Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sermão de Santo António aos Peixes- O Roncador

Avelina Jorge

Created on November 29, 2023

Realizado por: Avelina Jorge, Carolina Nobre, Carolina Santos, David Guerra, Vasco Soares 11ºB

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Santa’s Sleigh Christmas video

Happy Holidays Video

Elves Christmas video

HALLOWEEN VIDEO MOBILE

Halloween Illustrated Video

Halloween video

Birthday Party Invitation

Transcript

O Roncador

"Sermão de Santo António aos Peixes"

Índice

1. Objetivo do trabalho

2. Resumo do texto

3. Apresentação do peixe

4. Exemplos Bíblicos

5. Referências ao Santo António

6. Recursos Expressivos

7. Tipo humano criticado

8. Frases emblemáticas

10. Valores culturais, éticos e sociais

9. Objetivos da eloquência

11. Cartoon

12. Conclusão

Objetivo do trabalho

Com este trabalho pretendemos analisar e interpretar a repreensão dada pelo Padre Antônio Vieira ao peixe Roncador, identificando assim os vícios humanos associados. Escolhemos também um cartoon que iremos analisar e relacionar com o peixe Roncador e os vícios humanos que representa.

Resumo do texto

O capítulo V do “Sermão de Santo António aos peixes” começa com as repreensões ao peixe Roncador. Este peixe destaca-se pelo seu tamanho muito reduzido e, por outro lado, por roncar muito, constituindo assim uma metáfora de defeitos humanos como a arrogância, a soberba, a presunção, a fanfarronice e a vaidade. Como exemplos destes vícios, Antônio Vieira menciona São Pedro, Golias, Caifás e Pilatos. O autor aconselha ainda o seu auditório a não adotar esses vícios e a seguir o exemplo de Santo António, que tinha poder e saber, mas não bravatiava.

Apresentação do peixe

O Roncador é um peixe pequeno mas que, em contraste com o seu tamanho, apresenta a característica de roncar muito, sendo por isso alvo de crítica por parte de António Vieira, que o repreende por essa sua presunção, isto é, por se gabar muito das sua capacidades, mas na realidade ser o menos capacitado.

Peixes Roncadores

Exemplos Bíblicos

O Padre Antônio Vieira utiliza algumas passagens bíblicas para exemplificar a presença dos vícios do Roncador (presunção, gabarolice) na vida dos homens: -São Pedro: Um guerreiro que se auto promoveu como mais corajoso e mais forte do que os outros guerreiros, mas acabou por mostrar ser o mais fraco de todos. Além disso, ao invés de estar a vigiar como Jesus lhe havia pedido, estava a dormir, comprometendo-se assim com algo que acabou por não fazer. “Vós, Pedro, sois o valente,que havíeis de morrer por mim, e não pudeste um hora vigiar comigo?” (Mc 14, 37)

Exemplos Bíblicos

-Gigante Golias: Andava armado e desafiava o povo de Israel achando que ninguém o conseguiria derrotar, mostrando assim grande arrogância, no entanto foi derrotado por um simples pastor chamado David. -Caifás: Sumo sacerdote dos judeus que se vangloriava do seu saber (Jo 11, 49) “Mas um deles, Caifás, que era Sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: “Vós não entendeis nada,...” -Pilatos: Procurador romano da Judeia que se vangloriava do seu poder. (Jo 19, 10) “Pilatos disse-lhe, então: “Não me dizes nada? Não sabes que tenho o poder de te libertar e o poder de te crucificar?”

Referências ao Santo António

Nesta parte do Sermão, Santo António funciona como um exemplo que Antônio Vieira aconselha o auditório a seguir. Santo António era uma pessoa que tinha saber e poder, mas ao invés de se enaltecer e orgulhar disso como o Roncador, não o fez e calou-se, sendo por isso ouvido e tendo sucesso nas suas pregações.

