Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Antime

Margarida Ferreira Rodrigues

Created on November 28, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Antime

Trabalho realizado por: Inês Pião; Lara Lopes; Letícia Silva; Margarida Rodrigues; Teresa Passos

começar

1. Valorizar a sabedoria popular

2. Recuperar o património oral da nossa freguesia

3. Difundir a memória do património oral

Objetivos

4. Promover o conhecimento repertório da tradição oral

5. Preservar a memória coletiva

6. Valorizar o património cultural de Antime

7. Compilar os textos de cariz popular

8. Comparttilhação de conhecimento da sabedoria cultural

Introdução

No âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa do 10º ano foi nos proposto, pela professora Cristina Pinto, desenvolver um projeto sobre " os cancioneiros da aldeia ", adequado ao estudo da poesia galaico-portuguesa que se encontra reunida em três cancioneiros . Cancioneiro da ajuda; .Cancioneiro da Biblioteca vaticana; .Cancioneiro da Biblioteca Nacional. O nosso projeto será sobre Antime, que tem como principal objetivo a recolha de organização e divulgação de textos que por vezes só pessoas da terceira idade se recordem, juntamente com pesquisas feitas por nós.

Introdução

No âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa do 10º ano foi nos proposto, pela professora Cristina Pinto, desenvolver um projeto sobre " os cancioneiros da aldeia ", adequado ao estudo da poesia galaico-portuguesa que se encontra reunida em três cancioneiros . Cancioneiro da ajuda; .Cancioneiro da Biblioteca vaticana; .Cancioneiro da Biblioteca Nacional. O nosso projeto será sobre Antime, que tem como principal objetivo a recolha de organização e divulgação de textos que por vezes só pessoas da terceira idade se recordem, juntamente com pesquisas feitas por nós.

Apresentação de Antime:

Poema

Na minha aldeia tudo é arte A terra é tão calma Ninguém fica de parte Que até se sente a alma É um sítio inpirador É um lugar cheio de alegria E muito acolhedor Viver por lá e ter boa companhia As casas vazias Mas cheias de alegria Com pessoas bonitas E com simpatia

Lara Lopes nº12

Descrição/ poemas sobre antime de cada aluna

A escolha da nossa aldeia Tem como nome antime Possui uma bela assembleia, E o povo é muito unido. Tudo é acolhedor E o ambiente é calmo a natureza é verdegante Tudo é muito pacifico O povo é todo amigo Não há nenhum perigo Mas apesar das ruas estreitas E um bocado imperfeitas Vale a pena ir a Antime Uma aldeia sublime.
Inês Pião nº7

Poema

Estas belíssimas flores É inexplicável, Que existem na minha aldeia, Sentimo-nos logo bem. Espalham o seu perfume Aquele ambiente amável Como óleo de candeia Impossível vivermos sem É um sítio harmonioso Onde se gosta de estar. E também silencioso Onde o tempo passa devagar

Margarida Rodrigues nº16

Poema

Antime uma terra linda Uma terra cheia de animação onde todos gostamos de estar Onde faz bater o meu coração Tão florida e encantada Gosto tanto de lá bailar Onde gostava de morar Nas festa da SR de Antime lá gosto de estar Passei lá a minha infância Lindas memórias tenho lá Gostava tanto de voltar Para poder recordar
Letícia Pereira nº 14

Poema

Uma linda freguesia Cheia de amor e simpatia Tão animada e bela Uma terra muito singela
A vida é bela e a natureza também Antime lugar onde para ajudar há sempre alguém Terra onde és bem recebido Sais com alma e o coração preenchido Um lugar cheio de animação E muita compaixão Gosto de lá dançar Para me poder animar
Teresa Passos nº21

Brasão de Antime

No brasão de Antime encontram se duas alianças , devido ao facto de Fafe e Antime ligação uma vez que existe "A lenda da Nossa Senhora da Misericórdia ".Como sabemos nesta localidade no segundo domingo de julho realiza se a festa de Nossa Senhora das Dores irmã de Nossa Senhora da Misericórdia. Podemos analisar no brasão uma roda amarela que pode simbolizar um escudo pois a população de Antime valoriza e protege muitissimo esta freguesia e a Nossa Senhora de Misericórdia . Os tons de azul de fundo lembram nos a paz e a serenidade desta freguesia magnifica.
Texto feito por: Letícia Pereira nº14

Lenda da Nossa Senhora da Misericórdia:

A lenda da Nossa Senhora da Míserícódia começa com o desejo do povo fafense e de Antime querer ter a Nossa Senhor da Mísericordia pois, ela era muito valiosa. A Senhora havia aparecido no monte de São Jorge o que despertou intresse à população, posseram-na numa caroça de bois e para o lado que inclina se ela la ficaria. Passado uns anos Antime chegou a um acordo com Fafe em que consiste em levarem a Senhora todos os anos a Fafe por volta das 10h e traze-la antes do sol se pôr. Comprindo isso anualmente.

