Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Extração de DNA

Leonor Rodrigues

Created on November 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Map

Akihabara Map

Frayer Model

Create Your Story in Spanish

Microcourse: Key Skills for University

Microcourse: Learn Spanish

Choice Board Flipcards

Transcript

V de Gowin

Conclusões

Princípios
É possível extrair e observar o DNA. Conclui-se que o DNA está no núcleo e que para o libertar é necessário a quebra da parede celular e das membranas celulares. Esse processo pode ser feito pela trituração das bananas e o adicionamento de detergente, pois o detergente tem uma capacidade de “destruir” as gorduras. Conclui-se também que o adicionamento de sal faz com que a molécula de DNA fique estável, e o adicionamento do álcool faz com que ele se precipite.
  • A célula é a unidade básica da vida; as células são compostas por um núcleo que contém o DNA;
  • O DNA é um ácido nucleico composto por duas cadeias polinucleotídicas em dupla hélice. Cada nucleótido é compostos por uma base nitrogenada, uma pentose(desoxirribose) e um grupo fosfato.
  • O DNA contêm a informação genética responsável por coordenar o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos.
  • O tecido utilizado(banana) é uma célula vegetal, logo possui uma parede celular, devido a isso é necessário fazer a maceração para destrui essas paredes celulares.
  • Como as membranas celulares têm uma camada de gordura (camada fosfolipídica), ao adicionar detergente é possível que a camada fosfolipídica fragmente, contribuindo para a libertação do DNA.
  • Ao usar o sal a molécula (NaCl) irá se separar originando os seus correspondentes iões (Na+,Cl-). Possivelmente o ião Na+ irá se ligar ao grupo fosfato do DNA, atuando como um estabilizador uma vez que o grupo fosfato do DNA tem uma carga negativa.
  • O álcool é importante pois desidrata as moléculas de DNA tornando-as mais leves fazendo-as precipitar, o que vai melhorar a sua visualização macroscópica.
  • Como o sumo de ananás tem proteases(enzimas dos prótidos),estas vão ajudar a destruir a bicamada, tornando o DNA solto.
Questão-problema

Como extrair e visualizar macroscópicamente o DNA de células eucarioticas vegetais?

Resultados:

  • Pode-se observar nesta imagem, o filtrado da nossa mistura(na parte de baixo do tubo de ensaio),e o álcool (em cima do filtrado)
  • Vê-se também um filamento esbranquiçado como se fosse uma “nuvem”, em que esse filamento é o DNA.

Procedimento:

1. Pese cerca de 50 g de banana e corte-a em pedaços. 2. Deite os pedaços de banana no almofariz e macere-os bem. 3. Misture 3 g de sal de cozinha (NaCl) com 90 mL de água desti-lada, aquecida a 60 °C, para preparar uma solução de Nacl. 4. Adicione 10 mL de detergente à solução de NaCl e mexa com a vareta lentamente. 5. Adicione a banana macerada à solução obtida na etapa 4 e envolva com a vareta durante alguns minutos. 6. Coloque a gaze num funil e filtre para um gobelé o preparado obtido na etapa 5 7. Adicione 25 mL de sumo de ananás ao filtrado obtido. 8. Meça 20 mL do preparado anterior para um tubo de ensaio ou para uma proveta. 9. Utilizando uma vareta, adicione muito lentamente cerca de 20 mL de álcool frio. Deverá observar que se forma uma fase alcoólica sobre uma fase aquosa. 10.Deixe repousar cerca de 5 minutos. 11. Observe e registe, na forma de fotografias/vídeo, as alterações de posição do agregado molecular nos 40 minutos subsequentes à etapa 10.
Leonor Rodrigues nº14 Mafalda Silva nº17