Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

AERBP, Caldas da Rainha

Beira Interior

Íris Alfredo Nº7 e Matilde Luis Nº1511ºSE1
gEOGRAFIA A

Introdução

Serra da Estrela

Morfologia agrária

Solo e relevo

Conclusão

Rede hidrográfica

Webgrafia

Tradições

Povoamento e clima

Características humanas

PAC

Localização

Índice

O trabalho que vamos apresentar é sobre a região agrária da Beira Interior. Iremos indicar a sua localização geográfica, o seu clima e relevo e a sua morfologia agrária, iremos também expôr as suas características humanas, tradições, falar sobre umas das suas terras e sobre PAC.O nosso objetivo com este trabalho é ficar a conhecer mais sobre a Beira Interior e as suas características.

Introdução

  • A norte é limitada pela região Trás-os-Montes.
  • A este desta região encontra-se a Beira Litoral
  • A oeste faz fronteira com a Espanha
  • A sul a Beira Interior é separada da região agrária do Alentejo pelo rio Tejo
  • A Beira Interior encontra-se sub-dividida em 3 regiões

Localização

Tipos de solo e relevo

O solo é maioritariamente granítico e xistoso, tem uma reduzida expessura e é pouco produtivo.O relevo é bastante acidentado com várias formações montanhosas como a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha mas também prevalece áreas extensas de planalto.

O clima sofre de uma influência continental ou seja é temperado mediterrânico, com importantes variações de temperatura, verões curtos, quentes e secos, e invernos prolongados e muito frios.A precipitação é mais elevada nas zonas de maior altitude.

Clima

Povoamento

O povoamento nesta região é concentrado

Técnicas agrícolas tradicionais e modernas

Um sistema extensivo de monocultura de sequeiro, caraterizado por ter uma ocupação descontinua dos campos, associado ao regime de afolhamento com rotação de culturas.

é constituida por...

Morfologia agrária

Campos de média dimensão, regulares e abertos.

A falta de viabilidade económica da agricultura origina uma economia deficitária. Esta dá origem à emigração da população, o abandono das terras agrícolas originando um baixo rendimento.

A influência histórico cultural tem reflexos na agricultura nacional pois condiciona a ocupação e a organização do solo e reflete- se na estrutura fundiária. Os Romanos, Visigodos e Muçulmanos trouxeram grande evolução à região desenvolvendo a agricultura.

Características Humanas

Sociais

Socialmente, a população é envelhecida com baixo nível de instrução e qualificação profissional. A Beira Interior é uma das regiões que possui mais analfabetos

Económicas

Históricas

Barragem de Fratel

Barragem Castelo Bode

Barragem da Aguieira

Rede Hidrográfica

Esta região é bastante rica em recursos hídricos.

  • Os rios Mondego, Zêzere e Tejo para além de fornecerem água permitem que haja produção de eletricidade em várias barragens e centrais hidroelétrica.

Festa de Santa Luzia (Fundão)Ocorre a 15 de Setembro e é marcado por procissões e arraiais com bandas de música e os Bombos da aldeia de Lavacolhos

Tradições

Gastronomia

Nesta região a gastronomia é bastante rica não só pela quantidade mas também pela qualidade.

  • Queijo da Serra
  • Vinhos
  • Cerejas

PauliteirosMouriscaTranca

Danças

Festas e Romarias

Os melhores sítios a visitar são:

  • Lago do Viriato
  • Barragem do Covão do Ferro
  • Torre da Serra da Estrela
  • Vale Glaciar do Zêzere
  • Folgosinho

A primavera e o inverno são as melhores épocas para visitar a Serra da Estrela, o verão pode ser bastante agressivo devido ao calor elevado, o inverno também o consegue ser devido às temperaturas negativas, mas pela neve, o número de turístas continua elevado.São precisos pelo menos 3 dias para visitar a Serra da Estrela, para poder visitar os lugares mais belos e fazer atividades na natureza (sobretudo no inverno)É uma boa opção organizar um roteiro planeado com pesquisa própria antes de visitar este sítio, mas mesmo assim improvisar e fazer algo fora dos planos.

Dicas para visitar a Serra da Estrela:

Serra da Estrela

A Serra da Estrela localiza-se no centro de Portugal, na Beira Interior, esta cadeia montanhosa faz parte da cordilheira do Sistema Central da Península Ibérica e é aqui que se encontra a maior altitude de Portugal Continental com 1993 metros.

1°. +PêssegoNa região da Beira Interior o pessegueiro constitui-se como uma cultura com alguma tradição e com possibilidade de expansão.Com o objetivo de elevar o conhecimento e testar técnicas culturais inovadoras ao nível da cultura do pessegueiro surgiu este projeto. Alguns dos métodos de produção que visam a rentabilidade dos pomares e tem em consideração a preservação ambiental são:1. Manutenção do solo2. Monda de flores3. Monda de frutos4.Rega deficitária controlada5. Fertilização racional6. Caracterização da qualidade dos frutos

Projetos da PAC

PAC

Política que visa implementar estratégias para modernizar e potencializar a agricultura, tornando-a mais sustentável e ecológica.
2°. Apoio Técnico à gestão agro-florestalApoia o desenvolvimento de todo o tipo de projetos e atividades que visam preservar, dinamizar e valorizar a floresta portuguesa a todos os níveis: social, ambiental e económico.

Projetos da PAC

Com este trabalho nós ficámos a conhecer mais sobre a Beira Interior e principalmente algumas áreas específicas dentro desta região agrária, conhecemos mais sobre a PAC em si e também os seus projetos, já tinhamos uma noção do seu relevo e do seu clima mas aprofundámos ainda mais esses conhecimentos. Achamos que este trabalho foi benéfico porque a Beira Interior não é uma região agrária muito abordada, e ficámos a conhecer mais sobre a sua morfologia, a sua história e tradições, e conseguímos concluir o nosso objetivo inicial.

Conclusão

https://www.revistadevinhos.pt/beber/beira-interior-2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Rotação_de_culturashttps://prezi.com/wnfa9vihlemv/regiao-agraria-da-beira-interior/?frame=d1860f816b6884572fa6d9225d63e2007bc100b0http://www.aflobei.pthttps://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/5275/1/%2BPêssego_Apresentação%20do%20projecto.pdfhttps://prezi.com/p/w1tq0l5mrjqm/beira-interior/https://www.studocu.com/pt/document/universidade-lusiada-de-lisboa/geografia-fisica/beira-interior-atualizado/17851139

Webgrafia