Apreciação crítica

Esta lenda foi contada pelo senhor Fernando Ramos e pela senhora Lúcia Peixoto que mostraram ter um caráter de simpatia e bondade. A nosso ver esta história é verídica pois todos os anos o povo fafense e de Antime mostram a sua fé perante a nossa Senhora da Misericórdia, assim respeitando as tradições dos antepassados e as regras que por eles foram ditas. Apesar desta história ser verídica ou não, mostra ser de cada vez mais relevante pois a população de Antime parece se cativar mais por ela. Nós acreditamos nesta história pois ela foi-nos contada pelos nossos antepassados provocando-nos interesse.

Apreciação crítica de cada aluna acerca do trabalho- 1 Período
Este projeto consiste na procura de informações em diálogo com as pessoas da freguesia para que nos contam tudo o que sabem sobre Antime e algumas curiosidades. Adorei fazer este trabalho , uma vez que fiquei a saber mais sobre uma terra vizinha e gostei da convivência com os mais idosos. Gostei de trabalhar com o meu grupo e penso que houve muita interajuda entre todos os elementos.
Inês Pião nº7

Apreciação crítica

Este trabalho consiste na procura de textos da freguesia de Antime. Fomos acolhidas por um casal que mostrou ter muita paciencia e boa disposição e partilharam tudo aquilo que sabiam connosco . Estou a achar este projeto bastante interessante porque motiva nos de certa forma a inovar as nossas formas de trabalho uma vez interagimos com pessoas da 3ª idade, o que é bom não só para nós como também para eles. Relativamente ao grupo acho que todos trabalhamos bem e todas nos mostramos interesse para explorar esta bonita freguesia.

Lara Lopes nº12

Apreciação crítica

Este projeto consiste na recolha de dados culturais da freguesia de Antime que podem ter perdido o seu valor e importância ao longo dos anos visto que só pessoas mais idosas se recordam deles e não os mais jovens promovendo um contacto intergeracional. No meu ponto de vista este projeto está a ser muitíssimo interessante visto que, para mim é uma nova forma de trabalho e estou a aprender e melhorar bastante. Enquanto fazíamos pesquisas pelas ruas de Antime falamos com as pessoas, algumas disponibilizaram se para nos ajudaram mostrando solidariedade e empatia demonstrando ter muito orgulho pela sua freguesia. Em relação ao meu grupo, todos nós mostramos interesse e disponibilidade para saber mais sobre aquela magnífica freguesia. Concluído este projeto tem vindo a ser gratificante para mim, uma vez que me faz sair da minha zona de conforto pois sou uma pessoa impaciente. Mas estou a gostar bastante desta aventura pois estou a adquirir bastante conhecimento e cultura geral

Letícia Silva nº14

Apreciação crítica

Este projeto tem vindo a ser algo muito inovador para mim pois, nunca tive tanta curiosidade em ir procurar textos de literatura antiga ou até de conhecer uma freguesia tão bela. Durante estes meses de pesquisa pelas ruas de Antime, falei com pessoas da freguesia que demonstraram simpatia e bondade. O grupo demonstrou interesse e disponiblidade para realizar o trabalho.
Margarida Rodrigues nº 16

Apreciação crítica

Este projeto que estamos a fazer, está a ser interesante e acho que é para o nosso interesse, eu estou a gostar do trabalho, e estamos aprender muito com as informações que recolhemos, como por exemplo fomos bater à casa das pessoas,para recolher informações sobre a freguesia que escolhemos, nós fomos acolhidos por um casal de idosos muito simpáticos, que deram muitas informações sobre Antime. Em relação ao grupo eu acho que cada membro tentou fazer o seu melhor e tentamos esforçar nos bastante, ajudamo-nos umas às outras. Em conculsão acho que deveriamos continuar o trabalho no 2º período
Teresa Passos nº21

2º pERIODO

Apreciação crítica

Esta reza foi nos contada pelo senhor Izequiel Neves que tem 90 anos e viveu em antime durante vários anos. O senhor era bastante humilde e simpático e acolheu nos (ao grupo) muitíssimo bem contando tudo aquilo que sabia . Esta reza foi passada de geração em geração pelas informações que obtemos tornando se assim uma homenagem às pessoas que já partiram.

Apreciação feita por : Letícia Pereira

Reza das Alminhas

"Alminhas bem ditas, Vós já foste como eu, e eu ei de ser como vós Rogai ao senhor por mim Que eu rogo ao senhor por vós"

Apreciação crítica

Esta história foi nos contada pelo Senhor António Leite ele é um francês que veio viver para Antime.O senhor António Leite no ínicio mostrou-se desconfiado porém durante a conversa tentou ajudar da melhor forma. Durante a conversa ele falou um sobre pouco a sua vida.

‘Including quotes always strengthens our presentation. Break the monotony.’

