fado.
Fado um tesouro português
Fado, um tesouro português O fado é muito importante para Portugal pois é uma herança que foi deixada pela grandiosa Amália. É realmente um estilo musical que é cantado com alma e quem canta, muitas vezes, emociona-se e até começa a chorar. Tal como Amália dizia numa das suas letras “O fado chora-se bem“.
Amália Rodrigues a Rainha do Fado
Quem popularizou o fado foi, sem dúvida, a Amália Rodrigues, também conhecida como a Rainha do Fado. Ela é conhecida por todo o mundo por ser a cara deste género musical, o que é totalmente natural. Amália Rodrigues tornou-se uma inspiração para muitos fadistas nos tempos contemporâneos e modernos. A sua voz tinha uma perfeição enorme para o fado e, por isso, fez com que se tornasse bastante conhecida em Portugal. Era-lhe pedido para cantar para monarcas e para presidentes também, algo que é bastante importante. Quando morreu, a Amália recebeu mais de 40 homenagens pela sua música. Os seus restos estão no Panteão Nacional de Lisboa, e isso significa que ela é a única mulher a lá estar. Ela conseguiu, basicamente sozinha, meter o fado no mapa.