Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Mistério em Sintra escape room

Licinia Pereira

Created on November 22, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Jogue e aprenda!

Um famoso mistério literário português- quer resolvê-lo?

Comece aqui

Continue

Introdução

O Mistério da Estrada de Sintra é um romance de carácter policial, escrito em parceria pelos escritores portugueses Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. A obra conta a história de um médico e um escritor que são raptados por quatro mascarados na estrada de Sintra e levados para uma misteriosa casa onde se encontra o corpo do inglês Rytmel. O romance foi publicado no Diário de Notícias, de Lisboa, sob a forma de cartas anónimas, em 1870. Quer descobrir o que acontece neste mistério? Resolva as seguintes missões.

MISSÃO 1

TRANCADA

TRANCADA

TRANCADA

ESCOLHA O TEMPO VERBAL ADEQUADO PARA RESOLVER O MISTÉRIO

Dois amigos, um médico e um escritor, são raptados na estrada de Sintra, por três homens mascarados, e levados à presença de um cadáver. Embora esta história ___________ ( acontecer) há muito tempo, ainda se fala hoje na estranheza do caso.

tinha acontecido

tem acontecido

tenha acontecido

Quem será o morto, como morreu, e em que circunstâncias? Morte natural ou assassinato? Quem será o criminoso ou o mandante do crime?

Para saber mais, procure a luz

MISSÃO 2

COMPLETA

TRANCADA

TRANCADA

Arraste a seta e descubra

O Doutor e o seu amigo são levados para uma misteriosa casa, onde se encontrava o cadáver estrangeiro. Sabendo que um deles era médico, os raptores pretendiam verificar se, de facto, o homem estava morto. De repente, são surpreendidos pela entrada de um jovem na casa. O seu nome A.M.C. "Talvez ele__________ aqui antes para o matar. Será o assassino?", disse o médico ao amigo.

tem estado

esteve

tenha estado

MISSÃO 3

COMPLETA

COMPLETA

TRANCADA

O morto, Rytmel, era, afinal, um oficial britânico que morreu vítima de uma dose excessiva de ópio. Se ele nunca se ______________, talvez ainda estivesse vivo.O amor levou-o à morte. Porquê?

tiver apaixonado

tenha apaixonado

tivesse apaixonado

A.M.C., um honesto estudante de Coimbra, tinha ouvido as confidências de uma dama, a condessa W., e dispôs-se a ajudá-la na noite do falecimento de Rytmel, ao vê-la tão nervosa. Quando volta ao local do crime, a pedido da condessa, encontra os mascarados, o médico e o seu amigo. E se não os _____________, o que teria feito? O que procurava ele?

encontrarem

tiver encontrado

tivesse encontrado

Por fim descobre-se que a condessa W. era casada com um homem rico que não a fazia feliz. Ela ______________ Rytmel numa viagem a Malta com o marido. Aí Rytmel estava acompanhado da sua amante Carmen. A condessa e Rytmel começam uma relação. Quando a condessa suspeita do namoro de Rytmel com uma outra mulher, Miss Shorn, fica com ciúmes e mata-o involuntariamente.

tiver conhecido

tivesse conhecido

tinha conhecido

ENCONTRE E LEMBRE O CÓDIGO DO COFRE ONDE O ESCRITOR GUARDOU O SEGREDO DESTE MISTÉRIO INSÓLITO

duzentos e dezasseis

Continue

COMPLETA

COMPLETA

COMPLETA

MISSÃO 4

Todos os que se encontravam na casa decidiram encobrir a atitude da condessa e concordaram em fazer o enterro do oficial inglês. O jornalista recorda-lhes que todos deverão esquecer aquela história triste e fatídica logo que ela ___________________.

terminasse

tivesse terminado

tiver terminado

JÁ A condessa acaba por se isolar num convento DEPOIS DA MORTE DO SEU AMANTE fim da história

Continue

Completada

Completada

Completada

Completada

COMPLETA

COMPLETA

COMPLETA

COMPLETA

Continue

Parabéns! Conseguiu chegar ao final deste mistério com base no seu excelente conhecimento gramatical.Agora reflita sobre o uso dos tempos verbais nesta história, em particular dos tempos compostos e justifique a sua presença aqui.

Resposta errada!

Tenta de novo