- Always quote the author

Apreciação feita por : Margarida Rodrigues

A Pide em Antime

Em Antime existia um barbeiro chamado Antonio Leite ,o senhor era político, ou seja, contra Salazar quando a Pide descobriu isso, leveram-no para a prisão em Peniche e mataram-no. Quando regressaram deixaram no à frente de casa morto , a população de antime revoltada apedrejou a Pide.

Lenga-lenga do Tesourelho

Com uma meia de homem chegavam junto da corte dos animais e diziam o seguinte : "Teserolho sai te daqui Assim como boi e vaca Trabalha aqui "

Apreciação crítica

A Lenga - lenga do Tesourelho foi contada pela senhora Carminda Magalhães que mostrou ser prestável e disponível para nos ajudar na concretização desse trabalho. Com esta conversa podemos deduzir que era com uma meia de homem que se talhavam os bixos.

‘Including quotes always strengthens our presentation. Break the monotony.’

- Always quote the author

Apreciação feita por : Inês Pião

Apreciação crítica

Esta reza foi nos contada pela senhora Conceição Magalhães que tem 71 anos esta senhora mostrou se muito intressada em ajudar nos neste projeto contando tudo aquilo que sabia. Esta reza ainda é utilizada nos dias de hoje e continua a ser passada de geração em geração .

‘Including quotes always strengthens our presentation. Break the monotony.’

- Always quote the author

Apreciação feita por : Letícia Pereira

Reza do mal olhado

Mal de inveja e mal olhado Maus olhos te viram Deus da cristandade Deus te deu Deus te criou Todo o mal que tenhas va para quem te o botou . Em louvor de São Celivreste Tudo o que fizer por ti Tudo preste

‘Including quotes always strengthens our presentation. Break the monotony.’

- Always quote the author

Afinal o que é

São milhões de infectados Homens, Mulheres, crianças A cura não aparece Nem existem esperanças É uma doença maldita Que nos vai tirando a vida E nos deixa a pensar " Afinal o que é a Sida"

Apareceu no século xx Quando ninguem esperava Com o passar do tempo Todos vimos que matava No ínicio eram poucos a sofrer Desse pesadelo profundo Mas hoje infelizmente Espalhou-se pelo mundo

Maria Freitas

"Chorar"

Quantas vezesNesta vida a nossa alma é ferida E cantamos a solçar Quantas vezes Nós nos rimos Escondendo o que sentimos Com vontade de "chorar"
Maria Freitas

Teu nome

És bela sedutora cativamente apaixonado Atrais... querias ilusões, sonhos fazes ver o que não existe fazes voar Viajar sem sair do lugar és má ,cruel destroeis quem de ti se aproxima Seduzes e depois ....matas usas, adaptas, habituas-te quem cai os teus braços jamais se libertará teu nome?" droga"

Maria Freitas
Aprecação feita por : Letícia Pereira

Pai nosso dos alunos

Professores ,nossos que estais nas aulas, santificado sejam as vossas notas, venha a nós sabedoria, sejam feitos os copianços, assim nos testes como nas provas globais, os friados de cada dia nos daí hoje perdoai as nossas brincadeiras assim como perdoamos as aulas que nos chateiam, não nos deixem reprovar, livramos das provas globais. Amém.
Maria Freitas

Apreciação crítica

Neste segundo momento do trabalho considero a realização do mesmo de forma desigual, uma vez que nem todos compareciam nas atividades programadas fora da escola mas interessante na sua globalidade.

Inês Pião

Apreciação crítica

Esta segunda parte do projeto consiste na continuação daprocura da informação sobre a freguesia de Antime. Fomos recebidas por alguns idosos de meia idade que mostraram disponiblidade de nos ajudar a a recolher mais informações para o nosso projeto. Achei este trabalho bastante motivador pois ficamos a saber mais coisas sobre a freguesia que ainda não sabíamos, e também interessante. Em relação aos membros do grupo acho que todos trabalharam relativamente bem e que mostraram disponiblidade e interesse

Lara Lopes

Apreciação crítica

Neste período conseguimos obter mais informação pois as condições metereológicas ajudaram, e a populção de Antime mostrou se bastante disponivel para nos ajudar neste projeto. Em relação à colaboração e disponibilidade do grupo acho que nem todas nós colaboramos da mesma forma algumas por vontade própria outras não.

Letícia Pereira

Apreciação crítica

No 2º período o projeto consiste na continuação da procura de informações. Neste projeto aprendemos lenga-lengas que não conhecia. Novamente o trabalho foi feito de forma desigual

Margarida Rodrigues

Write an awesome subtitle

Apreciação crítica

Este projeto que fizemos foi interessante, gostei de fazer o trabalho aprendemos mais um pouco sobre a aldeia com as histórias que os idosos contavam-nos, muitos deles eram simpático já outros não sabiam muita coisa sobre a freguesia. Para concluir acho que em relação ao grupo todas tentaram fazer o seu melhor algumas mais e outras menos.

Teresa Passos