Recursos Expressivos

Ao longo do texto é possível encontrar recursos expressivos como: -Peixes alegoria dos vícios dos homens; -Interrogação retórica: (Ex: “É possível que sendo vós uns peixinhos tão pequenos, haveis de ser as roncas do mar?!”); -Comparação: (Ex: “O que é baleia entre os peixes, era o gigante Golias entre os Homens”); -Apóstrofe: (Ex:: “..., amigos roncadores,…"); -Antítese: (Ex: “... quem tem muita espada, tem pouca língua...”); -Anáfora: (Ex: “Isto não é regra geral, mas é regra geral que Deus não quer roncadores...”);

Tipo humano criticado

Através da alegoria/metáfora dos peixes Roncadores percebemos que o tipo humano criticado por Vieira é o humano arrogante, soberbo, presunçoso, gabarolas e vaidoso.

Frases emblemáticas

Aqui estão algumas frases desta parte do Sermão que considerámos emblemáticas: “É possível que sendo vós uns peixinhos tão pequenos haveis de ser roncas do mar?”- Interrogação retórica que inicia a repressão aos peixes Roncadores. “Medi-vos, e logo vereis quão pouco fundamento tendes de brasonar, nem roncar?”- Frase mais marcante acerca da crítica feita aos Roncadores. “Os arrogantes, e soberbos tomam-se com Deus; e quem se toma com Deus sempre fica debaixo.”- Consequência de quem toma a atitude dos Roncadores. “E porque tanto calou, por isso deu tamanho brado.” -Característica de Santo António oposta à característica dos Roncadores.

Objetivos da eloquência

Docere: António Vieira utiliza o docere quando transmite conhecimento ao seu auditório acerca de algumas figuras bíblicas e de como a sua vida transmite um determinado ensinamento/doutrina. Ex: “Vós, Pedro, sois o valente,que havíeis de morrer por mim, e não pudeste um hora vigiar comigo?”

Objetivos da eloquência

Delectare: António Vieira utiliza o delectare quando recorre a recursos expressivos e a um discurso dinâmico para embelezar a sua obra e assim torná-la mais atrativa/persuasiva. Ex: “É possível que sendo vós uns peixinhos tão pequenos haveis de ser as roncas do mar ?”

Objetivos da eloquência

Movere: António Vieira utiliza o movere quando tenta modificar os comportamentos daqueles que compõem o seu auditório através da interação e interpelação do mesmo. Ex: “amigos, Roncadores, o verdadeiro conselho é calar, e imitar a Santo António.”

Valores culturais, éticos e sociais

Valores Culturais: No texto é possível identificar valores culturais relacionados à religião como a obediência à doutrina cristã. Valores Sociais e Éticos: No texto é possível identificar valores sociais e éticos “positivos” como a modéstia, a humildade e a simpleza, assim como valores sociais e éticos “negativos” como a presunção, a arrogância e a vaidade.

Cartoon

Neste cartoon da autoria de Nando Motta, denominado “A arrogância do desembargador”, é possível observar um homem notavelmente pequeno e com uma expressão facial tipicamente arrogante, a olhar-se ao espelho, que, ao contrário do esperado, reflete a figura do homem num tamanho muito maior do que o real, criticando assim a presunção e vaidade do sujeito, que se vê como maior e melhor do que aquilo que realmente é. Podemos relacionar este cartoon com o peixe roncador, uma vez que este, apesar de ser pequeno, também acha ser mais do que aquilo que realmente é, roncando mais alto para se superiorizar em relação aos outros peixes.

Conclusão

Concluímos que este trabalho contribuiu de forma muito positiva para a nossa aprendizagem na medida em que permitiu-nos compreender melhor o peixe Roncador e a crítica aos homens a ele subjacente, melhorando assim também a nossa capacidade de interpretar o “Sermão de Santo António aos peixes".

Weebgrafia e Bibliografia

https://pt.scribd.com/document/539861849/Roncador-Sermao-de-Santo-Antonio-aos-Peixes "Mensagens"- Manual de Português 11º ano (editora: texto)

FIM!

Realizado por: Avelina Jorge, Carolina Nobre, Carolina Santos, David Guerra, Vasco Soares 11ºB