Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Atmosfera_Funções e camadas
Isaura Carvalho
Created on November 29, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Practical Interactive Image
View
Akihabara Square Interactive Image
View
Akihabara Interactive Image
View
Essential Interactive Image
View
Interactive Team Image
View
Image with Audio
View
Image with interactive hotspots
Transcript
ATMOSFERA
600...
Exosfera
FUNÇÕES DA ATMOSFERA
Termosfosfera
Mesopausa
CAMADAS DA ATMOSFERA
Mesosfera
Estratopausa
COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA
Estratosfera
Tropopausa
Troposfera
Tropopausa
É o limite superior da troposfera. A sua altitude varia com a latitude e estas oscila entre os cerca de 8 km nos pólos (tropopausa polar) e os cerca de 18 km nos trópicos (tropopausa tropical). A altitude da tropopausa nas latitudes médias varia gradualmente entre a tropopausa polar e a tropopausa tropical. Na parte inferior da estratosfera, perto do limite da tropopausa, circulam os aviões.
Estratopausa
É o limite superior da estratosfera em que a temperatura deixa de subir com a altitude.
Mesopausa
É o limite superior da mesosfera, com temperaturas que podem atingir os –95ºC e onde se podem formar nuvens noctilucentes, que significa "noite brilhante", em latim. (fenómenos luminosos raros, em forma de nuvem, que ocorrem na alta atmosfera da Terra, visíveis durante o verão em latitudes entre 50° e 70° N e S).
É a região acima da estratosfera, que se estende desde a estratopausa até altitudes de cerca de 80 km e temperaturas de -95ºC. Nesta camada quase não há absorção de radiação solar e a temperatura diminui com a altitude pois é aquecida a partir da base, a estratopausa. Os gases na mesosfera permitem abrandar a velocidade dos meteoros que avançam na atmosfera e que ao "embater" nestes gases, se incendeiam e criam o fenómeno das estrelas cadentes.
Mesosfera
Exosfera
A exosfera estende-se dos 600 km aos 10.000 km de altitude. Devido à reduzida gravidade que existe os gases escapam para o espaço e não é consensual a classificação desta camada como parte integrante da atmosfera. É aqui que orbitam os satélites artificiais
As cinco camadas básicas da atmosfera Download da imagem Exosfera Esta é a camada mais externa da atmosfera. Ele se estende de cerca de 375 milhas (600 km) a 6.200 milhas (10.000 km) acima da terra. Nessa camada, átomos e moléculas escapam para o espaço e satélites orbitam a Terra. Na parte inferior da exosfera há uma camada de transição chamada termopausa
Termosfera
É a região acima da mesosfera, que se estende desde a mesopausa até altitudes de cerca de 400 / 500 km. A temperatura mantém-se constante até aos 90 km, a partir dos quais aumenta e pode atingir os 2000ºC, pois absorve grande quantidade de radiação solar, devido à composição química da atmosfera.Devido a esta absorção, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altitude. É nesta camada que acontecem os fenómenos das auroras (boreais e austrais) e que são visíveis em regiões de elevada latitude.
Troposfera
É a região mais baixa da atmosfera (desde a superfície até 10-12km de altitude) e onde ocorre a maior parte dos fenómenos meteorológicos como, por exemplo, nuvens, trovoadas e precipitação. Nesta camada, regra geral, a temperatura desce com a altitude a uma taxa de cerca de 6.5ºC por Km. Este fenómeno é denominado Gradiente térmico vertical. Em algumas partes da atmosfera pode haver uma camada pouca espessa em que a temperatura aumenta com a altitude, designada por camada de inversão de temperatura.
Estratosfera
Na estratosfera, a temperatura é sensivelmente constante até aos 20-25 km a partir dos quais a temperatura aumenta. è aqui que existe a camada do ozono, ozono estratosférico (O3), que absorve os raios ultravioleta e provoca aquecimento da temperatura. Esta camada contém 19% dos gases da atmosfera, mas muito pouco vapor de água. É também aqui que se verificam os jet-stream, correntes de jato com velocidade entre os 100 e os 250km/h, no sentido oeste-este. É nesta camada que se encontram os balões atmosféricos.
Na parte inferior da estratosfera, perto do limite da tropopausa, circulam os aviões.