Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O rapaz e o robô

João Marques Silva Sá Vieira

Created on November 28, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

Luísa Ducla Soares

O Rapaz e o Robô

Biografia da Autora

Informações bibliográficas

Personagens

Resumo da Obra

justificaçãoda obra

Citação favorita

"João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a Matemática! la ficar de castigo e, ainda por cima, iam lhe cortar a semanada."

Escolhi esta obra porque nos ensina que devemos sempre fazer as coisas por nós próprios e, também, ensina que não devemos econder os nossos erros.

Título: O Rapaz e o Robô Autor: Luisa Ducla Soares Editora: Terramar Data da edição: Abril 2004 O narrador é não participante. Localização do tempo: ao longo do ano Localização da ação no espaço: na cidade de Lisboa

"João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a Matemática! la ficar de castigo e, ainda por cima, iam lhe cortar a semanada."

Bibiografia da Autora
  • Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939
  • Licenciou-se em Filologia Germânica.
  • Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida.
  • Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas Contrato em 1970.
  • Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação.
  • Personagens Principais: O João e o Robô
  • Personagens Secundárias: A tia Engrácia, faísca (o cão), a mãe, o pai, o cientista e os amigos da escola.
  • A história narra a vida de um rapaz, o João, que detestava Matemática. Um dia recebeu o teste, e tendo tido negativa, ficou com medo da reação do pai e porque lhe ia cortar a semanada. Com receio de ir para casa, apanhou um autocarro para um jardim desconhecido, onde encontrou uma pasta cheia de dinheiro.
  • Ao regressar a casa ouviu um ralhete do pai e ficou de castigo no seu quarto. Quando ligou a televisão viu um anuncio de um velho sábio sobre a construção de robôs. Decidiu ir comprar um robô no dia seguinte com o dinheiro que encontrou. Acordou cedo para ir à loja. Encomendou um robô igualzinho a ele mas que fosse muito inteligente e com grandes capacidades em Matemática. O sábio disse-lhe para regressar no mês seguinte para vir buscar o robô.
  • Na data combinada o João apareceu para ir buscar o robô. No dia seguinte disfarçou-se e levou o robô para a escola para fazer o teste de Matemática. Teve Excelente.
  • O João, com o dinheiro que encontrou, comprou uma roulotte para o robô viver, no entanto quem começou a viver lá foi João. Daí em diante, o robô assumiu completamente a vida de João, enquanto este passava o tempo na roulotte.
  • No jantar de família o robô trocou de lugar com o João, pois não conhecia a tia Engrácia. Nesse dia a tia deu-lhe um cão, o Faísca, que tinha um dom especial, conseguia farejar máquinas e tecnologias roendo-as e rosnando. No dia seguinte João apresentou o Faísca ao robô que teve da imediato a reação de o atacar.
  • Ninguém reparava nas diferenças entre eles, exceto o Faísca. Com esta atitude do cão, o pai devolveu-o, sem o João saber. Assim que soube foi de imediato buscá-lo.
  • O robô tinha que se esconder no quarto e o cão era fechado na cozinha pelos pais do João. Uns dias mais tarde o João e o robô foram passear e chegaram até ao rio. Ouviram uma criança a pedir ajuda porque se estava a afogar. João mandou o robô que se lançou de imediato à água, no entanto, este não sabia nadar e afundou-se. João lembrou-se que nunca tinha ensinado o robô a nadar e lançou-se à água e salvou a criança.
  • Foi aclamado de herói mas João estava triste por ter perdido o robô e com medo que o seu plano fosse descoberto. Decidiu ser ele mesmo daí em diante para sempre...